O mercado está cada vez mais competitivo, por isso, para ter sucesso é preciso se destacar e sair na frente da concorrência.
Para isso, elaborar boas estratégias de mercado é fundamental e a pesquisa de mercado é parte fundamental das estratégias.
Uma empresa distribuidora de martelete demolidor, por exemplo, precisa entender como o seu nicho de mercado está e como as empresas deste nicho estão atuando para elaborar suas estratégias de sucesso e alcançar seus objetivos.
E neste texto, iremos falar sobre o que é exatamente a pesquisa de mercado e como fazê-la de forma adequada. Fique conosco e acompanhe.
O que é pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado tem como principal objetivo entender a realidade de determinado nicho de mercado para que o empreendedor possa tomar atitudes assertivas sobre o seu empreendimento.
Na pesquisa de mercado, são recolhidas informações importantes a respeito daquele nicho para que o empreendedor possa tomar as melhores decisões sobre o seu negócio.
Pense em uma empresa fabricante de embalagens plásticas que atua no cenário industrial. Para que suas estratégias sejam elaboradas, é importante entender as características do mercado industrial e outros detalhes, para elaborar estratégias para alcançar bons resultados. E a pesquisa de mercado não apenas aponta um caminho a seguir, como também pode orientar sobre o que um empreendedor não deve fazer em seu negócio.
Os dados coletados por meio da pesquisa de mercado abrangem diversas informações como hábitos de consumo do público-alvo.
A coleta de dados pode ser feita de duas maneiras, por uma pesquisa primária, onde é feita pela própria empresa que irá utilizar os dados ou feita por um profissional contratado. Ou pode ser feita a pesquisa secundária, quando os dados são coletados e analisados por profissionais contratados.
Como fazer uma pesquisa de mercado de forma adequada?
Agora que já vimos o que é exatamente a pesquisa de mercado, vamos falar sobre como realizá-la de forma adequada.
De maneira tradicional, a pesquisa pode ser feita por meio de questionários respondidos tanto por entrevistas quanto pela internet. O processo deve seguir os seguintes passos:
- Objetivo da pesquisa: o primeiro passo é definir o objetivo da pesquisa. Ela será utilizada para qual finalidade? Otimizar preços? Lançar novos produtos? Aumentar o alcance demográfico do mercado?;
- Público-alvo: definir o público alvo é indispensável. Uma empresa de estruturas metálicas, por exemplo, tanto pode ser os consumidores de forma geral, como fornecedores ou concorrentes;
- Amostragem: a amostragem define quantas pessoas serão entrevistadas na pesquisa;
- Formulário: é importante que o formulário de pesquisa tenha perguntas diretas e imparciais;
- Aplicação: é a realização da pesquisa propriamente dita e o levantamento dos dados colhidos na pesquisa;
- Análise: para uma análise adequada, é realizada a compilação de dados, análise de respostas e panorama estatístico das informações.
Atualmente, existem diversas ferramentas tecnológicas que permitem um processo eficiente e com menor índice de erros para trazer um resultado assertivo e rico para as empresas.
E então, nosso texto sobre pesquisa de mercado foi útil para você? Esperamos que sim. Não deixe de acompanhar as próximas postagens.
Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.