Pesquisa de mercado: como fazer

O mercado está cada vez mais competitivo, por isso, para ter sucesso é preciso se destacar e sair na frente da concorrência.

Para isso, elaborar boas estratégias de mercado é fundamental e a pesquisa de mercado é parte fundamental das estratégias.

Uma empresa distribuidora de martelete demolidor, por exemplo, precisa entender como o seu nicho de mercado está e como as empresas deste nicho estão atuando para elaborar suas estratégias de sucesso e alcançar seus objetivos.

E neste texto, iremos falar sobre o que é exatamente a pesquisa de mercado e como fazê-la de forma adequada. Fique conosco e acompanhe. 

O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado tem como principal objetivo entender a realidade de determinado nicho de mercado para que o empreendedor possa tomar atitudes assertivas sobre o seu empreendimento.

Na pesquisa de mercado, são recolhidas informações importantes a respeito daquele nicho para que o empreendedor possa tomar as melhores decisões sobre o seu negócio.

Pense em uma empresa fabricante de embalagens plásticas que atua no cenário industrial. Para que suas estratégias sejam elaboradas, é importante entender as características do mercado industrial e outros detalhes, para elaborar estratégias para alcançar bons resultados. E a pesquisa de mercado não apenas aponta um caminho a seguir, como também pode orientar sobre o que um empreendedor não deve fazer em seu negócio.

Os dados coletados por meio da pesquisa de mercado abrangem diversas informações como hábitos de consumo do público-alvo. 

A coleta de dados pode ser feita de duas maneiras, por uma pesquisa primária, onde é feita pela própria empresa que irá utilizar os dados ou feita por um profissional contratado. Ou pode ser feita a pesquisa secundária, quando os dados são coletados e analisados por profissionais contratados.

Como fazer uma pesquisa de mercado de forma adequada?

Agora que já vimos o que é exatamente a pesquisa de mercado, vamos falar sobre como realizá-la de forma adequada.

De maneira tradicional, a pesquisa pode ser feita por meio de questionários respondidos tanto por entrevistas quanto pela internet. O processo deve seguir os seguintes passos:

  1. Objetivo da pesquisa: o primeiro passo é definir o objetivo da pesquisa. Ela será utilizada para qual finalidade? Otimizar preços? Lançar novos produtos? Aumentar o alcance demográfico do mercado?;
  2. Público-alvo: definir o público alvo é indispensável. Uma empresa de estruturas metálicas, por exemplo, tanto pode ser os consumidores de forma geral, como fornecedores ou concorrentes;
  3. Amostragem: a amostragem define quantas pessoas serão entrevistadas na pesquisa;
  4. Formulário: é importante que o formulário de pesquisa tenha perguntas diretas e imparciais;
  5. Aplicação: é a realização da pesquisa propriamente dita e o levantamento dos dados colhidos na pesquisa;
  6. Análise: para uma análise adequada, é realizada a compilação de dados, análise de respostas e panorama estatístico das informações.

Atualmente, existem diversas ferramentas tecnológicas que permitem um processo eficiente e com menor índice de erros para trazer um resultado assertivo e rico para as empresas.

E então, nosso texto sobre pesquisa de mercado foi útil para você? Esperamos que sim. Não deixe de acompanhar as próximas postagens.

Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Rolar para cima
Clique para entrar em contato conosco!