Marketing sensorial

Saiba a importância do Marketing sensorial para o seu e-commerce

O marketing sensorial é um dos elementos que mais tem ganhado destaque no mercado, e saber utilizar esse tipo de recurso pode ser um grande diferencial para sua companhia.

Para uma empresa de bomba de engrenagem, saber engajar-se com o público é muito importante para garantir mais vendas e colocar a companhia em uma posição de destaque.

Muitas pessoas acreditam que o marketing sensorial é uma exclusividade de empresas com local físico, uma vez que esse tipo de ação estimula os sentidos do usuário para incentivá-lo a continuar uma compra.

Entretanto, esse pode ser um valioso recurso para qualquer e-commerce, ampliando a maneira como você consegue trabalhar com suas campanhas de marketing e atrair cada vez mais pessoas para sua empresa.

Estamos passando por um importante processo conhecido como transformação digital. Nele, uma série de recursos avançados de tecnologia começou a fazer parte da rotina das pessoas, tornando-os muito mais populares.

Esse tipo de ação gerou mudanças importantes no mercado, sobretudo na maneira como os consumidores interagem. O mercado digital floresceu e se tornou extremamente relevante, ganhando a simpatia do público.

Por conta das facilidades em empreender no campo digital, seja por conta da desburocratização do processo de abertura de empresas ou mesmo da redução de capital inicial necessário para iniciar o negócio, um grande aquecimento aconteceu no mercado.

Com esse tipo de ação, uma empresa de datalogger acabou ganhando mais destaque no ambiente digital, mas também teve um crescimento em sua concorrência, uma vez que mais pessoas puderam iniciar suas atividades.

Isso fez com que as empresas começassem a buscar novas maneiras de se destacar, tornando o marketing uma ferramenta indispensável para empresas que desejam se manter relevantes e até mesmo pensar em crescimento comercial.

O marketing sensorial é aquele que utiliza uma estimulação dos sentidos como parte da premissa de vendas. Ele pode ser aplicado de diferentes formas para segmentos diversos, trabalhando com os itens apresentados.

Uma de suas utilizações mais comuns é em estabelecimentos alimentícios. Você provavelmente já parou em um local que tinha um aroma atrativo, o que é a base do marketing sensorial.

Entretanto, sua utilização vai muito além desse tipo de ação, podendo ser aplicada em diversos meios. Entender como esse tipo de ação pode ser utilizada é muito importante para você criar campanhas de qualidade nesse tipo de ação.

Dessa forma, uma empresa de conexões hidráulicas pode usar os próprios sentidos de seus clientes para conseguir engajar-se ainda mais e otimizar a maneira como vão trabalhar nesses resultados.

O marketing sensorial na prática

Para conseguir explorar em sua totalidade esse tipo de marketing, é importante conhecer cada um dos elementos relacionados a ele e como esse tipo de ação pode integrar melhor suas campanhas.

Vale lembrar que cada empresa é única no mercado e possui suas próprias particularidades, que devem ser levadas em conta na hora de criar uma campanha de marketing para empresas de ferramentaria.

Por isso, os resultados para duas empresas diferentes podem ser completamente distintos, ainda que ambas as companhias trabalhem em um mesmo segmento de atuação.

Para conseguir explorar melhor o marketing sensorial, é preciso entender como cada sentido atinge o público e como você pode usar para garantir um resultado satisfatório na estrutura do marketing.

Adaptar essas informações à sua realidade é a maneira mais eficiente de conseguir um resultado expressivo para esse tipo de ação, conquistando uma estrutura muito melhor para esse tipo de atividade como um todo.

Dessa maneira você consegue completar novas operações e utilizar muito mais de seus recursos para otimizar esse tipo de situação na empresa de climatizador evaporativo.

Audição

A audição é um dos itens que mais pode ser explorado em canais digitais. Muitas pessoas passam mais tempo em um ambiente com música, desde que seja uma canção que os atraia.

Por isso, é importante que você tenha playlists pensadas para seu público-alvo, garantindo que eles ficarão mais tempo no site ouvindo as músicas que gostam e visualizando seu conteúdo.

Para determinar quais estilos de música são mais interessantes para sua loja, é preciso procurar algumas informações básicas sobre seus consumidores, como:

  • Identidade de gênero;
  • Faixa etária;
  • Região geográfica;
  • Classe social.

Essas e outras informações ajudam a criar uma lista de músicas que impacta diretamente suas vendas, garantindo uma estrutura muito mais interessante para o público consumir.

A escolha certa de músicas pode atrair até mesmo novos consumidores, interessados em ouvir as canções separadas pela empresa. Esse tipo de ação também ajuda a fidelizar seus consumidores, que voltarão a procurar o site.

O volume da música também é importante, uma vez que você não deve incomodar os usuários na compra. Por isso, é interessante que o som seja em um volume ambiente para que a experiência seja positiva na hora de oferecer um banho maria laboratório.

No caso dos e-commerces, é possível também inserir um controlador de volume para dar liberdade aos consumidores de decidir como vão escutar as canções.

Visão

A visão é o principal sentido utilizado pelos recursos de e-commerce. Isso porque o apelo visual é a primeira coisa que qualquer usuário terá quando optar por se comunicar com seu site.

Para atrair ainda mais consumidores, muitas empresas trabalham ativamente com a identidade da marca para gerar um engajamento melhor usando esse conteúdo visual, tornando a empresa ainda mais interessante aos olhos do cliente.

A psicologia das cores é um dos itens mais procurados por empresas que querem utilizar a visão em estratégias de marketing sensorial, uma vez que esse tipo de ação pode fazer a diferença nas vendas.

As cores são capazes de passar uma série de sentimentos e emoções, fazendo com que o consumidor sinta-se mais próximo da companhia e interessado em consumir os produtos ou serviços que estão sendo oferecidos.

Algumas empresas trabalham tão bem esse tipo de ação que são reconhecidas imediatamente por suas cores, sem ser necessário nenhum outro tipo de item como logomarca ou texto para essa identificação.

É importante tomar cuidado, entretanto, para que a escolha de cores não seja similar a de outra empresa já estabelecida no mercado, o que pode prejudicar suas vendas de usinagem torno cnc ou seja qual for o seu produto.

Tato

O tato é um sentido que costuma ser mais aplicado em empresas físicas, uma vez que depende do cliente tocar no item em questão para conseguir entender suas funcionalidades e verificar se atende às suas expectativas.

Entretanto, algumas empresas online costumam utilizar o tato como parte de sua estratégia de marketing sensorial, utilizando de forma diferenciada esse tipo de ação.

Oferecer um período de testes do produto ou serviço é uma ótima maneira de usar esse recurso, com a possibilidade do cliente devolver o item caso não fique satisfeito.

Muitas vezes as pessoas acabam fechando negócios com essa possibilidade, que passa mais segurança para ele comprar equipamentos de proteção individual, por exemplo.

Paladar

O paladar é outro item que costumeiramente é utilizado em ambientes físicos. Um simples café e biscoitos pode acrescentar muito na experiência do consumidor que está em um ambiente físico.

Entretanto, isso não significa que uma empresa digital não possa aproveitar o paladar como parte de sua estratégia de marketing sensorial. Uma empresa, independentemente de seu segmento, pode acabar ganhando muitos pontos com a entrega de um mimo.

Enviar um bombom ou outro item para agradar o consumidor que está fazendo uma compra em seu site acaba fazendo com que ele fique muito mais interessado no que você tem a oferecer.

Olfato

O olfato é um dos sentidos mais utilizados no marketing sensorial. Através dos aromas, muitas marcas acabam se aproximando mais dos clientes e criando uma identificação.

Existem casos de empresas que associam aromas a produtos específicos, gerando imediatamente o reconhecimento quando a pessoa se encontra com ele. Os aromas devem ser agradáveis para a marca ser associada a uma boa experiência.

Dessa maneira, você consegue reforçar a identidade de sua empresa e otimiza a forma como esse tipo de ação é trabalhado.

Considerações finais

O marketing sensorial oferece um elemento diferenciado para as empresas que estão trabalhando para conseguir se estabelecer em um mercado cada vez mais competitivo, principalmente no campo digital.

Esses elementos podem ser aplicados de forma diferenciada, trazendo para o e-commerce muito mais possibilidade de engajamento, trabalhando para conquistar uma boa estrutura.

Quanto mais você utilizar esses recursos, melhor qualificada será sua campanha de marketing, trabalhando com os cinco sentidos para tornar-se uma verdadeira liderança dentro do segmento em que atua e ganhando muito mais oportunidades de venda.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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