Saiba como aplicar o marketing digital na sua clínica odontológica

Atualmente, é essencial investir em estratégias para o seu negócio, seja qual tipo for, como o marketing na odontologia

 

Isso porque, todos precisam de clientes e se você não souber como trabalhar a atração da forma certa, alguns ficam perdidos.

 

Por isso, é necessário que se conheça bem o perfil dos seus possíveis pacientes, bem como as decisões que são tomadas até que eles cheguem a sua clínica odontológica

 

E o marketing digital é um grande aliado nessa situação, te ajudando a marcar presença na internet e a conhecer e captar mais clientes para o seu negócio.

 

Com isso, você aprenderá que não estar presente na internet é praticamente igual a não existir. Vamos lá?

Entenda o que é marketing odontológico

Marketing é marketing de qualquer jeito, apenas mudando o direcionamento de qual segmento ele precisa atuar, com estratégias que têm como objetivo construir presença no meio digital. 

 

Para isso, usam-se canais digitais como redes sociais, sites e blogs, onde é estudado e trabalhado para definir o perfil dos seus clientes, a fim de mostrar os diferenciais do seu consultório dentário.

 

Entretanto, o marketing nesse setor requer grande atenção ao Código de Ética Odontológica, pois lá estão algumas regras sobre como administrar esse tipo de propaganda. 

 

Veja algumas abaixo.

Conheça as regras de divulgação no marketing odontológico 

De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), algumas práticas de marketing na odontologia são consideradas ilegais pelo Código de Ética Odontológica. 

 

Por isso, é necessário evitar:

  • Publicar fotos de “antes e depois” de um tratamento dentário;
  • Divulgar preços e formas de pagamento de tratamentos e convênio odontológico
  • Divulgar procedimentos ou técnicas sem comprovação científica;
  • Oferecer tratamentos gratuitos para atrair clientes;
  • Não disponibilizar o nome e o número de inscrição da pessoa física ou jurídica nos canais digitais, assim como o nome do dentista responsável.

 

Com isso em mente, não deixe de conferir tudo certinho antes de fazer seu investimento em marketing para seu consultório odontológico.

 

Mas afinal, onde aplicar tais estratégias para valer a pena e ter retorno? Siga as dicas do próximo tópico.

Saiba em quais plataformas investir o marketing digital

Primeiramente, é bom entender que uma mídia social serve para o relacionamento com seus clientes e não é apenas um canal de divulgação de informações de seu interesse.

 

Assim, te apresento algumas dicas para investir o marketing digital:

Instagram

Essa é a rede social que mais tem interação com o público! Aqui você consegue postar fotos e vídeos no feed, mas além disso também tem as interações no Story.

 

Para isso, basta utilizar as ferramentas que o próprio Instagram disponibiliza, como criar enquetes para saber alguma opinião dos clientes, ou uma caixa de perguntas para responder às dúvidas mais frequentes!

Facebook

É a maior rede social, atingindo mais de 2 bilhões de usuários, o que torna o alcance da sua propaganda mais abrangente.

 

Com isso, você pode investir em publicação de fotos, vídeos, posts informativos, comunicados e também adicionar informações importantes como endereço e horário de atendimento em um campo específico da página.

Site

Ter um site completo, isso é, com informações relevantes, página para dúvidas frequentes, formulário para contato e até mesmo agendamento online de consultas é extremamente relevante para uma clínica odontológica.

 

Além disso, é interessante que tenha agregado um blog com artigos sobre odontologia em geral para transmitir conhecimento e credibilidade aos seus pacientes.

Blog

Como dito acima, o blog é necessário para que os pacientes tenham mais conhecimento sobre alguns procedimentos realizados na clínica.

 

Com isso, ao ver que a clínica entende e domina grande parte dos procedimentos e tratamentos, é gerada uma certa confiança que faz com que invistam no seu consultório. 

SMS

O envio de SMS também é muito útil na estratégia. Com uma boa plataforma é possível programar e enviar automaticamente mensagens de aniversário, e lembretes das consultas. A personalização das mensagens com o nome e dados do paciente é um ponto que aproxima e torna a mensagem mais humanizada.

Acerte nas estratégias 

Agora que você já sabe o que não fazer nas suas propagandas e quais são os melhores lugares para aplicá-las, vamos ao que interessa!

 

Por isso, veja agora como desenvolver as estratégias de marketing:

 

  • Entenda seu público: crie um personagem fictício (persona) e faça propagandas focadas nele;
  • Meios de comunicação: disponibilize um contato fácil para seus clientes, como o WhatsApp;
  • Google Adwords: invista em anúncios pagos que podem trazer resultados rápidos;
  • Avaliações: peça que seus clientes avaliem a clínica e indiquem para amigos;
  • Experiência dos pacientes: seja prestativo e esteja sempre disponível para ajudar seus clientes.

Invista sem medo e tenha ótimos resultados

Agora você entendeu qual a grande importância de investir em marketing digital e como ele pode ser o seu maior aliado para marcar presença online e assim captar mais clientes, certo? 

 

Portanto, ficou mais claro que ao não se inserir no mundo digital, o seu negócio passa a ser esquecido e até mesmo desconhecido.

 

Por isso, não deixe de investir nas boas estratégias de marketing que indicamos aqui nas melhores plataformas, como Instagram, Facebook, site e blog.

 

Mas não se esqueça de seguir todas as regras do Código de Ética Odontológica, assim seu investimento não tem erro e você sai na frente dos seus concorrentes!

 

Conteúdo produzido por Sther Freire | Produtora de conteúdo na Vue Odonto.

 

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