Growth Hacking mobile

Saiba o que é Growth Hacking mobile

 

Para que seu aplicativo realmente ajude a gerar leads e clientes, você deve aplicar alguns conceitos de Growth Hacking mobile para alavancar as conversões do seu app. Atualmente o growth hacking é um tema da moda, principalmente entre empresas de tecnologia.

Diversos negócios e empresas estão buscando aprender a aplicar esses conceitos, mas muitas não contam com uma visão clara de como fazer isso e de seu potencial.

Alguns pensam que para implementar o growth hacking as empresas precisarão de um time completo de especialistas, enquanto outros acreditam em metodologias cheias de detalhes que conheceram no último evento de marketing.

A verdade é que nesses casos, as empresas estão deixando de entender como orientar a construção da empresa para seu crescimento.

Neste artigo vamos entender o que é growth hacking e ver técnicas para aumentar as conversões do aplicativo de sua empresa, seja uma loja de cinta com catraca ou um pequeno comércio.

O que é growth hacking?

Trata-se de uma forma de trabalhar o crescimento da sua empresa com base na construção empírica de melhores práticas a partir de experimentos e hipóteses. Não se trata de uma ideia genial que mudará os paradigmas de resultado da empresa.

Existe uma grande diferença entre o que essa expressão significa na prática e o que vendem por aí.

Existem diversas metodologias que tratam desse assunto, servindo para facilitar seu entendimento, mas são criadas em um contexto genérico. A linha de raciocínio é simples:

  • Focar esforços no principal problema da empresa;
  • Pensar em melhorias para esse foco;
  • Priorizar as melhores ideias;
  • Modelar a forma mais simples para testar essa nova ideia;
  • Aplicá-la de forma prática;
  • Aprender com seus sucessos e insucessos;
  • Usar esse aprendizado para gerar novos testes.

Ainda que pareça uma metodologia, apenas reflita sobre a ordem lógica de como ela pode ser empregada na sua empresa de óleo para compressor.

Boas práticas para aumentar as conversões do seu aplicativo

Mesmo se tratando de um termo relativamente novo em nosso país, muitas empresas já aplicam os conceitos e técnicas de growth hacking nas ações de marketing digital.

Considerando o conceito e as qualidades que uma equipe de growth hacking deve ter, bem como o aumento exponencial da receita gerada por aplicativos mobile nos últimos 5 anos, existe uma oportunidade.

É de entendermos onde estão os principais gargalos de conversão de um aplicativo, seja para aumentar o número de downloads e leads ou para aumentar as conversões de leads em clientes.

É claro que cada aplicativo tem seu modelo de receita, mas as boas práticas que falaremos aqui tem uma aplicação universal, para qualquer modelo que sua empresa de painel elétrico industrial adotar.

Comece pelas taxas de conversão do seu funil

Calcule a porcentagem das conversões de seu aplicativo dividindo o número de visualizações do seu aplicativo pelo número de downloads que ele receber.

Visando aumentar essa porcentagem, o primeiro passo é ouvir o que os seus consumidores falam sobre o aplicativo, principalmente observar as avaliações feitas diretamente nas app stores.

Segundo uma pesquisa realizada em 2015 pela Apptentive, somente 50% dos consumidores irão considerar baixar um aplicativo com uma média de apenas 3 estrelas. Esse cenário muda para uma taxa de 96% quando existem 4 estrelas em seu aplicativo.

Defina metas para atingir o sucesso

Para acompanhar e medir se os esforços das suas empresas de pintura industrial estão dando resultado, defina metas e acompanhe os downloads e avaliações.

As metas devem ser desafiadoras ao mesmo tempo que são alcançáveis, para que possam ser alcançadas e gerem motivação para sua equipe de growth.

Além dos downloads, meça também o lifetime value (tempo de vida dos usuários dentro de seu app), os canais de aquisição de downloads, o custo de aquisição de clientes e a taxa de retenção do aplicativo de sua empresa de chapa de aço inox.

Otimização para as app stores (ASO)

Assim como o Google, as app stores contam com seus próprios algoritmos de ranqueamento, de forma que é preciso ficar atento a alguns fatores, pois 63% dos aplicativos são encontrados ali.

O nome do aplicativo é o principal item que irá melhorar seu posicionamento nas app stores. O segundo ponto são as palavras-chave.

Para publicar seu aplicativo você deverá definir um conjunto de palavras-chave que irão auxiliar para que os motores de busca o encontrem. Pesquise quais palavras os usuários usam para buscar seu app.

Quanto às classificações e reviews, peça para seus usuários avaliarem o app nas stores sempre que atingirem um sucesso dentro do aplicativo.

Avaliações positivas aumentam o ranqueamento do seu aplicativo de assistência técnica balança digital, e todo feedback é bem-vindo para melhorar seu produto.

Na descrição do aplicativo é muito importante enumerar todas as funcionalidades e vantagens do seu app, bem como mencionar depoimentos e prêmios de destaque.

Lembre-se de introduzir as palavras-chave que foram identificadas como relevantes para seu modelo e segmento de negócio.

Por fim, se atente aos screenshots, pois usar imagens que ilustram as funcionalidades de seu aplicativo, pode ser uma fator decisivo para o download do mesmo.

Garanta CTAs eficientes nos seus canais

Ainda que seja algo básico, é muito comum observar esse tópico ser negligenciado no mercado.

Além de um bom design responsivo, é preciso incluir call to actions que instiguem a vontade do usuário clicar e que o levem a ter alguma ação relevante.

É importante que o destino do usuário ao clicar no botão de seu app de aluguel de geladeira seja claro para garantir a conversão do mesmo. 

Pratique testes A/B com E-mail Marketing

É um grande engano pensar que o e-mail marketing morreu, pois ele continua sendo uma ferramenta muito importante para entrar em contato com o usuário e impactá-lo em um canal diferente do aplicativo.

A principal dica aqui é trabalhar com segmentações inteligentes, podendo ser baseadas no comportamento do usuário no aplicativo (incluindo módulos ativos e utilizados recentemente, tempo gasto no app, frequência de uso e localização), além dos dados dos perfis, como: 

  • Sexo;
  • Idade;
  • Área de atuação;
  • Demais características que façam sentido para seu público.

Partindo dessas segmentações, você pode realizar testes A/B, com o objetivo de melhorar o engajamento de suas campanhas, que significa basicamente aumentar as taxas de abertura e cliques.

De acordo com as características e comportamentos, você pode alterar diversos campos do e-mail, como título, descrição e imagem.

Meça o engajamento dos usuários através de push notifications

A ferramenta de push notifications é muito utilizada para fazer o usuário revisitar o seu aplicativo, que pode estar esquecido entre os diversos aplicativos baixados no smartphone de um consumidor.

Um erro muito comum ao usar esse artifício é enviar notificações que não fazem sentido ao momento, comportamento ou interesse do usuário necessariamente, de forma que não surtem o efeito esperado.

Tenha cuidado também com a frequência das mensagens, pois incomodar o usuário todo dia enviando uma notificação sem sentido pode fazer com que ele desative as push notifications do seu aplicativo de bolsas de acrílico.

Principais passos para praticar growth hacking

Praticar o growth hacking nas app stores é fundamental para potencializar o alcance do seu aplicativo, e isso pode ser feito em alguns passos simples, que pontuamos aqui para você.

Pesquisa

Primeiramente descubra quais são as palavras-chave que seus potenciais clientes irão utilizar para buscar por seu aplicativo. Algumas ferramentas do mercado podem auxiliar você nesse processo, como o Google Keyword Planner, o Google Trends e o Keywordtool.io.

Concentre-se em encontrar as palavras-chave mais relevantes para seu segmento, que definirão o seu negócio.

Otimização

Otimize todos os parâmetros possíveis, como o título do seu aplicativo, as palavras-chave, a descrição, os screenshots e a preview de vídeo de acordo com as palavras-chave.

Fique sabendo que é possível alterar essas palavras-chave de tempos em tempo para comparar e medir resultados.

Acompanhe

Por fim, você deve atualizar todos os campos necessários nas app stores e monitorar as palavras-chave que você quer otimizar.

A aplicação do processo de growth hacking dentro das lojas de aplicativos acaba se tornando um ciclo de pesquisa e otimização no qual você terá que repetir os passos alterando as palavras-chave conforme as análises e insights.

Essas análises e insights são obtidos na última iteração e devem analisar indicadores e métricas diferentes, como visitas, downloads, compras no app, entre outras.

Considerações finais

Neste artigo você aprendeu mais sobre o growth hacking mobile, a metodologia focada no crescimento para empresas dos mais diversos setores e segmentos.

Além disso, você conferiu aqui uma lista com 6 boas práticas e técnicas para aumentar as taxas de conversão de seu aplicativo e como praticar o growth hacking nas app stores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Rolar para cima
Clique para entrar em contato conosco!