4 Tendências do Marketing Digital para 2018

Vamos falar de marketing digital?!

Nos últimos anos, certamente você já contou com o auxílio de um robô para tirar dúvidas ou resolver alguma questão com uma empresa, não é mesmo? Especialmente aqueles que conversam diretamente com você em chats de redes sociais como o Facebook. Esses são os famosos chatbots, recurso que tem sido adotado como estratégia de marketing por grandes corporações (inclusive pela Unicef, recentemente).

Essa ferramenta é resultado da famosa e polêmica inteligência artificial – algo que o desenho Os Jetsons, estreado no início dos anos 1960, já tinha previsto.
Naquela época, parecia tudo muito distante da nossa realidade.
Mas, nos dias de hoje, já nos aproximamos de muitas utilidades que antes eram apenas fantasias.

A inteligência artificial é só mais uma das tendências (que são reais e efetivas) do Marketing Digital para este ano. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre os chatbots e o que mais segue a todo vapor em 2018.

1. Os chatbots e o marketing digital

As possibilidades de comunicação com o cliente aumentaram muito nos últimos anos e passaram a exigir mais e mais agilidade. Por isso, manter a interação com o público de forma manual tem ficado difícil. É aí que entram os robôs: o chatbot nada mais é do que um programa de computador que simula uma conversa humana.

Isso pode ser direcionado de forma específica, de acordo com o seu negócio: automatizar o processo para venda, dúvidas ou consulta de pagamentos, por exemplo. Você se lembra do Asimo, da Honda, robô avançado do desenho que andava, falava e interagia com os humanos? Pois é! Os Jetsons, pelo visto, anteciparam as tendências do marketing digital.

2. Interações por meio de vídeos

Em Os Jetsons, a Jane falava com a sua família por meio de um videochat. Essa possibilidade não é mais novidade para nós. De acordo com a Cisco, empresa especializada em TI, em 2020 os vídeos online vão representar mais de 80{0a9d9991cfea793e83b09daafa52d4883f575a940bc57998e189c02d067ae71d} do tráfego. Essa tendência passa por vários formatos e pode ser aproveitada pela empresa de diferentes formas: ensino a distância, transmissões ao vivo (as famosas lives), realidade virtual e por aí vai.

3. Influenciadores digitais

Eles já são amplamente utilizados nos dias de hoje e vão continuar neste e nos próximos anos. Quase tão populares como o pop star Jet Screamer, os influenciadores digitais – pessoas com credibilidade que geram conteúdo online e têm grande poder de marketing sobre seus seguidores – viraram um novo nicho de mercado. A previsão é que eles marquem cada vez mais presença no marketing digital e sejam estratégias importantes (e às vezes até principais) na divulgação de um produto ou serviço.

4. Plataformas conversacionais

Dispositivos controlados por voz (como o Google Assistant e a Siri) estão criando uma nova forma de envolvimento na internet e com potenciais clientes, além de obterem novos dados de consumidores. As buscas e comandos por voz estão cada vez mais frequentes. Portanto, otimizar a forma de atuar nesse espaço, oferecendo conteúdos adequados e completos, pode fazer sua empresa se diferenciar da concorrência.

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Que tal pensar como Os Jetsons e sair na frente alinhando a estratégia da sua empresa às tendências mundiais? Acompanhe nosso blog e continue por dentro do universo de marketing digital.

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