Ter um closer de vendas pode ser uma excelente opção para sua empresa, uma vez que esse profissional pode garantir muito mais negócios para sua companhia e otimizar seu posicionamento no mercado.
Para uma empresa de balança industrial, ter um closer atuando pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso da empresa, uma vez que esse profissional ajuda a concluir muito mais operações.
Um closer de vendas nada mais é do que uma pessoa que se especializa em fechar negócios, trabalhar com as dúvidas e questionamentos de seus leads para transformá-los em clientes.
Essa última etapa da conversão na jornada do consumidor é muito importante, e perder leads nesse momento pode ser prejudicial para sua empresa, uma vez que houve um investimento financeiro e de tempo para conquistar aquele consumidor.
Justamente por conta disso o closer é um profissional capacitado para a comunicação e conversão de leads, trabalhando com diferentes situações e entendendo as necessidades do consumidor para encontrar um meio termo para a venda.
Para uma transportadora em Guarulhos, o papel do closer é justamente garantir um retorno de qualidade nas negociações, oferecendo os serviços de forma correta para que cada vez mais clientes efetivamente fechem negócios com a empresa.
Estamos passando por um importante processo conhecido como transformação digital, onde uma série de recursos tecnológicos tem feito parte do dia a dia das pessoas, e sua popularização impactou o mercado também.
As compras online ganharam mais destaque e estão cada vez mais inseridas no mercado. Por isso, muitas empresas começaram a adaptar seus conteúdos para atingir esse novo público.
Para facilitar esse processo, as empresas começaram a utilizar uma métrica de avaliação dos consumidores durante toda a jornada de consumo, conhecida como funil de vendas.
Para uma empresa de carrinho de carga dobrável, a figura do closer é muito importante para garantir uma quantidade maior de conversões, afetando diretamente o faturamento da empresa.
O funil de vendas determina os estágios pelo qual um novo consumidor passa desde a descoberta da empresa até de fato concluir uma operação. Esses estágios são:
- Visitante;
- Lead;
- Oportunidade;
- Cliente.
O trabalho do closer é utilizado justamente na conversão do lead para oportunidade, quando o consumidor já está interessado em algum produto de sua empresa, mas ainda possui algum impeditivo para a compra.
O termo vem do inglês e pode significar tanto “mais perto”, no sentido de aproximação, quanto “finalizar” ou “finalizador”, que é o significado mais comumente relacionado ao trabalho desse tipo de profissional em uma assessoria contábil em SP.
Muito usado em empresas que trabalham com vendas, o closer tem como principal objetivo entender as etapas finais do funil de vendas de sua empresa para conseguir converter mais interessados em clientes.
Aqui, o trabalho de marketing para encantar o cliente e apresentar sua empresa como uma solução já foi realizado, o que o torna favorável a esse tipo de comunicação. Entretanto, ainda restam algumas dúvidas para você tirar.
Para isso, é importante que o consumidor converse com uma pessoa que está pronta para falar sobre o produto, tirar dúvidas e realmente convencê-lo de que ele está fazendo a coisa certa.
Por isso, é importante saber como um profissional pode trabalhar para garantir mais vendas, tornando-se uma figura essencial para o trabalho como um todo, e otimizando esse processo para possibilitar um engajamento maior com os públicos.
Uma equipe multidisciplinar é fundamental para esse tipo de tarefa. Você tem vários funcionários, e colocá-los para fazer todas as etapas da jornada de compra de sua indústria de massa pode ser uma estratégia arriscada.
Por isso, o closer de vendas é uma figura muito importante para seu sucesso comercial, trabalhando de forma adequada para ampliar ainda mais seu faturamento.
O que um closer precisa?
Agora que você entende um pouco melhor o que é a figura do closer de vendas e suas atividades, é importante identificar alguns de seus principais elementos para o trabalho, possibilitando que você escolha bem o profissional.
Vale lembrar que cada empresa tem suas próprias particularidades, o que pode acabar tornando muito diferente os requisitos para que um closer consiga operar seu trabalho corretamente, concluindo a operação de um consumidor que buscava onde comprar gelo seco.
Por isso, é fundamental conseguir adaptar essas informações à sua realidade para você buscar um profissional que atenda suas expectativas e consiga apresentar um serviço de qualidade na conversão em vendas de suas atividades.
Escuta ativa
Ouvir o que o consumidor tem a dizer é um dos principais elementos que um bom vendedor tem em mente. Ele só pode ajudá-lo de verdade quando entende a dor que o consumidor está sentindo.
Por isso, é importante que um bom closer seja atencioso e preste atenção no que o usuário tem a dizer. Fazer perguntas a respeito das dúvidas do cliente é um passo importante para mostrar que ele está interessado neste tipo de ação.
A valorização do consumidor é um item a ser levado em conta na hora de definir a venda, e o closer é a pessoa responsável por fazer com que o consumidor se sinta confortável o suficiente para esse tipo de ação.
Com uma escuta ativa, o profissional consegue gerar propostas que se alinhem mais ao que o consumidor está esperando da negociação, mantendo ainda assim o discurso de vendas da empresa que trabalha com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
Dessa forma, ele cria um diálogo que é benéfico para ambas as partes, garantindo que o resultado da negociação seja o melhor possível.
É importante que, apesar de tentar ajudar o consumidor, o closer se mantenha sincero com relação às suas propostas e soluções. Fazer uma promessa falsa pode ser muito prejudicial para a empresa como um todo.
Comunicação mais fácil
Um dos principais atributos do closer é sua habilidade de comunicação com o público, tanto para argumentar sobre as qualidades do produto que está sendo oferecido, quanto para lidar com as objeções que o consumidor pode apresentar.
O discurso do closer deve ser claro e objetivo, sem a necessidade de ludibriar ou desviar o foco do cliente para outra ação. O consumidor já recebeu informações mais amplas nas primeiras etapas do funil.
Por isso, o diálogo com o closer é mais direto, alinhando confiança e qualidade para que o cliente consiga tomar sua decisão de compra de um balão volumétrico sem nenhum tipo de problema.
Empatia
Um profissional que trabalha com o público precisa ter empatia, e isso se torna ainda mais importante para alguém em um estágio crítico, como é o caso do closer. Colocar-se no papel de seus consumidores é uma maneira importante de entender suas necessidades.
A melhor forma de aplicar a escuta ativa indicada anteriormente é entender as dores e os desejos de seus consumidores, o que é possível através da empatia. Criar uma conexão real com os clientes torna esse processo ainda mais funcional.
Aprendizado constante
Os clientes, assim como as empresas, são únicos e terão diferentes experiências conforme se aproximam mais da marca e dos produtos ou serviços que estão interessados em adquirir.
Por isso, é importante que você esteja sempre buscando maneiras de se adaptar e se reinventar, aprendendo novos elementos sobre o trabalho para usar como argumentos de venda para os consumidores.
O próprio trabalho de um closer pode ser otimizado com o aprendizado, conforme você busca informações mais precisas sobre o que está fazendo através de workshops e cursos de aprimoramento profissional.
Conhecimento do produto ou serviço
Para conseguir converter um cliente que ainda possui qualquer tipo de dúvida ou objeção em uma venda, o closer deve se atentar às características e qualidades do produto como argumento.
Por isso, é fundamental que o closer conheça profundamente o item que está tentando vender. Mostrar desconhecimento ou falta de interesse no produto em questão pode ser muito prejudicial para a venda.
Conhecer o produto vai muito além de simplesmente entender suas funcionalidades, é preciso estar constantemente atento a atualizações, mudanças e até mesmo evoluções desse tipo de produto ou serviço.
Assim você conseguirá responder com mais qualidade as dúvidas do consumidor, conseguindo por fim a conversão em cliente.
Considerações finais
O closer de vendas é um profissional indispensável em qualquer empresa, uma vez que ele é o responsável por efetivamente fazer valer os gastos com suas estratégias de marketing.
Ao convencer os consumidores a se tornarem clientes, o closer consegue atrair um público ainda maior para sua empresa, e em muitos casos acaba conseguindo fidelizar esses consumidores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.