O marketing industrial é um termo que fica cada vez mais conhecido. Afinal, se tratam de estratégias essenciais para o crescimento de uma indústria!
De maneira geral, podemos definir o marketing industrial como o conjunto de estratégias de marketing que envolvem 2 empresas. Em inglês, o termo utilizado é o B2B, que por sua vez, significa business to business (negócios para negócios).
Se o termo parece confuso, pense que as empresas também podem criar e vender produtos ou prestar serviços à outras empresas. É o caso de indústrias que fabricam câmaras frias, e são utilizadas por outros negócios, por exemplo.
Ou seja, o marketing não se trata apenas de ações que se destinam ao consumidor final, mas sim, existem diversas variáveis, e dentre elas, o marketing industrial desenvolve estratégias para tornar uma indústria mais visível, posicionada, ampliar a sua imagem no mercado e alcançar novos clientes!
Se interessou no marketing industrial? Então neste post nós iremos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Não deixe de nos acompanhar! Vamos lá?
O que é marketing industrial?
Basicamente, o marketing industrial se trata de estratégias de marketing focadas em atender outras empresas da indústria.
O objetivo do marketing industrial é proporcionar resultados positivos para as indústrias que o utilizam, gerando valor, otimizando os processos de vendas e conquistando uma melhor posição no mercado e diante da concorrência.
Além disso, as estratégias de marketing industrial também impactam positivamente a experiência e satisfação dos clientes – neste caso, empresas. Suas ações fazem com que os contratos de vendas durem por mais tempos e até mesmo atraem novos clientes!
Resumindo, o marketing industrial nada mais é do que estratégias que agregam valor a uma indústria e ampliam o relacionamento entre as empresas do ramo. Como o termo já diz, business to business.
Em uma indústria que produz insumos para sacola tnt, por exemplo, em que seus principais clientes são outras empresas, o marketing industrial é uma maneira de divulgar os produtos com eficiência e posicionar o negócio.
Como o marketing industrial impacta nas vendas?
Utilizando o marketing industrial de maneira estratégica, uma indústria do ramo B2B pode aumentar consideravelmente as suas vendas.
Isso, pois por meio dele, é possível ampliar a valorização dos seus produtos e serviços, assim como para a sua marca.
Com estratégias efetivas de marketing industrial, sua empresa também pode otimizar a comunicação e aperfeiçoar o desempenho dos resultados.
Ele também permite às empresas conhecerem melhor o seu público, o que dá a elas condições de elaborarem estratégias de vendas mais precisas e que atinjam mais empresas em um menor tempo.
Dentro das ações de marketing industrial, é possível investir na construção de estratégias online, explorando todas as oportunidades para se relacionar com outras empresas e ter sucesso.
Por fim, o marketing industrial também é muito versátil e todas as empresas do ramo B2B podem utilizar: se sua empresa presta auxílio para a retirada da avcb bombeiros, e é nova no mercado, por exemplo, é possível ter tanta eficácia quanto empresas que já se solidificaram!
Agora que você já sabe tudo sobre o marketing industrial e como ele pode ser totalmente agregador, o que acha de aplicá-lo em sua empresa do ramo B2B e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.