Uma persona é o ponto principal que gere todos os negócios, ou seja, é a base para construir todas as estratégias de marketing de uma empresa.
Então, se você quer saber como pode estruturar melhor seu negócio através de um modelo de persona, preparamos aqui 5 modelos para você escolher e estruturar no seu negócio, e assim utilizar em suas estratégias de marketing para alcançar melhores resultados.
Afinal, independentemente se é uma fábrica de plásticos ou uma loja de bolsas, a persona é necessária para construir melhores ações estratégicas no planejamento.
O que são personas?
Personas são representações semifictícias de clientes ou usuários ideais de uma empresa.
Esse conceito difere do público-alvo porque as personas são mais detalhadas e descrevem as motivações, necessidades e comportamentos do público através de uma lista de elementos específicos e importantes, como:
- Nome;
- Idade;
- Profissão;
- Estilo de vida;
- Estado civil.
Ou seja, é de fato um perfil de uma pessoa em que as equipes de marketing poderão utilizar como base para construir as ações de marketing.
Seja em uma fábrica de laticínios ou em uma empresa que fornece serviços de fachada em acm, a persona é indispensável para quem quer estruturar melhores estratégias de marketing.
Como criar uma persona?
Para criar uma persona adequadamente, são necessários dados e dados importantes, como os citados acima e alguns outros:
- Estilo de vida;
- Dores;
- Desejos;
- Problemas;
- Hábito de compras;
- Maior sonho de vida.
Isso é de fato indispensável para uma empresa locadora de andaimes ou qualquer outro tipo de empresa de qualquer nicho de mercado.
Como mencionamos acima, para conseguir esses dados é preciso realizar entrevistas. No entanto, caso o seu negócio seja novo e você ainda não tenha clientes para entrevistar, considere informações sobre o seu nicho.
Seja qual for o método que você usar, é importante que você entenda quem realmente é o seu cliente.
Qual a importância de ter personagens?
A ausência de personas significa que as estratégias não funcionarão conforme o planejado e não irão agregar valor para o público que você deseja atingir.
Além disso, personas baseadas em pesquisas de mercado e dados de entrevistas ajudam na tomada de decisões para o seu negócio.
Por exemplo, imagine uma loja de construção que queira lançar uma escada estrutura metálica preço promocional; caso ela não tenha uma persona definida, não irá atingir o público-alvo de forma mais intensa.
Portanto, tomar as decisões certas pode economizar dinheiro e permitir que você obtenha um maior retorno do seu investimento.
Ademais, a importância das personas também inclui entender o que os consumidores realmente precisam, suas prioridades e como sua solução pode ajudá-los.
E ao entender suas personas, você pode descobrir o que faz com que os clientes comprem ou não seu produto ou serviço, seja de uma fábrica de camisa polo para uniforme ou loja de produtos fitness.
5 Modelos de personas do usuário
Essa é uma ferramenta para representar e resumir um público-alvo para seu produto ou serviço que você estudou ou observou.
Se você trabalha com marketing de conteúdo, marketing de produto, design, vendas ou com qualquer tipo de marketing, sabe que a persona é a base de tudo, seja para empresa fabricante de etiqueta de composição ou loja de carros.
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Persona para escritório de arquitetura
Digamos que um escritório de arquitetura queira atingir o seu público-alvo adequadamente. A empresa foca em projetos residenciais.
A persona poderia ser Sarah, uma jovem profissional que trabalha com finanças. Ela estava procurando um arquiteto porque acabou de comprar uma casa e quer reformá-la completamente para deixar a sua cara.
Dados demográficos:
- Idade: 32;
- Gênero: feminino;
- Local: São Paulo;
- Educação: Bacharel em economia;
- Cargo: Analista Financeiro;
- Renda: R$ 20.000.
Ela é solteira e independente, comprou uma casa com a esperança de se estabelecer nos próximos 5-10 anos. O problema que seu produto/serviço pode resolver é estruturar o melhor projeto para a casa dos sonhos de Sarah.
Ela quer ter uma casa bonita para receber seus amigos e promover eventos, mas está apenas começando a pensar em como quer sua casa. Ela tem pesquisado e lido artigos online para saber mais sobre suas opções.
Independentemente se seu escritório de arquitetura utiliza deck de madeira para realizar seus projetos, mármore ou porcelanato, é preciso saber como você vai estruturar a melhor estratégia com base no desejo de Sarah.
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Empresa de consultoria de negócios
Uma empresa de consultorias de negócios poderia ter uma persona como o João, um homem de meia-idade que possui seu próprio negócio.
Ele está procurando maneiras de melhorar seu negócio, que é uma fábrica de mochila sacola, mas não tem muito tempo para participar de eventos, reuniões ou interagir com outras pessoas. Os dados demográficos podem ser:
- Idade: 45;
- Sexo: masculino;
- Localização: Rio de Janeiro;
- Educação: Bacharel;
- Posição: Chefe;
- Renda: R$ 50.000;
- Vida familiar: esposa há 15 anos e 2 filhos.
O problema que seu produto pode resolver é dar dicas de como melhorar o seu negócio, dando informações sobre as últimas tendências. Ele quer que seu negócio cresça 5x nos próximos 10 anos, mas sente que não há tempo suficiente e que está atrasado.
João lê artigos e ouve podcasts de líderes de pensamento confiáveis sempre que possível, mas não tem muito tempo para se conectar com eles. É mais provável que João encontre sua empresa por meio de mídias sociais ou mecanismos de pesquisa.
É melhor você estar ativo nas mídias sociais e interagir com o usuário para que ele veja que sua plataforma de networking é um valioso investimento de tempo.
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Empresa de automóveis de luxo
Digamos que você esteja desenvolvendo personas para uma empresa de automóveis de luxo, que está associada a membros de status social mais elevado. Depois que os clientes compram seu primeiro veículo de luxo, eles geralmente expandem sua coleção.
Roberto, a persona dessa loja, é dono de vários negócios e frequentemente leva clientes para jantar fora para fechar negócios. Um carro caro acrescenta credibilidade à sua marca pessoal de empresário talentoso. Seus dados demográficos são:
- Idade: 40;
- Sexo: masculino;
- Localização: São Paulo;
- Mestre da educação;
- Cargo: Diretor Presidente/Diretor Executivo;
- Renda: R$ 70.000.
- Vida familiar: casado e tem 3 filhos.
O requisito é manter a reputação do cliente, que quer ser visto como da alta sociedade e bem-sucedido.
O ponto problemático é que, se ele não exibir seu dinheiro, a base de clientes pode duvidar de seu sucesso como empresário. Comprar um carro novo a cada dois anos pode ajudar com esse ponto problemático.
Roberto é frequentemente exposto no seu círculo social. Quando está interessado em comprar outro carro, ele vai à concessionária para manutenção e fala com seu representante de vendas favorito.
Ter um excelente atendimento ao cliente e comunicação deve ser sua principal prioridade.
4. Persona para empresa de captação de alunos
Para uma empresa de marketing de captação de alunos, a persona poderia ser Ana Clara, chef de cozinha que acabou de abrir uma escola de culinária online.
Como ela está com um orçamento apertado, precisa minimizar as despesas gerais e comercializar seu negócio de aprendizado de forma barata.
Ela quer ficar por dentro de todas as tendências de escolas de culinária e entregar o melhor curso para seus alunos, no entanto, está com orçamento apertado para investir em tecnologia e ações de marketing. Seus dados demográficos são:
- Idade: 27;
- Gênero: feminino;
- Localização: Belo Horizonte;
- Cargo: chef de cozinha;
- Renda: R$ 15.000;
- Vida familiar: solteira.
Ana quer aumentar a captação de alunos para a sua escola de culinária virtual para assim poder investir melhor no seu empreendimento. Sua motivação é manter presença nas redes sociais e grupos sociais da escola.
O ponto problemático é que os estudantes em tempo integral têm renda limitada. A sua localização dificulta as compras nas lojas habituais da cidade. Ana está economizando bastante, mas quer investir melhor na sua escola de culinária e na na captação de alunos.
5. Persona para empresa de cosméticos
Para uma empresa de cosméticos, a persona poderia ser Raquel, que está mais preocupada com sua carreira, sua aparência e sua vida social.
Ela gosta de se arrumar para o dia, mas não gosta de perder tempo fazendo maquiagem e cabelo. Raquel está mais interessada em produtos que facilitem sua vida ou ajudem a economizar tempo. Dados demográficos:
- Idade: 35;
- Gênero: feminino;
- Localização: Curitiba;
- Educação: Bacharel;
- Cargo: gerente de marketing;
- Renda: R$ 12.000;
- Vida familiar: atualmente sem companheiro ou filhos.
Para resolver o problema de Raquel, você pode oferecer cosméticos de alta qualidade e produtos para cuidados com a pele para manter sua aparência jovem.
O ponto problemático é que é difícil encontrar produtos com qualidade e praticidade ao mesmo tempo, e Raquel também não tem certeza em qual marca confiar.
Essa persona depende mais de mídias sociais e vídeos do YouTube de influenciadores sobre produtos, então a melhor maneira de alcançá-la é usar o marketing de influenciadores.
Depois que ela se tornar uma cliente, provavelmente promoverá seu produto em suas mídias sociais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.