Foi-se o tempo em que o Marketing era pertencente somente a indústrias colossais anunciando em canais de televisão e rádio. Atualmente, é impossível falar em crescimento industrial sem citar o marketing.
Com a evolução da tecnologia, o marketing se também se beneficiou com isso. Micro empresas conseguem competir com empresas centenárias com o poder da internet. Chamamos esse tipo de Marketing de marketing digital.
Se está procurando as melhores estratégias de Marketing para adotar em indústria, então você está no lugar certo. Falaremos como essa evolução da tecnologia está impactando no marketing para as indústrias, confira:
O Marketing para indústrias
Sendo bem direto, a tecnologia no marketing é implementada para aumentar a lucratividade usando o ambiente virtual ou offline, seja por e-commerce, marketplace, redes sociais, mala direta, folder entre outras maneiras.
“Então é só ter um produto e vender que eu já estou fazendo marketing?” Não, não é bem assim! O marketing tem a missão de difundir o produto no momento certo para os consumidores, por meio de novos pontos de vendas, campanhas de impacto e por aí vai.
O Marketing para indústria possui um nível maior de complexidade nessa comunicação, pois vendem para outras indústrias/empresas, o famoso B2B. Ou seja, é uma autoridade vendendo para outra autoridade.
Isso não quer dizer que as indústrias não devam apostar no marketing. A indústria deve sim! Se imagine no seguinte cenário: Sua empresa vende placa de circuito impresso para multinacionais, agora imagine como essa empresa vai te encontrar sendo que você não investe no marketing? É aí que o Marketing e o Marketing Digital entram!
Tecnologias para indústria
Agora que você já entendeu a importância do marketing e da tecnologia para sua indústria, chegou a hora de colocar a mão na massa, ou melhor, no teclado e começar a “Marketar”. Conheça os métodos matadores que irão te ajudar:
- Multicanais de venda – Uma das muitas vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de oferecer uma grande variedade de produtos para os clientes certos, pois, os consumidores que virão até sua empresa através da internet.
- SMS Marketing – Você já parou pra pensar quanto tempo você passa no
celular? Pois é! O SMS se beneficia disso, números mostram que 90% das pessoas que recebem um SMS, abrem ele em até de 3 minutos. Impressionante não é?
- Redes sociais – A evolução da tecnologia possibilitou que indústrias se
desenvolvessem em velocidade absurda. E com essa evolução os consumidores também transformaram, agora eles são engajados e curtidores da sua marca participativos. As redes sociais desenvolvem o papel de canal de comunicação. - Branding – O branding são ações feitas para valorizar a imagem de uma marca, aumentando o valor dela diante do mercado. Com o branding é possível ser referência em qualquer segmento, desde baú refrigerado até alarme residencial, as possibilidades são infinitas e alcançáveis com o branding.
Use a tecnologia a seu favor
Tecnologia e marketing, uma combinação poderosa para empresas de qualquer segmento. A evolução possibilitou novas formas de vender e consumidor produtos, atualmente já somos capazes de vender sem barreiras geográficas ou linguísticas.
Não importa se sua empresa investe no Marketing online ou offline (ou ambas), é impossível falar em crescimento industrial sem citar as estratégias de Marketing. O leque de possibilidades está aberto!
Aposte em redes sociais, SMS Marketing, folder, cartão de visita, site, conteúdo relevante e claro, branding. Use a transformação do Marketing a seu favor, e alavanque sua empresa.
Esse artigo foi escrito por Afonso Souza, Criador de Conteúdo do Soluções Industriais.