O sonho de todo gestor é alavancar o número de vendas e destacar a sua marca no mercado, não é mesmo? Mas, para isso, é preciso inverter o foco das estratégias de marketing e analisar as transformações digitais.
Afinal, com as inovações tecnológicas, o comportamento e os hábitos de consumo da população mudaram drasticamente. Antes, o consumidor passava por poucas etapas antes de concretizar uma compra. Agora, ele tem acesso a uma ampla rede de informações e avaliações que podem influenciar a respeito da marca.
Por isso, o marketing digital vem conquistando cada vez mais espaço nas organizações que pretendem inovar. Porém, uma dúvida bem frequente para quem não conhece esse mercado e quer entrar: o marketing digital aumenta o número de vendas?
A resposta dessa pergunta é sim! As estratégias do marketing digital podem aumentar consideravelmente as suas vendas.
Sendo assim, separamos algumas estratégias do marketing digital para aumentar as suas vendas. Está preparado para se surpreender? Acompanhe!
5 estratégias do marketing digital para aumentar as suas vendas
Se você veio até aqui certamente está em busca de um ‘’up’’ para as suas ações comerciais, certo? Então, listamos algumas estratégias que vão te ajudar nisso. Veja:
1. Redes sociais
Não restam dúvidas que o mundo virtual detém, hoje, a atenção de grande parte da população. Para se ter uma ideia, só o Facebook reúne mais de 2.449 bilhões de usuários mensais. Em seguida, temos o Youtube com 2 bilhões e o Instagram com 1 bilhão de consumidores ativos.
Porém, isso não significa que você deve criar um perfil em todas as redes sociais. Basta encontrar aquela que o seu público-alvo está presente e interage com a sua marca.
A presença digital é fundamental nesse sentido. Afinal, ela promove a aproximação, a interação e um bom relacionamento com o seu cliente. Ou seja, uma boa experiência com a sua marca pode ser uma das formas mais valiosas de aumentar o número de vendas da organização.
Por exemplo, o Ponto Frio, após realizar uma ação em 2012, tornou-se uma das maiores referências quando o assunto é investimento em redes sociais. A empresa, por meio dessa estratégia, conseguiu lucrar cerca de 20 milhões de reais!
O segredo foi justamente esse: investir na comunicação clara com o consumidor, respondendo as suas dúvidas e ajudando-o a encontrar as melhores soluções.
Por isso, invista em postagens relevantes e de interesse do seu público-alvo, use imagens e comentários como forma de interação e auxilie os consumidores em todas os seus questionamentos e necessidades.
Dessa forma, as vendas consequentes de um bom relacionamento podem ser uma realidade, assim como no Ponto Frio.
2. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é caracterizado pela criação de conteúdo relevante, com o objetivo de atrair, nutrir, educar e fidelizar os seus clientes.
Em outras palavras, é uma estratégia utilizada para engajar o público e aumentar a sua rede de leads e de potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma imagem positiva da sua marca no mercado.
Com isso, a criação de conteúdo ajuda a fortalecer o relacionamento com os clientes da marca. Ou seja, quanto mais conteúdo relevante você gerar para o seu público-alvo, mais confiabilidade e credibilidade você acaba despertando nesses usuários.
Isso acontece porque o público não se sente mais à vontade com aquelas campanhas invasivas sobre envelope de segurança ou outras tendências. Hoje, o consumidor quer ler conteúdos informativos e relevantes para tomarem as suas decisões da melhor maneira possível.
3. Otimização das páginas
A otimização das páginas também é uma ação muito importante. O Google fez alterações no seu algoritmo e agora é fundamental que as páginas sejam responsivas – ou seja, se adaptem a todos os formatos de tela – para que apareçam na primeira página e ganhem relevância nos mecanismos de busca. Esse novo estilo inclui sites, blogs e e-commerces.
Outro ponto fundamental para a otimização de páginas é a técnica SEO. Invista nessa estratégia para a sua página, escolhendo as palavras-chave com mais volume de busca.
Por exemplo: o seu conteúdo fala sobre as vantagens de um envelope awb. O produto, em si, pode virar uma palavra-chave otimizada dependendo do volume de busca do público. Dessa forma, fica muito mais fácil do seu público-alvo visualizar e encontrar a sua empresa.
4. Anúncios pagos
Os anúncios são uma ótima opção para alavancar as vendas do seu negócio. Essa ação age diretamente nos usuários que já escolheram o que precisam pois já consumiram informações o suficiente – com os conteúdos produzidos -, e fizeram um comparativo com as outras marcas.
Essa é a principal forma de abordar o cliente no momento da decisão de compra e conseguir trazê-lo para a sua empresa. Além disso, é possível direcionar os anúncios para o público segmentado, aumentando assim, as chances de venda.
5. Inbound marketing
As razões que levam uma pessoa a consumir determinado produto ou serviço vão muito além de liquidações: elas escolhem a marca que gerou um relacionamento de credibilidade e admiração.
Nesse contexto, o inbound marketing se baseia no conjunto de estratégias que visa atrair e converter clientes por meio de conteúdo relevante. Diferente do outbound marketing, que basicamente ‘’empurra’’ o produto para o consumidor.
Além do mais, o inbound marketing foca na atração do cliente de forma sutil, fazendo com que ele sinta a necessidade de fechar um negócio com a marca, não ao contrário.
Funciona mais ou menos assim: o consumidor precisa comprar pigmentos para plástico. Ao invés da marca ir até o cliente para vender o produto, o consumidor que busca as soluções apresentadas pela organização.
Dessa forma, essa estratégia visa ajudar os seus clientes ou potenciais clientes a resolverem os seus problemas, apresentando soluções positivas e fortalecendo a aproximação para gerar bons frutos.
Garanta as suas vendas!
Pronto! Agora você já sabe como o marketing digital pode aumentar as vendas do seu negócio. Para isso, nada mais valioso que colocar as estratégias em prática e mensurar os resultados atribuídos a elas.
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Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.