Até certo ponto, é verdade que quanto mais pessoas alcançar na prospecção de vendas, mais clientes você atrai. Mas só até certo ponto.
Além disso, pode chegar rapidamente a um ponto e estagnar ou acabar gastando energia desnecessária para obter poucos resultados. Então, saia de sua cabine primária e entenda melhor sobre o tema.
Faça a prospecção com qualidade e aumente as vendas
A prospecção é sobre construir relacionamentos baseados em confiança. No entanto, é possível ter uma estratégia sólida para ajudá-lo nisso e, se você fizer da maneira correta, o retorno será grandioso.
Aqui estão alguns fundamentos que ajudarão sua prospecção a ser mais eficaz.
1. Compreenda o cliente que você espera encontrar
Se você não sabe exatamente quem está procurando, há uma chance de encontrar a perspectiva certa em qualquer lugar. Mas, ao mesmo tempo, perderá seu tempo buscando pessoas que não estão interessadas nos produtos e serviços que oferece.
É por isso que é importante detalhar sua estratégia de prospecção.
Entenda a localização e outras características especiais do seu cliente ideal e identifique suas necessidades. Não adianta prospectar alguém que quer máquinas de lavar, se sua marca é de usinagem de peças.
No início, pode concentrar seus esforços nas referências e na pesquisa de seus clientes já existentes. Em seguida, procure leads com necessidades semelhantes a eles.
Desenvolver uma persona e frisar os problemas que eles querem resolver, mostra consideração e empatia, ao invés de apenas tentar ganhar uma venda.
2. Saiba onde é mais provável encontrar seu cliente em potencial
Os leads podem ser encontrados em lugares diferentes e inesperados, sejam os potenciais clientes de junta rotativa, ou qualquer outro produto.
Anos atrás, uma empresa automotiva criou um celular robusto. Eles esperavam vender para trabalhadores externos, como engenheiros e funcionários da construção civil. Não demorou para eles perceberem que tinham outro mercado que não esperavam: mães de recém nascidos.
Embora você, como gestor, queira aproveitar ao máximo o conhecimento que tem de sua base de clientes, pense em expandir seu conceito e descobrir quem pode ser bem atendido por seus produtos.
Em seguida, faça uma pequena pesquisa e descubra em quais plataformas on-line estão, quais são suas áreas de interesse e quais suas necessidades.
3. Defina e articule uma proposta exclusiva
Sua proposta de valor exclusiva mostra os benefícios que seu produto ou serviço oferecem àquela pessoa que tenta prospectar como cliente. Lembre-se de incluir uma descrição, a definição do público-alvo e o valor que irá oferecer.
Em outras palavras, com a proposta você explica o que há de especial em sua oferta que seus clientes não podem perder.
Isso pode gerar conhecimentos tão simples quanto a obtenção de mais tempo, o aumento na relação custo-benefício do produto ou a melhora no atendimento ao cliente.
O conceito irá definir, claramente, o que o cliente ideal ganhará e experimentará depois de comprar de você.
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Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.