A mistura de marketing e experiência do cliente não é um conceito que nasceu ontem. A maioria das organizações, seja ela dedicada a produtos esportivos ou a exaustor centrífugo, agora se concentra em cultivar relacionamentos significativos com os clientes.
Quer entender mais e melhor sobre marketing de relacionamento e como isso impacta a experiência do cliente? Então, vem com a gente.
O que é Marketing de Relacionamento?
O Marketing de Relacionamento é uma estratégia de longo prazo que ajuda a construir um diálogo duradouro com seus clientes. Isso cria fidelidade com a marca e incentiva o retorno dos mesmos. Dentre os pontos fundamentais, estão:
- Geralmente se concentra em aumentar o valor do diálogo, ao invés de anunciar um produto ou serviço;
- O conceito faz a promoção do relacionamento com os clientes existentes;
- Oferece atendimento personalizado;
- Envolver em interações como recomendações de produtos ou ofertas especiais;
- Cria experiências especiais;
- Traz um respiro de inovação em todo o ciclo de vida do cliente. Ou seja, o gestor precisa sair de sua caixa de papelão e ir além.
Por que o marketing de relacionamento é importante?
Embora o marketing com foco no aumento das vendas ou na aquisição de novos clientes seja importante para uma estratégia eficaz, o marketing de relacionamento, quando bem feito, traz vários benefícios. E alguns são:
- Criar relacionamentos duradouros e desenvolver o reconhecimento da marca. E isso o ajuda de várias outras maneiras;
- Promover a fidelidade à marca e aumentar o valor da vida útil do cliente, como se oferecesse um excelente equipamento de balança tendal;
- Clientes fiéis que se transformam em divulgadores da marca, o que contribui para o marketing boca a boca;
- Estabelecer uma conexão pessoal que dará uma vantagem competitiva, já que os clientes e leads satisfeitos farão negócios com você e não com seu concorrente.
Uma estratégia eficaz de marketing de relacionamento impactará positivamente esta vertente. Com isso, assume-se outros fatores para se tornar um diferencial competitivo.
Como o marketing de relacionamento impacta nas vendas?
O Marketing de Relacionamento tenta despertar emoções positivas nos clientes. Quando as marcas têm sucesso na entrega de experiências excepcionais, elas inserem seus recursos para envolver os clientes em suas interações mais significativas, oportunas e eficazes.
Uma estratégia eficaz de marketing de relacionamento abrange, dentre outras coisas:
- O atendimento às expectativas do cliente ao entregar produtos (ou serviços) e fornecer suporte pós-venda;
- O fornecimento de um atendimento exemplar, e com uma equipe de colaboradores que são eficientes, amigáveis e experientes e resulta em situações positivas;
- A coleta, reconhecimento e agilidade de acordo com o feedback do cliente. Tudo para que ele se sinta ouvido e valorizado;
- O uso de ferramentas e tecnologias para criar uma visão multiangular do cliente, rastreando seus padrões de compra, interações, entre outros, pode ajudá-lo a criar mensagens personalizadas também.
Depois disso tudo comentado, é sua vez de tirar os projetos do papel e conquistar novos lucros e leads.
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Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.