Neste conteúdo você vai entender qual a diferença entre um público consumidor e um potencial cliente. Além disso, daremos algumas dicas considerando as principais estratégias para a captação de leads. Continue acompanhando para saber mais detalhes!
A princípio, vamos esclarecer melhor o que é um potencial cliente. No mundo do Marketing, significa que um determinado grupo de clientes tem maiores chances de consumir efetivamente o seu produto ou serviço. Desse modo, devido a diversos fatores ou a junção de alguns deles, é possível destacar esses potenciais clientes em meio a massificação do público consumidor.
Dessa forma, podemos concluir que os consumidores fazem parte de um nicho massivo, já os potenciais clientes, são um grupo mais segmentado e com maiores indícios para estabelecer um relacionamento entre cliente e marca de uma forma mais consolidada.
Essas classificações são feitas com base em diferentes fatores, alguns deles são:
- Ambiente social ao qual o cliente está inserido;
- Situação econômica;
- Localização geográfica,
- Idade e estado civil;
- Necessidades e prioridades;
- Assuntos de interesse, entre outros.
Os critérios mencionados acima são apenas um de muitos que são considerados para a seleção desse grupo. Portanto, alguns fatores influenciam diretamente no poder de compra, além dos comportamentos individuais e gostos pessoais, que também somam como uma influência, é claro!
Agora, vamos saber como encontrar um potencial cliente?
Já que entendemos o que é, vamos conferir algumas estratégias que são colocadas em prática para atrair esse público. Confira a seguir:
1 Blog
Os Blogs são uma ótima solução para garantir a atração de leads qualificados e construir um relacionamento de confiança e proximidade de acordo com a relevância da produção, além de estabelecer outras formas de interação que proporcionem uma experiência satisfatória através de um conteúdo de qualidade.
2. Landing Pages e páginas de captação
Talvez, essa seja uma das formas mais fáceis para a segmentação de um potencial cliente, pois na maioria dos casos, os leads deixam os seus dados para que a empresa faça contato. Nessa situação, os leads que disponibilizam os seus dados em uma página especifica para capetação, De certa forma, já possuem um certo interesse ou curiosidade na marca.
3. Chats e canais de comunicação
Sem dúvidas, disponibilizar diferentes meios de comunicação para que o cliente encontre a sua marca, é uma medida muito efetiva para que o seu negócio esteja mais visível para os potenciais clientes. Portanto, é possível contar com os chats das redes sociais, além de chatsbots em sua página online. Outra forma é o contato via WhatsApp e o envio de SMS.