Você sabe o que é Marketing de Influência e como ele pode ajudar a impulsionar as vendas de qualquer tipo de loja virtual?
O marketing de influenciadores se tornou muito popular nos últimos anos devido a seus muitos benefícios para empresas que buscam promover novas ideias ou produtos entre público alvo.
Principalmente porque os consumidores consideram os influenciadores altamente confiáveis ao promover novos produtos ou serviços, e isso os torna fontes ideais para promover novos produtos e ideias para o público interessado por meio dessa forma de marketing.
Com isso, um dos desafios que os profissionais de comunicação corporativa enfrentam é elaborar conteúdo relevante sobre um produto ou serviço para um determinado público-alvo e encontrar mecanismos confiáveis para falar com esse público específico.
Por exemplo, digamos que uma empresa fornecedora de bloco de isopor para construção quer aumentar sua visibilidade e vendas através do marketing de influência. É preciso pensar em um influenciador que seja do mesmo segmento de mercado.
Ou seja, o fato é que, a fim de influenciar cada público positivamente, seja posicionando uma marca, convertendo leads ou impulsionando o crescimento da receita, o marketing de influência é uma ótima ferramenta.
Nesse contexto, o marketing de influenciadores surge como uma proposta dentre inúmeras variantes de marketing para empresas que buscam atrair atenção, atrair e fidelizar novos clientes.
Estudos publicados por diferentes agências e instituições avaliando o comportamento dos internautas em todo o país mostram que a grande maioria dos brasileiros já consumiu algum produto ou serviço após indicação de um influenciador digital.
Portanto, independentemente se você tem uma loja virtual online de velas ou uma loja de construção virtual que vende kit porta pronta, aliar as estratégias de marketing de influência pode gerar resultados mais significativos.
Pensando em ajudar você a promover melhor seus perfis de venda de produtos ou serviços, veja essas dicas incríveis com o Marketing de Influência!
Quem são os influenciadores digitais?
Os influenciadores digitais são pessoas que usam plataformas online para compartilhar conteúdo e gerar comportamento entre aqueles que seguem seu canal. É importante destacar, no entanto, que ter muitos seguidores nos perfis não é o mesmo que ser um influenciador digital.
Ou seja, ser um influenciador é de fato ser capaz de influenciar as decisões de um público interessado, o que inclui:
- Credibilidade;
- autoridade;
- Engajamento (também conhecido como Engajamento Digital);
- Alinhamento entre influenciador e público.
É importante ressaltar que, para que tudo isso aconteça, o principal objetivo do influenciador deve ser gerar conteúdo relevante para o público-alvo.
Por meio desses elementos, um influenciador pode conseguir fazer um seguidor decidir e fazer uma escolha de compra de produto ou contratação de um serviço.
Isso envolve escolha pessoal, mudança de comportamento, formação de novos hábitos e, claro, a decisão de comprar ou não.
Por exemplo, quando uma empresa de construção contrata um influenciador digital que entende do ramo, as vendas de peças, ferramentas, porta de enrolar, balcões de cozinha, e várias fotos de produtos da loja podem aumentar.
Como escolher um influenciador digital?
Os influenciadores digitais têm 22,2 vezes mais chances de converter em vendas quando recomendam produtos e serviços do público-alvo. Mas não basta saber que essa é uma boa opção para divulgar sua marca. Primeiro, você precisa escolher o influenciador digital certo.
Considere a relevância do profissional para o público
Ao escolher seu influenciador digital, faça uma pesquisa para ver o quão relevante essa pessoa é para o público que você deseja alcançar. Lembre-se, o público de um influenciador digital deve ser relevante para seu tipo de negócio.
Por exemplo, uma empresa de distribuição de produtos semi-acabados e acabados que vende chapa de ACM Deve contratar um influenciador digital que tem afinidade com este ramo que tem um público de um segue por causa desse tipo de conteúdo.
Considere o engajamento do influenciador
Como já mencionamos neste artigo, um grande número de seguidores não implica em influência ou engajamento.
Ou seja, existem muitos influenciadores que conquistaram uma grande base de seguidores, mas não geram muita interação, e seus posts não recebem tantos likes ou comentários.
Pode ser por falta de direcionamento, ou pode até mesmo indicar um fake influencer (influenciador falso) que paga para ter mais seguidores.
Portanto, o essencial é se atentar a cada um desses detalhes e verificar a taxa de engajamento, prestar atenção também na relação do número de aumento de seguidores. Se ama muito de uma hora para outra, se tarde de um falso perfil.
Firme parcerias com influenciadores profissionais
Uma parceria bem elaborada começa com comprometimento e responsabilidade, seja da marca ou dos profissionais contratados.
Se você de fato quer vender muito o seu produto ou serviço, deve escolher os influenciadores digitais que agem como profissionais responsáveis por divulgar seu produto ou marca, e não apenas celebridades por aí falando sobre o seu negócio.
Escolha o influenciador certo
Como mencionado anteriormente, não basta escolher um influenciador e achar que ele é uma boa opção para divulgar sua marca. Você precisa escolher o influenciador digital certo com base nas necessidades da sua marca.
Benefícios do marketing de influência para sua marca
O marketing de influência traz diversas vantagens para as empresas e marcas em geral.
Se fossemos abordar todas as vantagens que existem, este artigo eu ficaria muito extenso. Por isso, vamos abordar os três principais benefícios de usar o marketing de influência para sua marca vender mais. Confira!
Segmente seu público
Os influenciadores digitais criam afinidade com seu público, criando conteúdos frequentes e autênticos para criar um relacionamento próximo com seus seguidores. Vai como se fosse um leitor biométrico que identifica somente o público interessado nos produtos e serviços divulgados.
Por exemplo, se sua empresa vende cosméticos, você pode investir em influenciadores digitais de moda e beleza para falar diretamente com um público interessado.
Reconhecimento do público
Um dos critérios que influenciam a decisão de compra é o reconhecimento dos valores e propósito da empresa e da marca pelos consumidores.
Por isso, é importante se aproximar de influenciadores digitais que estejam alinhados com seus objetivos para não correr riscos e entregar bons resultados para o negócio.
Possibilidade de medir resultados
A internet e as redes sociais podem analisar o impacto das campanhas em tempo real, acompanhando resultados como aumento de seguidores, vendas e engajamento. Para as marcas, isso é fundamental para garantir maior confiança, clareza e confiança em suas operações.
Como usar o marketing de influência e vender mais
Como vimos, o marketing de influência pode de fato promover marcas produtos e serviços de forma a alcançar o público certo para gerar mais vendas. No entanto, a dúvida é: como fazer isso?
Pensando em te ajudar a fazer isso com sua marca, separamos essas dicas que podem fazer toda a diferença para alavancar as vendas da sua loja de ferramentas que vende misturador de tinta, por exemplo. Confira!
Crie um plano
Um ponto super decisivo para começar no marketing de influenciadores é criar um plano de ação de marketing digital. Por exemplo, inclua o objetivo principal de sua estratégia, seja aumentar o número de seguidores, impulsionar as vendas ou tornar sua marca mais popular.
Com essas informações e conhecendo seu público, você pode escolher o Influenciador e a plataforma de rede social mais adequada para atingir seus objetivos.
Aproveite as datas comemorativas
Dependendo do seu nicho, você pode priorizar datas tradicionais no seu calendário de vendas, como Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal, ou focar em datas específicas do seu nicho.
São momentos em que os fluxos comerciais são maiores e, portanto, há mais oportunidades de vender. Peça-lhes para criar conteúdo valioso, como fotos, vídeos e artigos usando seu produto sempre associando essas datas e épocas do ano.
Foque nas estratégias junto com o influenciador contratado e com certeza isso irá alavancar suas vendas.
Seja transparente
A confiança é a base dos relacionamentos, incluindo ações com influenciadores digitais. Então, é importante que seus parceiros deixem claro que o conteúdo produzido pela sua marca é publicidade paga, ok?
Uma forma de ser amplamente reconhecido pelo público é usando a hashtag #publi. Além disso, a transparência também é regra: o artigo 36 da Lei de Defesa do Consumidor estabelece que os anúncios devem ser facilmente reconhecíveis pelos consumidores.
Com isso, sempre que um usuário pesquisar sobre instalação de câmeras de segurança preço, ao se deparar com um anúncio publicitário da sua empresa, ele saberá e ainda que se trate de um anúncio, o serviço prestado vale muito.
Divulgue feedback positivo dos clientes
O uso do marketing de influenciadores ajuda a aumentar o reconhecimento do mercado e da marca.
E uma boa dica para aumentar ainda mais esse reconhecimento no mercado é colher os feedbacks positivos dos clientes que compraram os produtos ou serviços e divulgar nas redes sociais e pedir ao influenciador para divulgar também esses depoimentos.
Por exemplo, quando um influenciador digital publica nas redes sociais as boas experiências de clientes com os produtos de sua loja de ferramentas ao comprar talha manual, isso despertará a curiosidade e o interesse dos seguidores em seu perfil.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.