estratégias

Confira aqui estratégias de vendas para o final de ano

 

O fim do ano chegou, e as empresas que querem vender muito nesta época devem ter estratégias concretas para alcançar resultados reais e expansivos.

Ou seja, este é o momento ideal para atingir seus objetivos, conquistar mais clientes e, claro, lucrar mais. No entanto, é importante manter o foco e não sair fazendo promoções de Natal e Ano-novo em estratégias.

É preciso estudar o mercado e investir corretamente para conseguir mais resultados nesse final do ano, o que pode turbinar as vendas das lojas de roupas, lojas de brinquedos, e até mesmo aumentar a solicitação de serviços de aplicação de resina em piso.

Afinal, muitas pessoas reformam a casa para o ano que está chegando. Então, se você quer impulsionar o seu negócio antes do final do ano, este artigo é para você. Confira!

Crie promoções personalizadas

A primeira dica é personalizar as promoções conforme o público-alvo do seu negócio. 

Além disso, para criar uma promoção de sucesso, você precisa entender completamente suas margens de lucro e entender o que seus clientes desejam, determinando o quanto você pode reduzir o preço final sem perder dinheiro.

Por exemplo, digamos que uma loja que vende itens de decoração tem um forte público que compra porta paletes. Nesse caso, o ideal é criar formulários para coletar dados do público interessado neste item e fazer uma promoção específica para eles.

Com os dados coletados fica mais fácil de fazer promoções por e-mail marketing ou por ligações.

Portanto, se quer vender mais nesse final de ano, pense bem nesse tipo de personalização, pense no que é melhor para o perfil da sua empresa: o preço dos dois produtos? Desconto progressivo? Programa de fidelidade?

É preciso analisar criteriosamente para gerar maiores resultados. Você deve de fato acertar o coração dos seus clientes com promoções que combinam bons preços com valor agregado nos produtos.

Ou seja, agregar conceitos como praticidade, modernidade, eficiência e qualidade para atrair clientes de forma mais efetiva, os resultados serão bem melhores.

Esteja atento ao seu estoque

Fim de ano é época de reabastecer. No entanto, nem sempre será necessário realizar um estoque gigantesco, o que importa é o equilíbrio. Ou seja, é essencial evitar o excesso de estoque, afinal, estoque não vendido ou estoque obsoleto significa perda de dinheiro.

Mesmo que seja de fato a época mais lucrativa do ano, é imprescindível ter esse equilíbrio. Por outro lado, deixar faltar também é prejuízo. Por isso, esteja atento ao seu estoque de forma minuciosa nessa época do ano.

Essa é uma dica para todas as empresas que fornecem produtos, seja empresa de toldos, ou empresas de produtos de higiene.

Uma dica para equilibrar bem seu estoque é considerar promover os produtos que você já possui em estoque e comprar apenas os produtos com as vendas mais altas.

Resumindo: não existe fórmula mágica neste momento. Para gerenciar o estoque com precisão e evitar encalhes e perdas, é essencial ter um bom programa de automação comercial.

Use o ERP para determinar o fluxo de seus produtos e maximizar as margens de lucro de sua empresa por meio de um controle financeiro eficaz, e um sistema de controle de circulação de caminhão munck que fará o processo de carga do estoque.

Se consideramos uma empresa de serviços, essa não é uma preocupação a ser considerada, basta aceitar ou não as solicitações conforme as demandas existentes.

Afinal, por mais que nesse tipo de segmento não exista a preocupação com controle de estoque, existe uma atenção necessária na qualidade dos serviços executados.

Proximidade com fornecedores para reduzir custos

Nunca se esqueça que os descontos concedidos aos clientes começam com os descontos recebidos dos fornecedores.

Quanto mais você estiver em contato com os fornecedores de forma ativa, negociando e criando um vínculo saudável com eles, maiores as chances de receber descontos na compra de insumos nessa época do ano.

Por exemplo, uma empresa de equipamentos e produtos de segurança pode ficar em constante contato com fornecedor de detector de fumaça e demais equipamentos que mais vendem para receber descontos e conseguir realizar promoções aos clientes.

Para maximizar as vendas de final de ano, é importante ter o cadastro digital de todos os fornecedores e gerenciá-los com o auxílio de sistemas de automação comercial.

Se você gerencia um negócio online, faça negociações detalhadas com fornecedores e transportadoras, levando em consideração os melhores custos de frete, manuseio e condições de pagamento.

Afinal, com esse constante contato, a empresa de produtos e equipamentos de segurança do nosso exemplo dado acima pode até mesmo conseguir puxador para porta de vidro por menos da metade do preço de fábrica e realizar promoções imperdíveis.

Invista nos profissionais com os melhores descontos e prazos. Quanto melhores forem suas negociações com seus fornecedores, melhor será seu preço final para seus clientes.

Outra dica importante: lembre-se que a maioria das vendas de final de ano será parcelada, por isso é preciso estabelecer prazos com os fornecedores de baú refrigerado em caso de empresas de frigorífica, a fim de garantir um bom fluxo de caixa.

Mantenha seu negócio atraente

Para aumentar as vendas de Natal e fim de ano, são necessárias vitrines que atraiam os clientes, sejam elas vitrines físicas ou online.

Por exemplo, um site eficiente e campanhas de marketing bem sintonizadas com design visualmente interessante pode conquistar muitos clientes. Por mais que você pense que isso seja um detalhe, faz uma enorme diferença.

Portanto, utilize qualquer espaço físico ou virtual do seu negócio pensando em chamar a atenção do cliente. Dessa forma, se for em um espaço físico em uma loja, você pode pensar em estratégias como:

  • Aumentar a exposição dos produtos em prateleiras e vitrines;
  • Criar seções temáticas, como promoções em destaque;
  • Atendimento especial para compras maiores e mais detalhadas;
  • Fazer chamadas com músicas natalinas criativas na loja.

Caso seja para uma loja online, você pode pensar em estratégias como:

  • Criar sites responsivos;
  • Pensar em design e layouts natalinos;
  • Criar seções de preenchimento de cupons online;
  • Destacar produtos em promoção nas primeiras páginas.

Você também pode considerar a criação de hotspots (sites especiais para promoções) e landing pages (páginas de venda para sua loja online dedicadas a produtos ou serviços específicos).

É importante dar um novo visual ao seu site de comércio eletrônico e oferecer novos recursos projetados para facilitar a vida dos clientes.

Outra grande dica de como vender mais no final do ano no comércio virtual são os cupons de desconto que os clientes podem utilizar ao finalizar suas compras. Não se esqueça da técnica de vendas de ouro da era dos negócios virtuais: marketing digital.

Seu empreendimento necessita estar posicionado nos grandes canais de compras online. Sites de redes sociais como Facebook e Instagram são ótimas ferramentas para promover seus produtos.

Agora que sua loja está organizada, vamos para a nossa próxima dica de como vender mais no Natal e final de ano.

Prepare as equipes de atendimento

As vendas de final de ano exigem mais atenção e dedicação de toda a equipe de trabalho.

Ou seja, é essencial treinar sua equipe para ter um bom desempenho em dias agitados e considerar a contratação de funcionários temporários para garantir um fluxo de serviço tranquilo.

Uma dica importante é utilizar os chatbots, que são programas de comunicação automatizados criados para otimizar o relacionamento com os clientes.

Os chatbots são capazes de responder a perguntas objetivas sobre produtos e serviços, maximizando a capacidade de atendimento da sua empresa. Em épocas de maior movimento, como no final do ano, os chatbots podem ser de grande ajuda.

Realize estratégia de pós-venda

Nas negociações feitas no fim de ano, a troca de produtos é tão importante quanto a venda. Embora isso não seja obrigatório por lei, é uma facilidade que a maioria das empresas oferece, especialmente em épocas como o Natal.

Então, se você está se perguntando como vender mais no final do ano, atente para esta dica: muitos clientes costumam gastar um pouco mais na hora de trocar.

Esta é uma oportunidade de ouro para criar campanhas de cross-sell e up-sell que podem convencer os clientes a comprar novos produtos.

Considere a fidelização de clientes

Durante as vendas de fim de ano, sua empresa receberá vários novos clientes. Esta é sua chance de causar uma boa impressão, garantindo que novos clientes voltem sempre.

Um bom programa de fidelidade é baseado em uma observação minuciosa do comportamento do cliente.

Com a ajuda de um sistema de automação comercial, crie registros detalhados apontando as necessidades de novos clientes.Seja em uma empresa de aluguel de galpão de lona ou loja de brinquedos, essas dicas são indispensáveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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