Naming

Naming: o que é e como implementar nos negócios

Naming é um termo da língua inglesa que significa “nomear” em português, e consiste em um processo usado para identificar, descrever e nomear um objeto, pessoa, lugar ou organização.

Logo, podemos entender claramente que o naming desempenha um papel importante na criação e desenvolvimento de um produto, serviço ou projeto inovador.

Ao desenvolver uma nova empresa, serviço ou projeto, como projetos elétricos, a pessoa que criou ou a equipe responsável deve considerar o nome com cuidado, afinal de contas, escolher o nome perfeito é essencial para o sucesso de qualquer negócio.

Então, se você é empreendedor, empresário, está começando um novo negócio e quer entender mais sobre o conceito de naming, então está no lugar certo. Confira tudo sobre o assunto adiante!

O que é naming?

Como já mencionamos rapidamente no início do artigo, naming significa nomear. Mas o que de fato é o naming na prática e qual seu impacto nos negócios?

Bom, falando de forma mais técnica, o naming é o campo do marketing que cria um nome de marca, produto ou serviço. É uma técnica elaborada baseada em linguística, semiótica e evidências publicitárias.

E de fato, todo empreendedor pode economizar dinheiro escolhendo um grande nome que ressoe adequadamente com seu público.

Um exemplo disso é a marca de piso laminado durafloor; as pessoas sabem exatamente a marca desse piso e sabem pedir de forma específica por esse piso ao ir comprar em loja de construção.

Ou seja, é disto que se trata o naming: construir uma marca, um nome, um impacto no público.

Por que pensar no naming é importante?

Todo empreendedor inteligente sabe que o nome da sua empresa é um de seus principais elementos de construção de marca, por isso o processo de criá-lo precisa ser feito da maneira mais assertiva e estratégica possível.

Aliás, essa palavra carrega o peso da marca e os valores do negócio. É por isso que o naming é tão importante tanto para uma empresa de reforma residencial, como para um restaurante, por exemplo, e deve ser bem representado ao construir uma marca.

Mais importante ainda, o nome precisa refletir o valor que a marca gera por meio de seu serviço ou produto. Também precisa ser memorável e se identificar com o público-alvo. Mas como chegar a um nome ideal para quem está começando um negócio?

Para ajudar você a entender bem o impacto positivo do naming nos negócios e como fazer o seu, vamos exemplificar:

Imagine que você quer comprar tecido para sofá impermeável e fez aquela típica pesquisa no Google, encontrando várias opções de empresas que fornecem esse tipo de tecido.

Ao analisar a lista de empresas de tecidos indicadas pelo Google na sua região, digamos que você tenha encontrado os seguintes nomes de empresas:

  • Tecido impermeável LTDA;
  • Tecido impermeável SP;
  • Tecido impermeável São Paulo;
  • Tecidos impermeáveis da Dona Celeste.

Provavelmente, o que mais chamará a sua atenção é a empresa Tecidos Impermeáveis da Dona Celeste. Afinal, pode até mesmo despertar uma certa curiosidade: por que ela tem esse nome especial? Será que ela é referência em fornecer esse tipo de tecido?

Perceba o quanto essa empresa de tecidos da Dona Celeste pode de fato chamar a atenção do público e criar oportunidades de vendas.O que acontece é que o naming dela é seu próprio branding, ou seja, sua praia marca, que gera interesse do público.

É nesse mesmo sentido que o naming deve ser empregado na sua empresa: de forma estratégica e chamativa, despertando o público-alvo.

Principais dicas para criar seu naming

Agora que você já entendeu o que é naming e como ele é importante para as marcas das empresas, vamos ver agora as principais dicas para criar o seu. Confira:

O nome deve estar disponível

A singularidade é essencial no processo de naming. Ou seja, o nome de uma marca precisa de fato ser único. Afinal, nenhum empresário quer que o público confunda sua marca com outra. Ser original e inconfundível é o trunfo de toda e qualquer marca bem-sucedida.

E para isso, além da singularidade, é imprescindível pensar na legalidade. Ou seja, é preciso registrar o nome para que ele seja exclusivo da sua marca.

Outro aspecto nesse sentido de disponibilidade que é essencial para o naming é pensar na rastreabilidade.

Ou seja, é importante que as pessoas possam encontrar facilmente seus próprios meios de comunicação pesquisando o nome da marca no Google.

Portanto, considere também a disponibilidade de domínio, e-mail oficial e perfil nas redes sociais com seu naming escolhido, certificando-se de que ninguém mais esteja usando canais importantes que contenham o nome que você escolher.

Escolha um nome curto e fácil de entender

Para que as pessoas se lembrem do nome da sua marca, ele deve ser curto e fácil de entender. Nada mais verdadeiro do que o esquecimento de nomes difíceis na mente humana.

Pontano, ao fazer o processo de naming da sua marca, é preciso pensar em um nome que possa ficar no inconsciente coletivo e na ponta da língua, pois isso significa publicidade orgânica livre.

Além disso, você não quer que seja difícil para as pessoas irem pesquisar nas redes sociais, não é mesmo?

Portanto, independentemente se for uma empresa de tapete personalizado ou uma loja de roupas, é preciso pensar bem neste aspecto de facilidade.

Pense no significado dessas palavras

Várias empresas se saíram mal ao ignorar o que seus nomes podem significar. Ou seja, quando uma empresa implanta um nome de marca com significado dúbio, a aceitação do mercado pode ser muito negativa.

Isso aconteceu com várias marcas de outros países que vieram para o Brasil. Embora não tivesse significado controverso em sua língua original, isso mudou quando foi transferido para cá.

Portanto, vale a pena observar os detalhes, incluindo a pronúncia conjunta de diferentes termos, pois podem soar pejorativos e criar margens para piadas e memes.

Principalmente para empresas sérias e bem vistas no mercado, como empresas de instalação de cobertura retrátil, devem tomar muito cuidado com essa questão.

Livre-se de clichês e modismos

Para que sua marca tenha o impacto desejado, ela deve considerar resultados de longo prazo.

A moda tem um prazo de validade e, se as pessoas não entenderem o que isso significa ao longo dos anos, com certeza será um duro golpe para o futuro de uma marca com nome criado pelo modismo.

O mesmo vale para os clichês, pois muitas vezes indicam falta de criatividade e cria uma imagem no público de “mais do mesmo”.

Seja emocional no seu naming

Para construir uma imagem de sucesso, as marcas precisam de nomes que ressoam e se conectam com os consumidores. O aspecto emocional do cliente é importante porque é necessário transmitir a imagem de que a marca se preocupa com a própria personalidade.

Isso significa, por exemplo, criar associação com aspectos fortes e enérgicos, aliada às cores que fornecem diferentes tipos de emoções.

Esses são dois aspectos importantes a serem considerados no processo de naming.

Cause impacto com cuidado

Um bom nome deve causar impacto, deve ser marcado na mente dos consumidores. Claro que com bastante cuidado, pois se não for bem pensado e bem inteligente, pode causar impacto negativo, e não positivo.

Você já prestou atenção aos nomes de suplementos para atletas? Geralmente são nomes de alto impacto e que chamam imediatamente a atenção do público-alvo.

O mesmo vale para qualquer outro tipo de empresa que queira ter um nome impactante, seja empresa de serviço de guindaste ou empresa de gestão financeira, por exemplo.

Avalie como soa e como escreve

Seja uma empresa especializada em estruturas metálicas que fornece mezanino de ferro, ou uma empresa de cosméticos, por exemplo, ao realizar o processo de naming, é preciso se atentar à grafia e a pronúncia do nome da marca, que devem ser simples.

Para averiguar se o nome que pensou para sua marca é simples, você pode pedir a várias pessoas próximas para tentar escrever o nome da sua marca. Se houver uma taxa de erro muito alta, pode ser uma boa ideia alterá-la.

O mesmo vale para a sonoridade da sua marca, ou seja, como ela soa na pronúncia.

A regra principal é que ela deve soar bem e ter pronúncia natural. Portanto, verifique se as pessoas têm dificuldade para pronunciar o nome da sua marca que oferece serviço de levantamento planialtimétrico. Caso isso aconteça, reconsidere suas opções.

Quais são os tipos de naming?

Existem vários tipos de naming que as empresas podem criar. Veja os principais:

  • Descritivos;
  • Evocativos;
  • Inventados;
  • Lexical;
  • Acrônimos;
  • Geográficos;
  • Fundadores.

Cada um desses tipos de naming possui características e impactos específicos na criação da imagem de uma empresa. Por isso é fundamental estudar bem cada um desses tipos e definir estrategicamente qual é a imagem que você quer passar com a sua marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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