branding digital

Conheça 8 estratégias de branding digital para seu negócio

Você sabe o que é branding digital e como surgiu esse termo? Ou ainda, sabe a importância de construir ele para sua marca nos dias de hoje?

Se você ainda não entende o que significa, não se preocupe, porque iremos explicar com detalhes e dar 8 dicas para você construir o seu e expandir sua marca de forma positiva nesse universo gigantesco que é o meio digital. Continue lendo e confira!

O que é branding digital?

Branding digital consiste basicamente em posicionamento de marca no mundo digital, ou seja, é tudo que uma marca representa para o público de forma virtual.

Esse termo é mais recente e surgiu devido às mudanças de comportamento dos consumidores. Ou seja, isso significa que tanto para comprar container como para entender mais sobre determinada doença, as pessoas pesquisam tudo na internet.

Com isso, as empresas tiveram que se posicionar no digital, e marcas digitais começaram a surgir para atender a necessidade de unificar conceitos de marketing com a chave para plataformas e novas tecnologias.

Isso possibilitou mais formas de comunicação entre a marca e os potenciais clientes.

Em toda interação com a marca, seu posicionamento deve estar claro. Deve estar presente em todos os canais e interagir com os internautas (prospects) com a mesma voz e a mesma proposta de valor. Portanto, gerenciar e planejar sua estratégia de marca é fundamental.

Por que o branding digital é importante?

Como já foi explicado no tópico acima, o mercado está cada vez mais competitivo, e os consumidores estão cada vez mais exigentes. Nesse sentido, as marcas de qualquer nicho de negócio precisam saber se diferenciar e se aproximar dos consumidores.

Assim, quando as empresas investem em uma boa estratégia de branding digital, o relacionamento com os clientes tende a ficar cada vez melhor a ponto de tornar os consumidores fãs e até mesmo embaixadores da marca.

Afinal, um dos objetivos dessa estratégia é valorizar a experiência do consumidor em toda a jornada de compra online, que inclusive iremos enfatizar mais esse ponto em uma das nossas 8 dicas.

Portanto, ao pensar na importância do branding digital, você pode pensar em benefícios que incluem:

  • Melhorar o posicionamento da marca;
  • Desenvolver interações bem-sucedidas com os clientes;
  • Promover melhores experiências ao consumidor através de inovações tecnológicas;
  • Melhorar a gestão da marca com auxílio de ferramentas digitais;
  • Expandir a presença da marca, especialmente online.

Ou seja, o branding digital é tão importante que pode promover todas essas e muitas outras vantagens para as marcas.

8 dicas de estruturação do branding

Vamos agora para as 8 dicas para você começar a estruturar o branding digital da sua marca o quanto antes.

  1. Construa ou reestruture sua marca

Construir ou reestruturar (ou seja, fazer o rebranding, como é chamado) leva tempo e planejamento, e o primeiro passo é definir a estratégia e o posicionamento da sua empresa.

Ou seja, antes de começar, você precisa entender os principais aspectos que regem sua marca, como:

  • Valores;
  • Missão;
  • Visão;
  • Imagem que a empresa deseja transmitir.

Também é importante entender o produto que será oferecido, sua importância para o público-alvo e as necessidades desse público.

Por exemplo, qual o público de uma empresa que vende produtos químicos como ionizador de piscina? É preciso pensar que pode ser tanto empresas que possuem piscinas, como pessoas que têm casas com piscinas.

Sabendo disso, é hora de começar a definir a imagem geral da sua empresa para causar a impressão certa em seus clientes.

Tome cuidado para escolher o logotipo, as cores, a tipografia, o slogan e a mensagem certos. Mais importante do que entender como uma empresa quer ser vista, é entender como os clientes verão uma marca em cada canal de comunicação.

Além disso, esteja ciente de que não importa o canal de comunicação, a mesma imagem chegará ao cliente quando ele pesquisar sobre “divisória drywall preço”, por exemplo.

Esse tipo de construção leva tempo, pois sua marca será construída aos poucos de acordo com o relacionamento com os consumidores.

  1. Estruture bem a identidade visual do seu site

Depois de definir e estruturar claramente a sua marca, é hora de pensar na estruturação do seu site. Esse é um dos passos mais importantes do branding digital, pois sem um site visualmente atraente, fica difícil atrair o público certo.

E isso vale para os sites de todos os tipos de empresas, seja para os de uma empresa que vende manta térmica para telhado ou para um site de produtos artesanais, os elementos visuais, ou design, as cores e a funcionalidade do site são aspectos indispensáveis.

É isso que fará toda a diferença na hora que uma pessoa pesquisar o produto no Google e encontrar vários sites disponíveis.

Ou seja, é possível que seu site atraia ou afaste os clientes em potencial, tudo depende da estrutura dele e de todos os elementos visuais e funcionais que compõem o site.

  1. Seja estratégico no PDV

O ponto de venda (PDV) é qualquer tipo de ambiente em que o cliente entra em contato direto com os produtos e serviços que deseja comprar. Pode ser tanto ambiente físico como ambiente virtual.

Mas como o foco deste artigo é o branding digital, é preciso pensar no PDV virtual, proporcionando um ambiente que possibilite uma ótima experiência de compra.

Isso significa que o ambiente de uma loja virtual deve refletir os objetivos definidos na estratégia da marca.

Logo, o design das cores, a facilidade ao adicionar ao carrinho e todos os demais elementos visuais devem ser bem pensados para proporcionar o melhor ambiente virtual de compras.

Além disso, toda a equipe de vendas e pós-venda também deve ser treinada para transmitir a mensagem adequada para os clientes.

Ou seja, é preciso lembrar ainda que a boa construção do PDV vai além de como a marca quer ser vista, pois o que mais importa é como o cliente passa pela experiência de compra, bem como ele vê a empresa.

A relação entre o cliente e a empresa é a chave para o fortalecimento da marca.

  1. Use e abuse do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma ferramenta importante para solidificar sua marca entre os consumidores, ou seja, o branding nunca anda sozinho. Por meio do marketing de conteúdo bem consolidado você consegue atrair, persuadir e fidelizar clientes em potencial.

Afinal, hoje em dia as pessoas pesquisam tudo na internet, seja “extintor de incêndio preço” ou “produtos de cabelo”, elas procuram por conteúdos sobre todos os assuntos que pesquisam.

Por isso é essencial investir em publicações que sejam interessantes para o seu público-alvo e forneçam materiais relevantes que vão além do senso comum.

Ao criar um material que ajude a abordar seu público, eles serão mais facilmente atraído para seu site, seu blog, e farão da sua empresa uma autoridade na área em que atua.

Por exemplo, uma empresa ancoradouro de turismo pode fornecer conteúdo falando sobre os principais benefícios de contratar um suporte de uma empresa de turismo para fazer as melhores viagens.

Isso atrai o público e faz com que eles cheguem até sua empresa de forma mais fácil.

  1. Use as redes sociais para apoiar sua marca

As relações de consumo mudaram ao longo dos anos, e isso é comprovado pelo fato dos clientes terem se tornado mais exigentes e ativos, principalmente nas redes sociais, e você deve usar isso a seu favor.

Com base nisso, e independentemente do nicho da sua empresa, seja uma de avcb consulta que atua no nicho de consultoria empresarial e fornecimento de laudos ou uma loja de acessórios femininos, é preciso interagir com os clientes através das redes sociais.

Ou seja, entregue os conteúdos certos, mantenha um bom relacionamento com o público através de postagens e interações, e o público vai perceber e lembrar positivamente da sua marca. Esse é o objetivo.

  1. Reforce os seus valores em cada post

Como mencionamos no tópico anterior, estar presente nas redes sociais é essencial para fazer com que o público perceba sua marca, afinal, hoje em dia tudo envolve as redes sociais.

Mas ao mesmo tempo que sabemos dessa importância, precisamos destacar a importância de reforçar seus valores em cada post, a fim de não se perder nos modismos do mesmo segmento em que atua.

Os valores da sua marca são únicos, e por isso você deve enfatizá-los em cada postagem, em cada elemento de sua comunicação nas redes sociais.

Independentemente se você tem uma marca de detector de fumaça ou uma marca de semijoias, os valores fazem toda a diferença para se destacar entre os concorrentes, portanto nunca deixe de evidenciá-los.

  1. Forme parcerias

Marcas fortes tendem a unir forças com outras marcas semelhantes, e a internet facilita muito isso.

Nesse sentido, construa bons relacionamentos com empresas que possam ajudar a fortalecer o seu negócio, seja por meio de parcerias para produção de conteúdo ou projetos de codesenvolvimento.

  1. Não se esqueça do offline

Essa dica pode parecer estranha, já que estamos falando de branding digital, mas não esqueça de que branding e branding digital são estratégias complementares.

Como em qualquer conceito de marketing, o online não substitui necessariamente o offline e vice-versa. Portanto, é importante combinar as duas ideias e jogar com seus pontos fortes, sempre visando seu público-alvo, é claro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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