Quando o assunto é divulgar uma marca, os profissionais de marketing possuem várias opções para realizar um divulgamento, e o earned media é uma delas.
Dentre as estratégias existentes para divulgação, algumas envolvem pagar para espalhar a palavra, enquanto outras estão relacionadas com a promoção que a sua marca está fazendo em locais onde há um controle total.
Além disso, há também estratégias para fazer com que outras pessoas notem a sua marca, e promovam-a para você. Na prática, essa divulgação boca a boca é essencial para as empresas, principalmente para os negócios de venda online.
Por exemplo, quando um usuário tem boas experiência com um loja especializada em vender controlador de temperatura e compartilha sua experiência de compra, eventualmente outras pessoas podem buscar por “controlador de temperatura digital preço”.
Por outro lado, temos o earned media, que nada mais é do que uma publicidade obtida organicamente por meio de métodos alternativos à publicidade paga.
Trata-se daquele conteúdo desenvolvido que fala sobre a sua empresa e que por algum motivo não foi publicado em canais próprios ou pelos quais você decidiu não realizar o pagamento.
Mas afinal, por que o earned media é tão importante para a saúde de um negócio? Confira a explicação presente neste artigo.
O que é earned media?
Como já mencionamos acima, o earned media, ou mídia espontânea, é qualquer publicação gratuita sobre a sua empresa que foi gerada a partir de métodos orgânicos.
Esses conteúdos podem tratar até mesmo de assuntos específicos, como a implantação de chiller industrial em uma empresa, desde que sejam de fato esse tipo de pauta seja relevante para o público.
Na maioria das vezes, essas publicações são feitas por terceiros e não são pagas ou feitas por você ou a equipe da sua empresa.
Em outras palavras, o earned media é uma das melhores formas de publicidade que a sua empresa pode aderir devido ao fato de reforçar a reputação da sua marca.
Sabemos que a competitividade entre as empresas está cada vez maior, portanto uma empresa especializada em mangueira de borracha, por exemplo, pode aderir a estratégia de mídia espontânea e começar a criar uma nova imagem da organização.
Na prática, o earned media assume várias formas. A estratégia pode incluir alguns aspectos, como:
- Menções ou publicação em artigos online ou artigos de terceiros;
- Links para o seu conteúdo por sites não afiliados;
- Avaliações de entidades terceirizadas não afiliadas;
- Formato de redes sociais.
É interessante dizer também que o earned media também está bastante presente na mídia tradicional, como jornais, revistas e artigos. Além disso, a estratégia também acontece no boca a boca.
Para que você possa entender melhor como o earned media funciona na prática, listamos abaixo alguns exemplos da estratégia:
- Postagens originais de mídia social se referindo ao seu produto;
- Avaliações de clientes online;
- Avaliações de produtos no YouTube, mídias sociais ou blogs;
- Resumo de produtos;
- Recomendações boca a boca;
- Cobertura de mídia de seus produtos/serviços.
Ou seja, as possibilidades são enormes, basta você achar o melhor meio para promover a imagem da sua empresa e de seus produtos ou serviços.
Esse tipo de estratégia pode ser aplicada para qualquer tipo de produto, ou seja, se você possui uma empresa em que o produto é uma torre de resfriamento industrial, por exemplo, o earned media consegue aumentar consideravelmente suas chances de venda.
Quais as diferenças entre mídia própria e paga?
Para que você possa entender melhor o conceito de earned media, vale a pena conhecer as diferenças entre mídia própria e paga. Confira:
Mídia própria
A mídia própria pode ser entendida como qualquer propriedade online que você possui e controla. Um exemplo dessas propriedades são os próprios sites ou blogs.
A partir do momento que uma empresa possui diversos canais de mídia própria, consequentemente obtém um alcance maior em termos de audiência.
Com esse alcance mais amplo, até mesmo um ponto de reciclagem de lixo eletrônico pode ser identificado por várias pessoas que, antes, nem sabiam da existência do lugar.
Obviamente, ao ter um alcance maior, a sua marca acaba criando uma presença mais forte no mercado.
Para explicar melhor, qualquer extensão da sua marca, como uma página em uma rede social, é considerada como mídia própria.
Mídia paga
A mídia paga é todo aquele canal de mídia pelo qual você pagou um valor para alcançar os seus clientes. Esse tipo de divulgação pode acontecer através de promoção de conteúdo pago, anúncios de mídia social e engajamentos pagos para influenciadores.
Tanto a mídia própria quanto a paga são tipos necessários para desenvolver uma estratégia de marketing digital, incluindo cada elemento que trabalhe em conjunto para alcançar os resultados, como aumento de tráfego, maior compartilhamento e engajamento dos conteúdos.
Por que o earned media é importante para o marketing?
É fato que o comportamento atual dos consumidores em partes é influenciado por amigos e familiares.
O mesmo se aplica nos conteúdos que são consumidos online, ou seja, o consumo de um conteúdo de uma empresa de reciclagem de plástico pode ter sido influenciado por outra pessoa.
Atualmente, a grande maioria das pessoas estão conectadas através da internet, portanto, um compartilhamento pode ser visto por centenas de pessoas, ou quem sabe milhares. Muitas dessas pessoas ouvem essas histórias e as usam como uma base para decidir uma compra.
Se isso não foi o suficiente para mostrar que o earned media é importante para um negócio, conheça então seus principais benefícios.
Você não paga nada
Talvez a principal vantagem do earned media é o fato de que você não terá custo nenhum com a estratégia, visto que é uma exposição puramente lucrativa para a sua marca.
Em outras palavras, isso significa que você recebe uma série de benefícios sem a necessidade de aumentar o orçamento do seu marketing.
Portanto, até mesmo para divulgar um estudo de impacto de vizinhança, o earned media consegue executar de forma eficiente.
Aumenta a conscientização
O earned media é uma estratégia bem eficiente para aumentar a conscientização geral da sua marca, indo ainda mais além do que as suas campanhas de marketing podem alcançar.
É interessante dizer também que a mídia adquirida pode ser uma ótima maneira para alcançar clientes em potencial, que encontram-se fora da sua base tradicional, mas que ainda podem ficar interessados sobre os serviços ou produtos que a sua empresa oferta.
É confiável
A confiabilidade está conectada diretamente ao fato de que somente você é o responsável por criar o seu conteúdo próprio ou pago.
Como você provavelmente tem interesse no sucesso da sua empresa, isso significa que não importa quão bem o conteúdo seja produzido, ele não irá corresponder à credibilidade da promoção não remunerada de fãs e clientes fiéis.
Gera um espiral positivo
É certo dizer que o marketing boca a boca é uma ferramenta muito poderosa quando o assunto é criar uma base de clientes. A mídia espontânea fornece à sua empresa um capital social bem valioso, que consequentemente leva a novos clientes.
Isso significa que outras pessoas podem procurar por sua empresa quando ouvirem falar bem dos seus serviços.
Diante desse contexto, é possível notar claramente a importância que a mídia espontânea possui, e como ela pode ser útil para falar sobre diversos assuntos, desde pautas sobre licenciamento ambiental ou outros temas.
Como obter uma mídia espontânea?
Como o próprio nome sugere, a mídia espontânea envolve principalmente uma abordagem mais orgânica. Mas afinal, como é possível ganhar esse tipo de mídia? Entenda:
Conheça seus objetivos e seu público-alvo
Inicialmente, você deve direcionar as seguintes perguntas para você: o que eu desejo alcançar com a mídia espontânea? Para que usá-la? Quando você possui objetivos claramente definidos, logo, a sua próxima campanha tende a ser mais eficiente.
Entre no marketing de influência
Uma forma de mídia espontânea é quando influenciadores estão discutindo ou publicando o seu conteúdo. Ao considerar a ideia de trabalhar com influenciadores, encontre uma personalidade que seja a cara do seu setor.
Desenvolva conteúdos de qualidade
Uma das melhores maneiras para você promover a sua marca é criando conteúdos de qualidade. No desenvolvimento desses conteúdos, lembre-se que você deseja que o seu público compartilhe o material, portanto crie um conteúdo autêntico e útil.
Conclusão
Neste artigo procuramos reunir as principais informações que fazem parte do earned media. Com isso podemos perceber que a adoção da estratégia também é um processo, e nele é necessário ter paciência e cuidado para que os resultados possam surgir.
Para garantir uma boa produtividade, vale a pena considerar a ideia de usar vários canais para interagir com o seu público.
As redes sociais, por exemplo, são uma ótima alternativa para aumentar o engajamento dos seus consumidores, afinal, o relacionamento com o público é essencial para que uma empresa consiga consolidar cada vez mais a sua imagem no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.