O que o marketing pode trazer para seu negócio? Compreender bem o que essa ferramenta pode fazer por sua empresa é o primeiro importante passo a ser dado.
Em seu conceito, é exposto que é uma ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado através de produtos ou serviços com o objetivo de lucrar.
Através dessa ferramenta é identificado as necessidades e desejos não atendidos dos consumidores.
Muitas vezes, estes clientes não precisam de determinado produto ou serviço, mas quando o plano de marketing é bem executado, as conversões aumentam de maneira significativa.
Alinhado com outros conceitos do design, é possível criar um plano eficaz e que trará bons resultados.
Conhecer e entender a pirâmide de Maslow, que compreende e organiza por prioridade, quais são as necessidades essenciais das pessoas é um ponto importante para criar um plano de marketing.
Pode ser alinhada com a teoria das cores, que além de indicar as melhores combinações e aplicações, também desperta desejo, interesse e curiosidade conforme seu aproveitamento.
Tanto que é empregada na antiga técnica de cromoterapia, que consiste em utilizar as cores com intuito de curar ou amenizar doenças e harmonizar o corpo.
Por exemplo, ambientes com coloração azul trazem uma sensação de relaxamento, de calma e ajuda a aliviar o estresse.
Como criar uma estratégia de marketing?
O primeiro passo importante para a criação da estratégia de marketing é conhecer qual seu público-alvo. Por exemplo, uma empresa que comercialize cuba de aço inox para cozinha industrial tem em sua cartela de clientes empresas do ramo alimentício.
Entender quem compra em sua loja ou quem você empreendedor gostaria que comprasse é o primeiro passo e o mais importante nesta jornada. Ao definir este ponto, poderá dar segmento a sua estratégia.
O maior ponto positivo do marketing digital é ser muito mais assertivo e eficaz do que as propagandas tradicionais que eram e são exibidas em comerciais de TV ou através do rádio.
Desta forma, também não é necessário seguir padrões para realizar campanhas online, cada empresa poderá desenvolver o estilo que mais transmita a imagem de sua loja.
Mas há alguns princípios gerais no marketing que sua equipe deverá conhecer para administrar uma loja online. Esses princípios podem ser aplicados de diversas formas dependendo somente do tipo de negócio que sua empresa possui.
Entre os princípios estão:
- Relevância para o público-alvo;
- Pesquisa de mercado;
- Análise competitiva;
- Estratégias de preço.
Para uma estratégia assertiva, iniciar conhecendo seu público-alvo é fundamental. A ferramenta que poderá auxiliar a sua busca, é a pesquisa de mercado, que pode ser realizada através de pesquisas em redes sociais.
Possibilitando que seu futuro cliente exponha seus gostos ou desgostos sobre serviços e produtos.
Em uma empresa que comercializa medidor de vazão, determinou-se através de uma pesquisa de mercado realizada online em uma plataforma, que seu público-alvo era majoritariamente homens na faixa etária de 30 a 40 anos.
Essas pessoas estão em um relacionamento estável ou que cuidam de um imóvel, sendo responsáveis pelas decisões sobre as manutenções necessárias.
Por meio desta pesquisa de mercado, determinou-se o perfil do seu público-alvo físico, logo seriam para vendas business to consumer ou vendas empresa para consumidor.
Outro princípio importante na estratégia é a análise competitiva. O que diferencia sua loja das demais existentes no mercado? Ao se questionar sobre isso, você empreendedor passa a buscar qualidades que não viu em outros sites.
Mas, ao mesmo tempo, precisa encontrar seus pontos fracos com o intuito de melhorá-los e gerar ainda mais valor para sua empresa.
Duas empresas no ramo de selo mecânico realizam atendimentos no centro de São Paulo, ambas possuem certificação e valores similares para o mesmo serviço.
O empreendedor da empresa N1, passou a notar que seus clientes tinham muitas dúvidas em relação à execução do serviço.
Desta forma, o empreendedor passou a produzir conteúdos nas redes sociais explicando o que era, como era feito e quais os benefícios deste serviço, e ao final de cada publicação, colocava um link para atendimento direto, onde poderiam tirar mais dúvidas e agendar o atendimento.
Através das estratégias de preço, é fixado os valores dos produtos de sua loja online, sendo essa a parte mais importante do processo, pois afeta tanto a experiência do cliente quanto a receita.
Há duas maneiras de se realizar a precificação, sendo uma baseada em custo e uma baseada em demanda. A precificação baseada em custo é quando a empresa cobra de seu cliente os custos.
Por exemplo, uma empresa que comercializa termopar tipo J, tem o custo por unidade de R$ 8,00, sem incluir os custos variáveis. Na venda para o cliente, essa peça passa a custar R$ 32,00, valor que cobre os custos e gera lucro para o empreendedor.
A precificação baseada na demanda é realizada através do valor que as empresas consideram que aquele produto vale.
Em determinada época, houve uma falta muito grande de engate rápido, peça que auxilia na conexão ou desconexão de partes de um sistema hidráulico de forma manual.
Desta forma, empresas que ainda tinham algumas peças à venda realizaram a precificação por demanda com o intuito de aumentar sua lucratividade. Porém não é somente nesse cenário que esse tipo de precificação é utilizado.
Pode ser usado para precificar serviços manuais, onde se leva em consideração o tempo utilizado para determinada função, conhecimento e execução, o uso é muito comum em áreas artesanais.
Dicas de marketing para lojas virtuais
Existem várias etapas que o dono de um e-commerce deve seguir para conseguir administrar a sua loja online, então separamos alguns pontos que devem ter total atenção.
Realize um bom planejamento
Através do planejamento, permite que lojas virtuais desenvolvam diversas ações. Com o marketing digital, lojas podem investir em interações com o público que sigam uma frequência, gerando engajamento para a marca.
Crie sua identidade
A estruturação de identidade de marca também é conhecida como branding, que é um trabalho de suma importância e que define sua empresa. Pontos como posicionamento de marca, valores, missão e objetivo estão vinculados a essa construção da marca.
Segmente seu público
O público-alvo de sua loja é diversificado, por mais que seu nicho de mercado seja bem específico. Tenha em mente que pessoas pensam diferente e pedem ações diferentes.
Imagine uma empresa de calibração de equipamentos que possui atendimento técnico. Um consumidor em potencial acabou de conhecer sua marca e não considerava fechar um dos serviços oferecidos pela sua empresa.
Após o primeiro contato, a empresa compreendeu suas necessidades e criou um atendimento personalizado para este consumidor.
Lembre-se de que cada cliente tem uma necessidade a ser atendida, mesmo que esteja dentro da segmentação do público.
Invista em conteúdo
O investimento em conteúdo não é somente realizar propagandas, anúncios e outros, é conectar-se ao seu público e compreender quais as necessidades existentes naquele momento.
Graças à internet, os consumidores ficaram ainda mais exigentes, buscando ativamente informações para ter suporte ao decidir sua compra. Desta forma, não utilizam somente sites de buscas, mas também redes sociais.
O impacto de boas resenhas realizadas online permite que o consumidor prefira um produto do que o outro que exerce a mesma função, e isso independente da variação de preços.
Além de querer alinhar bons preços com tecnologia como em uma compra de uma máquina extrusora de plástico, o consumidor atual busca marcas que realizam suporte e atendimento para esclarecer suas dúvidas.
Assim, torna-se necessário investir e compartilhar conhecimentos. Antes as compras eram realizadas baseadas no valor do produto, mas dificilmente essa nova leva de consumidores irá focar somente nisso.
Tenha um site preparado para que os clientes sintam-se bem-vindos e gere o desejo de compra.
Grandes marcas no setor têxtil passaram a investir nas técnicas citadas anteriormente. Uma das grandes novidades para essa geração é a implantação de provadores virtuais em seus sites.
Isso permite que o comprador tenha uma visão clara de como determinada peça irá se comportar no corpo deste consumidor, evitando possíveis trocas e trazendo a atenção para novos métodos de compra e venda.
Outra referência, são as lojas de materiais de construção. Com o boom do “faça você mesmo”, as lojas neste segmento passaram a arrecadar muito mais, gerando interesse dos compradores de conhecer peças variadas, como uma conexão hidráulica.
Dessa forma, o marketing digital torna-se um aliado grandioso na elevação de uma loja virtual, permitindo que o acesso seja democrático e de abrangência nacional e internacional em alguns casos.
Assim, pode-se entender que a internet é o maior portal de compra e venda no mundo e com as ferramentas adequadas, planejamento e investimento, permite que empresas sigam expandindo em todo o território.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.