Atender bem para atender sempre, esse antigo dito popular é atemporal e independente de quantos mecanismos uma empresa possa investir na sua estrutura em geral, o bom atendimento ainda será a alma e o diferencial para o crescimento de qualquer negócio.
São diversos benefícios que as empresas que investem em formas de organizar para melhor atender podem alcançar, como por exemplo:
- Mais satisfação do público-alvo;
- Aumento da propaganda boca a boca;
- Diminuição no número de reclamações;
- Aumento do índice do retorno do cliente;
- Aumento de credibilidade no mercado;
- entre outros.
Produzimos esse artigo para apresentar formas de organizar e melhor atender os clientes, podendo ser utilizados nos segmentos do varejo, industrial ou construção civil. Gostou do tema? Então venha conosco e confira.
Utilize a classificação do cliente
É necessário criar uma espécie de classificação para cada tipo de cliente. Os Bancos, por exemplo, costumam usar a nomenclatura “cliente A” ou “cliente S”, para que seus atendentes saibam, de certa forma, quais são os mais importantes para a instituição.
Com uma empresa que vende compressor parafuso, por exemplo, é a mesma coisa! É necessário listar aqueles que mais consomem o produto de uma maneira que o agente de vendas compreenda sua importância assim que ele entrar em contato.
Para isso, os softwares de atendimento tendem a ter essa ferramenta de classificação disponível, no entanto, nem todas as empresas fazem uso dela, por isso recomendamos que comece a utilizar agora mesmo.
Alinhe previamente as condições especiais
Como mencionado acima, determinado cliente pode ter uma classificação diferenciada e com isso, ter alguma condição especial para pagamento que os outros não tem.
É indispensável que o atendente tenha esse conhecimento no momento em que estiver negociando ou emitindo um pedido para o cliente.
Se o cliente quer comprar amplificador de som, por exemplo, e menciona que tem alguma condição em especial na empresa e o atendimento não sabe, já deve ser considerado um problema de comunicação sério entre empresa e cliente.
Não pense somente na venda
Você pode vender muito esse semestre, mas somente um bom atendimento é que vai garantir que você venda no outro semestre. E quando falamos de bom atendimento, não estamos apenas mencionando os lucros/vendas, mas também as formas que a empresa lidou com seus prejuízos.
Em outras palavras, é importante que a empresa tenha algum funcionário responsável por solucionar as reclamações da melhor maneira possível. É fundamental que as reclamações sejam solucionadas em um tempo considerável.
Nem sempre uma reclamação é ruim, desde que o cliente se sinta satisfeito com a forma que a empresa lidou com o problema. Logo, se você tem uma especializada em luva de vaqueta, por exemplo, solucione as reclamações da melhor maneira e no menor tempo possível.
Deixar com que uma reclamação perdure por muito tempo, só aumenta a insatisfação com o atendimento e consequentemente a imagem da empresa na web vai sofrer desgaste.
Essas foram as dicas que separamos para os empreendedores que estão procurando as melhores maneiras de organizar o atendimento aos clientes. Compartilhe!
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.