O marketing digital foi um caminho que se abriu com o advento da internet no fim dos anos 90. O tempo avançou e aumentou-se o número de usuários conectados a redes, e os mecanismos online foram se aprimorando para melhorar a apresentação de empresas dentro desse ambiente.
Hoje o marketing digital já é uma realidade, sendo indispensável para empresas de todos os ramos do mercado. Suas técnicas podem trazer uma série de benefícios em curto e longo prazo como, por exemplo:
- Aumento do reconhecimento e marca na web;
- Aumento no número de vendas;
- Aumento na conversão de clientes;
- Conhecimento popular da marca;
- entre outros fatores.
Em consequência disso, o marketing digital trouxe consigo uma competitividade notória entre as empresas e resolvemos produzir esse artigo para explicar um pouco sobre as ferramentas onde essas empresas mais competem entre si para alcançar o consumidor final.
Gostou do tema? Precisa saber mais sobre marketing digital e as formas de alcançar o cliente? Então venha conosco e confira.
O SEO e os mecanismos de busca
O SEO é uma sigla utilizado para “Search Engine Optimization”, traduzindo para o português significa “otimização para mecanismos de buscas”.
A Google tem em seu planejamento base, fornecer um site de busca que condicione o usuário da internet a encontrar o que ele quer em questão de segundos.
Se um usuário da web está pesquisando “usinagem de precisão”, por exemplo, as empresas que melhor trabalharam as ferramentas do SEO dentro da rede de internet, aparecerão na primeira página de busca do Google.
O Google periodicamente atualiza suas ferramentas para oferecer um resultado cada vez melhor e preciso aos seus usuários e ela determina para as empresas, quais são os principais fatores para que se alocam nas primeiras páginas de pesquisa.
Daí advém uma das maiores competitivas no marketing digital entre empresas, que é a busca pela primeira página do google.
O marketing de conteúdo e a influência no SEO
Uma das principais ferramentas para colocar uma empresa como relevante ao Google, é investir no marketing de conteúdo.
Para fazer isso, é importante que uma empresa utilize blogs, canais no Youtube e as redes sociais, para expor seu produto, sempre utilizando palavras-chaves como, por exemplo, “formas de caixa de papelão”, se ela for uma fabricante deste produto.
A principal intenção do google é criar uma certa competitividade entre as empresas que investem em marketing digital e com isso, melhorar a qualidade da apresentação dos produtos, como também o visual dos websites em geral, deixando uma internet mais limpa e bem formatada.
A busca pelo melhor marketing de relacionamento
O marketing digital e o marketing de relacionamentos nas últimas décadas andam lado a lado. Em consequência disso, o marketing de relacionamento se tornou também uma queda de braço entre empresas que competem no mesmo segmento.
Isso acontece porque se um cliente precisa comprar uma batedeira industrial, por exemplo, ele vai encontrar através dos sites de busca e do marketing digital, as empresas que vendem esse produto.
E daí, inicia-se uma queda de braço entre essas empresas, para mostrar quem tem o melhor produto, o melhor preço, o melhor atendimento e todas as outras ferramentas que são usadas para conquistar esse cliente em potencial.
Por isso, investir no marketing de relacionamento é fundamental para respaldar todas as outras ações de marketing digital e com isso, aumentar as hipóteses de desbancar a concorrência.
Esperamos que essas dicas sejam importantes para você que está aprendendo sobre marketing e precisa investir na sua empresa. Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.