Blog do Marketing

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo inteiro, e tem crescido cada vez mais devido à sua grande diversidade e opções de formatos, como feed, stories, reels e IGTV. 

Devido às suas inúmeras opções, o Insta se tornou o “queridinho” da maioria das pessoas, inclusive de empresas que buscam divulgar suas marcas e atrair mais clientes para o seu negócio. Segmentos variados como a venda de luva de vaqueta até consultores financeiros, já utilizam a plataforma para divulgar seu trabalho. 

Por causa de todo esse sucesso, é sempre importante ficar de olho nas mudanças que estão por vir dentro do aplicativo, e acredite, em 2022 nós teremos muitas!

Pensando nisso, nós separamos tudo o que muda nos algoritmos do Instagram em 2022 e quais são seus principais impactos. Confira tudo neste post!

O que é o algoritmo do Instagram?

O algoritmo do Insta é o responsável por organizar para seus usuários, os conteúdos que são mais relevantes para eles, de acordo com seu gosto pessoal, interesses e curtidas que você tem dentro da plataforma. 

Se você segue muitas páginas que falam sobre descarte de lixo eletrônico, por exemplo, vê vídeos sobre o tema e curte publicações sobre, a plataforma irá otimizar o sistema para que apareçam publicações semelhantes sobre isso. 

Ou seja, o algoritmo propõe para você, sempre mostrar os melhores conteúdos de acordo com a sua relevância pessoal, quanto mais você usar o Instagram, mais ele consegue coletar dados e mostrar publicações e conteúdos que sejam compatíveis com o que você consome. 

Quais as mudanças para 2022?

Desde 2016, o feed do Insta funciona mostrando as publicações de acordo com seu gosto, mas, 6 anos depois, tudo isso vai mudar, pois foi anunciada a volta do feed cronológico e de mais dois feeds diferentes, opcionais para as pessoas. 

Para quem não conhece, o feed cronológico ao invés de aparecer as publicações de acordo com o algoritmo, aparecem os posts mais recentes de acordo com a data de postagem, além disso, os outros dois modelos de feed são: “home” e “favorites”. 

O primeiro é basicamente, a versão padrão que estamos acostumados hoje, com o feed organizado pelo algoritmo e seus gostos, já o segundo, você pode selecionar os seus perfis preferidos para que eles apareçam como prioridade para você. 

Além disso, vale ressaltar também, que os stories poderão ser curtidos, ou seja, além do engajamento padrão como envio de emoji ou a resposta em enquetes, agora será possível dar like, sendo mais uma forma de interação disponível. 

 

Quais os impactos dessas mudanças?

Por mais que não pareça, essas mudanças impactam bastante o algoritmo do Instagram, e isso se dá muito por conta do feed cronológico. Com a volta desta ferramenta, fica muito mais importante você programar seus posts com horários estratégicos e de alta visualização. 

Antes talvez isso não fosse tão importante, mas agora se você quiser se manter em alta, é preciso pensar em todo um cronograma de horários, com os que são mais visualizados pelo público. 

Além disso, com a função favorites e a home padrão, ainda é necessário manter um alto nível de seus conteúdos, sendo relevante para seu público e ainda mais atrativo, se você trabalha com bucha de nylon, por exemplo, tente sempre inovar e trazer mais curiosidades para se manter em alta. 

Por último, as curtidas no stories também interferem nos algoritmos, já que é mais uma forma de engajamento e de metrificação para você saber o que as pessoas estão achando do seu conteúdo. 

Quanto mais like você tiver em um stories, mais dados você terá e as pessoas estão aprovando o seu conteúdo e sua maneira de postagem. 

O Instagram promete várias mudanças durante 2022, então é preciso ficar de olho em quais delas podem impactar diretamente o seu negócio, busque estudar e se adaptar a elas, principalmente a volta do feed cronológico, que promete mudar a ordem de postagens e como funcionará a plataforma. 

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Compartilhe