Ter sucesso na rede social hoje em dia não é mais um diferencial nos negócios, é algo essencial para manter a lucratividade de uma empresa.
É aquela história de que não existem mais empresas e negócios que lucre sem estarem inseridos nas mídias sociais, e não é mais uma história, tornou-se um fato muito importante que deve ser levado em consideração se você quiser ter um negócio que gera lucros.
Isso significa que até mesmo empresas de segmentos industriais, como uma empresa de tratamento de água, devem se atentar para promover conteúdos e gerar interação nas redes sociais.
Quanto pensamos nisso, sempre vem à mente que alguns perfis conseguem ter mais sucesso que outros, ainda que poste conteúdos parecidos e de mesmo segmento. Mas por que isso acontece? E como fazer para de fato ter sucesso nas redes sociais de forma escalável?
Preparamos este artigo para você saber e ter um discernimento para ter sucesso nas redes sociais, seja do seu perfil pessoal ou para promover sua empresa de serviço de corte a laser.
Importância de ter sucesso nas redes sociais
Antes de conferir com detalhes as dicas para garantir o sucesso nas redes sociais, é importante entender porque esse processo é importante, e que não é algo robótico e automático.
Em primeiro lugar, não poderíamos deixar de destacar que o brasileiro é uma das pessoas que mais gosta de redes sociais, com uma média de 70,3% da população total do país estando presente em pelo menos uma das principais redes.
Além disso, os brasileiros em geral tendem a passar mais horas online do que a média global, e através dessas redes sociais, tudo pode ser feito, como:
- Entretenimento;
- Comunicação e relacionamento com outras pessoas;
- Compras;
- Pesquisa de produtos;
- Pesquisas de informações.
Com isso, pode-se dizer que as redes sociais são a força motriz que pode impulsionar qualquer tipo de negócio, seja venda de produtos para cabelo, até venda de peças como um isolador pilar 15kv.
Dessa forma, é fácil entender que a importância de ter sucesso nas redes sociais está principalmente no fato de que é lá que as vendas podem acontecer, e é lá que os clientes estão.
Ou seja, há muito as redes sociais deixaram de ser um perfil para se comunicar com outras pessoas de outros lugares, ou para tirar fotos bonitas.
Agora é uma forte e poderosa ferramenta para impulsionar os negócios de diversos segmentos, até mesmo segmentos industriais ou de construção, como venda de calha de fibra de vidro.
Com isso, a presença nas redes sociais é mais uma forma de ganhar visibilidade, clientes e ter sucesso. Portanto, sempre que tiver dúvidas sobre a importância das redes sociais para seu negócio, pense nesses aspectos citados.
Ou ainda melhor, prove através dos resultados obtidos com as dicas que daremos a seguir:
Dicas para ter sucesso nas redes sociais
Agora que você entendeu a importância de impulsionar o sucesso do seu negócio nas redes sociais, independentemente se for loja de roupas, ou empresa de locação de lixadeira, chegou o momento de irmos para as principais dicas para gerar esse sucesso.
E claro, assim você poderá aproveitar ao máximo as mídias sociais e ferramentas que essas plataformas oferecem para alcançar as pessoas certas e obter os resultados expansivos. Confira!
Entenda sua persona
A primeira dica para garantir o sucesso nas redes sociais é entender quem realmente pode fazer sua rede social ser um sucesso, que são seus clientes em potencial.
E para saber quem são, o primeiro passo é criar a persona e entendê-la, que nada mais é do que um personagem semi fictício que representa todo o seu público ideal.
Eles que podem impulsionar e engajar o seu perfil, seja curtindo, comentando, ou compartilhando os conteúdos que sua empresa posta nas redes sociais. Então, o que seria mais primordial do que entender a persona do seu negócio?
Para entender essa importância, pense em quando um ente querido ou familiar visita sua casa, você prepara a comida que ele gosta, proporciona o entretenimento adequado e basicamente decora todo o espaço ao gosto dele.
As chances são de que essa pessoa ficará muito feliz com o tempo que passou com você e desejará voltar. Da mesma forma que essa ilustração, quem merece toda atenção é o seu cliente.
Você precisa conhecê-lo muito bem para preparar o conteúdo ideal para ele e incentivá-lo a curtir, compartilhar e interagir nas redes.
Independentemente se o seu negócio for serviço de levantamento planialtimétrico preço, ou venda de produtos fitoterápicos, a aposta principal é sempre conhecer e agradar a sua persona.
Portanto, para ter sucesso nas redes sociais, é importante criar e entender a persona do seu negócio.
Escolha a plataforma certa
Depois de saber quem é sua persona, e consequentemente o seu público, você logo perceberá que algumas plataformas são mais visitadas do que outras pelo público do seu negócio.
Isso é reconhecido pela análise e estudos aprofundados da sua persona, ok?
Os Millennials (Geração Y – também chamada de geração da Internet) tendem a estar mais presentes no Instagram e no YouTube. Portanto, se o público do seu negócio for esse perfil, não faz sentido criar postagens no LinkedIn voltadas para eles.
Existem diversas redes sociais que trazem diferentes públicos e opções. Porém, não adianta querer trabalhar com todas as redes, você só ficará sobrecarregado e desperdiçará recursos preciosos.
O ideal é descobrir qual é a rede social mais visitada pelo seu público e investir pesado nisso. Se ainda tiver dúvidas, volte ao tópico anterior e estude melhor a sua pessoa.
Mas existe também a estratégia de estar presente em todas as redes, a fim de criar uma autoridade. No entanto, o indicado para isso é contratar uma equipe preparada para atender a todas essas demandas.
Afinal, não adianta estar presente em todas as redes sem uma estratégia concreta e de qualquer jeito.
Crie conteúdo exclusivo para cada plataforma
Algumas empresas que operam em múltiplas redes sociais cometem um erro grave: publicam o mesmo conteúdo em todas as plataformas. O texto do Facebook pode não rolar bem no Instagram. Isso é fato. A começar pela formatação da legenda.
O ideal é adaptar o conteúdo de acordo com a plataforma utilizada, e isso serve tanto para uma empresa que presta serviços de análise de ruído, como para lojas que vendem cosméticos veganos.
.
O LinkedIn é um bom exemplo disso. Em vez de usar postagens semelhantes ao Facebook, ele se beneficia melhor de um conteúdo mais rico, principalmente por ser uma rede social profissional.
Como o LinkedIn é voltado para profissionais e empresas, ele oferece espaço para artigos e textos longos.
O Instagram é completamente diferente. Sua plataforma é visual e o texto tem pouco espaço. A descrição do post fica em uma área discreta e tem um número bem pequeno de caracteres antes do espaço “Mais Informações”.
Portanto, fotos e vídeos são a melhor forma de chamar a atenção nesta rede, seja para vender roupas, ou porta paletes para corredores estreitos, por exemplo.
Crie conteúdo que resolva uma dor
É preciso resolver a dor dos seus clientes, desde antes de oferecer o serviço que soluciona essa dor.
Ou seja, nas redes sociais, o seu público vai ser movido a seguir a sua página ou perfil se perceber que seu negócio resolve um problema. Há pessoas que procuram conteúdo divertido e informativo. Há também quem busque dicas práticas, guias e infográficos de turismo.
Tudo depende do público, mas uma coisa é certa: todos querem algo que os ajude a resolver suas necessidades diárias.
Poucas pessoas vão a uma rede social para visualizar anúncios ou fotos de produtos. O que realmente desperta interesse em uma marca é o valor que ela oferece ao cliente. Portanto, o conteúdo útil é a melhor maneira de envolver os consumidores e convencê-los a comprar.
Crie CTAs eficazes
Para ter sucesso nas mídias sociais, um CTA é de fato indispensável. Um CTA, ou call to action, é um texto que encoraja o leitor a fazer algo, seja curtir, seguir, comentar ou compartilhar. É exatamente o CTA que conecta o conteúdo útil criado com o processo de vendas.
Você pode usar essas chamadas para impulsionar o envolvimento do público e melhorar as métricas do site. Para isso, você pode usar uma pergunta, pedir comentários ou até mesmo marcar amigos.
Outra opção é usá-lo para venda. As chamadas para ação também podem ser solicitadas para visitar uma página ou postagem de blog ou até mesmo para baixar conteúdo. O sucesso vem exatamente das ações dos seus clientes, lembre-se sempre disso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Para conhecer mais detalhes sobre o serviço de Envio de SMS, clique aqui!