Aprenda a montar estratégias com o cupom de desconto

Você sabia que no comércio eletrônico oferecer os tão conhecidos cupom de desconto é uma das melhores estratégias para aumentar as vendas e conseguir estabelecer um atrativo ao público.

Pois bem, com um planejamento adequado, os cupons de desconto podem ser um recurso chave para atrair novos clientes para o seu negócio, aumentando sua média de vendas e tendo reflexos positivos até mesmo na fidelização do público.

Não é segredo para ninguém o quanto os clientes amam um desconto ou algo que torne a venda mais interessante, como é o caso dos cupons de desconto, frete grátis ou até mesmo um brinde.

Diante disso, os comércios eletrônicos que não aplicam os cupons de desconto e não entendem a necessidade desse recurso acabam perdendo e muito ao serem comparados com a constante competição no mercado.

Ou seja, ao considerar sua empresa de topografia ou até mesmo um negócio relacionado a acessórios, para conseguir um destaque e um atrativo ao público, os cupons de desconto são extremamente necessários e devem ser sempre considerados.

Por isso, montar estratégias com o cupom de desconto é extremamente necessário, pois essa ação tende a conquistar o público, dando aquele empurrãozinho que falta para ele consumir e entrar em contato com a sua empresa.

Sendo assim, para os lojistas que ainda resistem a essa estratégia, é importante saber que essa tática está em alta e que ao ser bem aplicado os cupons de desconto tendem a gerar resultados incríveis.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre os cupons de desconto, evidenciando a sua significação, quais são os benefícios do cupom de desconto para o e-commerce, sua importância e como elaborar essa estratégia. Vamos lá!

O que são os cupons de desconto?

Esse recurso e técnica nada mais é do que um código formado por números ou letras que as lojas virtuais disponibilizam para diferenciar os compradores e oferecer preços que sejam atrativos e interessantes para todos.

Os cupons possuem formatos, regras e limitações diferentes dependendo da estratégia de marketing estabelecida pelo e-commerce, podendo ser aplicado para a realização de mais vendas ou até mesmo para tornar sua loja mais popular.

Existem cupons especiais para categorias ou produtos específicos para a primeira compra e para usuários que deixam itens no carrinho mas ainda não concluíram a compra.

Ou seja, ao imaginar sua loja online de placas PVC personalizadas, os cupons podem ser exatamente o empurrãozinho que faltava para o público consumir e se sentir motivado para interagir com a sua empresa.

Se você quer saber como fazer um cupom de desconto no marketplace, por exemplo, pode utilizar um modelo para compras acima de determinado valor ou quantidade de produtos, entre outras coisas.

Por isso, o importante ao se tratar dos cupons é justamente estabelecê-los através da sua loja online, pois esse fator tende a ser um recurso chave para atrair o público e gerar cada vez mais vendas.

Benefícios dos cupons de desconto

Antes de aprender a oferecer cupons de desconto, é importante entender como essa tática afeta positivamente o comércio eletrônico e o quanto ela tende a ser decisiva em relação aos resultados e as vendas em seu negócio.

Uma das vantagens da utilização desse recurso é o aumento das vendas e do ticket médio, pois essa estratégia é uma espécie de gatilho mental para estimular o cliente a comprar com benefício.

Os cupons também ajudam a direcionar promoções para diferentes clientes. Por exemplo: é possível criar uma ação de cupom de desconto apenas para novos cadastros e outra para consumidores que compram de forma recorrente.

Sendo assim, para que você diante da sua empresa de estamparia de metais entenda o quanto os cupons de desconto são decisivos, confira os principais benefícios ao utilizar desse recurso.

  • Incentivo a conclusão da compra;
  • Estimula os usuários;
  • Reduz o impacto negativo da sazonalidade;
  • Melhora na taxa de conversão;
  • Campanhas muito mais impactantes;
  • Aumento nas vendas.

Logo, ao destacar esses benefícios fica claro o quanto os cupons de desconto tendem a ser a estratégia certa para que seu e-commerce tenha cada vez mais vendas e resultados totalmente animadores.

Por isso, ao imaginar seu e-commerce que trabalha com painel de comando para poço artesiano, os cupons de desconto são extremamente importantes e tendem a fazer a diferença em relação aos resultados e a relevância da sua empresa nesse meio tão competitivo.

Importância do cupom de desconto 

Os cupons de desconto são importantes, pois eles cultivam os clientes e trabalham com remarketing para gerar vendas para a empresa, não só atraindo mais fazendo com que o público tenha os motivos certos para voltar a consumir.

Por exemplo, um cupom comemorativo ou de aniversário representa o interesse da empresa em aproximar o consumidor sem contar que lojas que oferecem descontos na primeira compra ou após determinado valor de compra irão incentivar o consumidor a finalizar a compra. 

Os cupons de primeira compra são cruciais para a conversão de vendas, onde muitos clientes são motivados a comprar o produto para conhecer a marca. Além disso, faz com que você conheça melhor seu público. 

Ou seja, diante da infinidade de cupons e possibilidades que existem, esse recurso pode acabar sendo o que faltava para que seu negócio de levantamento planialtimétrico georreferenciado tenha sucesso e consiga estabelecer em suas ações cada vez mais assertividade.

Os cupons não precisam ser simples descontos no valor total do produto, podem ser cupons de frete grátis ou vale-compras, com valor definido de R$ 50,00 ou percentual de compra em 20%, 30%, 70%. 

Além disso, você pode usar cupons para segmentos específicos de público ou para todos, dependendo do número de itens comprados ou datas comemorativas, tendo essas variações e possibilidades a serem consideradas.

Como elaborar uma estratégia de cupom de desconto?

Uma boa estratégia de cupons deve levar em consideração o interesse do cliente e o objetivo de aumentar as vendas sem perder de vista a margem de lucro do seu negócio.

No entanto, a questão que permanece no ar é como desenvolver uma estratégia eficaz de cupom de desconto. Logo, para que isso fique claro, confira como elaborar uma estratégia de cupom de desconto e ter o máximo de assertividade.

1 – Defina o objetivo da campanha de desconto 

Como em todas as atividades de marketing e vendas da loja online, as campanhas de desconto devem ser planejadas para corresponder às metas do proprietário da loja. 

Afinal, há uma razão para você estar oferecendo seus produtos por menos do que o preço original, não é? Conheça os principais:

Queimar estoque

Quando há o anseio de reduzir o volume de mercadorias estagnadas e gerar o capital necessário para adquirir novos produtos.

Atrair novos clientes

Usar os descontos como argumentos para incentivar as vendas. Envolva o relacionamento geralmente quando o cupom é oferecido à base de clientes existente.

Competir com os concorrentes

Em situações em que nenhuma outra campanha de comércio eletrônico está em execução ou há uma campanha nacional como a Black Friday.

Com tudo isso em mente, pense em qual é a sua estratégia. Isso ajudará você a determinar o tipo de promoção mais adequado para alcançar o que deseja.

Digamos que o objetivo da sua empresa de portaria remota Curitiba seja queimar o estoque enquanto você deseja ter um ticket médio a alto. Um bom exemplo de cupom de desconto é o progressivo.

Os descontos progressivos aumentam a porcentagem do valor da compra com base nos gastos do cliente.

Eles podem ser calculados em valor ou em número de moedas. Por exemplo, 10% de desconto nas compras acima de 100 reais ou 20% de desconto nas compras acima de 150 reais.

Outra opção para este tipo de promoção: 40% de desconto na compra de 1 item, 50% de desconto na compra de 2 itens, 60% de desconto na compra de 3 ou mais itens

2 – Calcule o preço mínimo para venda 

Se você sabe precificar seus produtos de e-commerce, deve saber o valor mínimo que pode vender para evitar prejuízos.

Finalmente, ao determinar o preço de um produto, você tem que levar em consideração o custo do produto, incluindo os custos fixos da empresa, considerando até mesmo um TCRA ambiental se for necessário.

Mas lembre-se de que as estratégias de cupom de desconto geralmente envolvem campanhas de marketing que exigem investimento adicional. 

Por isso, é importante considerar esses valores na hora de definir a margem de desconto que será aplicada aos produtos.

3 – Desenvolva uma boa campanha de marketing 

Como comentamos brevemente acima, quando se trata de lidar com descontos. É importante considerar o uso de uma campanha de marketing para atrair clientes. Sem esse tipo de estratégia, você raramente terá o sucesso que espera e precisa.

É por isso que é uma boa ideia ter um bom plano de marketing que inclui:

  • Anúncios pagos em diversos canais;
  • Implementação de redirecionamento;
  • Publicações em redes sociais;
  • Ativação do cliente através de e-mail marketing.

Ou seja, ao considerar sua empresa que trabalha com tomador de pressão, ao desenvolver uma boa campanha de marketing que coloca em destaque os descontos oferecidos os clientes tendem a se aproximar e os resultados serão ainda mais positivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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