Já ouviu falar em storytelling estratégico? Essa ação é essencial para quem deseja ter sucesso no mercado e construir uma boa imagem da empresa e conquistar clientes!
Afinal, são muitos fatores que envolvem uma organização, e quando se trata em contar histórias, é preciso ter um bom planejamento para transmitir informações com narrativa apropriada para atrair a atenção do público e enganá- los.
Sabemos que o marketing digital oferece muitas oportunidades para que as empresas impactam o público com suas campanhas de publicidade.
Uma fábrica de embalagens plásticas, por exemplo, pode usar o storytelling para conquistar o público alvo através de uma narrativa e convencê-los que a sua marca oferece o melhor produto, com a solução para os seus problemas, através de uma campanha estratégica.
Isso é possível através de um bom planejamento é uma construção da narrativa para levar histórias cativantes ao público.
Quer saber mais sobre essa estratégia e como criar uma para a sua empresa? Continue lendo e confira!
O que é storytelling
Storytelling é um definido por um termo em inglês, em que “Story” significa história e “telling”, contar. Em outras palavras, storytelling é, basicamente, uma forma de contar histórias através de imagens, vídeos, áudios, com técnicas que impactam o público por meio da narrativa ao transmitir uma mensagem d e forma inesquecível.
Basicamente, é a forma de envolver pessoas e engajá- los, por isso, muitas empresas adotam a estratégia de storytelling em suas campanhas, inclusive, ao aplicar o marketing.
Fabricantes de placa de circuito impresso, por exemplo, também podem usar essa técnica no marketing de conteúdo, a fim de impactar o público específico e conquistar mais vendas através de ações estratégicas inovadoras.
Mas afinal, como contar histórias de como engajar o público-alvo com a sua marca ao criar um storytelling estratégico? Confira a seguir!
Como criar um storytelling estratégico na sua empresa?
Quer construir uma narrativa de sucesso para a sua empresa de se destacar? Saiba como fazer um storytelling estratégico!
1. Colete informações
Antes de tudo, é preciso começar a reunir informações sobre a sua empresa, inclusive sobre quem é o seu público alvo e a definição da personal. Isso ajuda a entender qual é a dor do cliente e o que atende suas necessidades.
Logo, se a sua marca atua com martelete demolidor, por exemplo, para fazer o storytelling é preciso reunir o máximo de informações como visão, missão, fundação, histórias marcantes da empresa, entre outros, para construir uma narrativa de sucesso.
2. Seja verdadeiro
Com as informações coletadas, decerto que será possível criar conteúdos mais assertivos para textos do blog da empresa. Porém, a história pode ser feita nos diferentes formatos no storytelling, mas é preciso ser verdadeiro com o que deseja transmitir.
Você deve seguir as etapas de introdução, desenvolvimento e conclusão na sua narrativa, mas sempre com informações verdadeiras!
Caso crie personagens fictícios nas sua história, é preciso deixar claro desde o início, a fim de ser transparente com o seu público, e mesmo assim conseguir impactar o público e conquistar clientes.
3. Use gatilhos e a emoção para envolver pessoas
Para impactar o público com o storytelling e conquistar mais clientes na sua empresa, é preciso usar gatilhos e a emoção para engajar.
Além de ser transparente e verdadeiro com a sua narrativa, a emoção é uma das técnicas indispensáveis no storytelling. Afinal, é o que permite gerar a conexão de entre marca e pessoas.
Outro fator importante é gerar conflito na sua história, pois, é o gatilho ideal para manter a atenção do público ao vai conduzir toda história para entenderem como a marca trabalha para resolver a situação.
Agora que você já conhece algumas dicas sobre como criar um storytelling, que tal construir uma narrativa para conquistar mais clientes na sua empresa: Gostou do post? Compartilhe!
Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.