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O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens do mundo. Possui mais de 1,5 bilhão de usuários ativos mensais e 450 milhões de usuários diários. 

O Brasil é um dos países que mais usa a plataforma, portanto, se tem um e-commerce que vende roupa ou mesmo transformador de solda, preze pelo bom atendimento por lá. Quer saber mais e melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

Por que usar o WhatsApp?

Como empresa, é importante estar presente onde seu público está. E além do WhatsApp ser extremamente popular, pode ajudá-lo a se comunicar com os clientes, tanto quanto em qualquer rede social.

Na verdade, existem apenas 25 países no mundo onde o WhatsApp não é líder de mercado. Além de sua popularidade, as empresas podem usá-lo em estratégias de marketing, vendas e atendimento ao cliente. Então, coloque sua luva de vaqueta e prepare-se para aumentar suas vendas pelo app. 

É um canal de comunicação valioso

Como uma equipe de atendimento ao cliente, existem muitos canais em que eles podem entrar em contato com você. Dentre eles temos:

  • E-mail, 
  • Chatbot, 
  • Redes sociais e 
  • Telefone.

Ter várias destas possibilidades é importante. De fato,alguns estudos apontaram que cerca de 35% dos clientes esperam poder ter este diálogo por meio de qualquer canal de comunicação. 

E num mundo tão ágil e dinâmico quanto o nosso, isso é mais do que aceitável, correto?

Com o WhatsApp, os responsáveis pelos atendimentos podem interagir com os clientes até em escala global. Ele traz o chat ao vivo, onde há espaço para uma abordagem mais pessoal e amistosa e emojis divertidos, além de ser leve e caber em qualquer smartphone.

Sempre que alguém quiser registrar uma reclamação ou agendar uma chamada de serviço, pode fazer esta interação bidirecional e, o melhor, nem precisará visitar o site da empresa. 

Há recursos de chatbot

Assim como o chat ao vivo, o WhatsApp também possui recursos de chatbot. Isso significa que você pode responder automaticamente a perguntas comuns com este serviço, para que sua equipe de atendimento ao cliente gaste mais tempo em questões que demandam uma atenção especial.

Por exemplo, você é gestor numa fábrica de lençol de borracha. O chatbot pode ficar responsável por informar valores.Porém, quando o assunto for problemas com a entrega ou o material, um funcionário cuidará disso pessoalmente.

Além disso, pelo chatbot você pode configurar saudações ou mensagens de ausência, o que pode ajudar a reduzir o tempo de resposta. Isso faz com que ganhe pontos, pois não deixará ninguém esperando por horas.

Faça uma pesquisa, pois há marcas sérias que trabalham apenas neste setor.

Depois de tudo isso comentado, porque não tirar suas ideias do papel, dar cursos e palestras sobre como usar o WhatsApp no dia a dia e tirar proveito disso? É uma ideia que não deve ser desperdiçada se quiser faturar ainda mais alto.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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