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Atendimento ao cliente: Como evitar erros que impedem as vendas

Atendimento ao cliente é um termo que diz respeito a ajuda que uma empresa, seja ela automotiva ou de calibração de instrumentos, oferece aos seus clientes antes, durante e depois de fazerem compras.

Tudo isso para garantir que os problemas, as dúvidas e outras consultas sejam sanadas. Quer saber mais e melhor sobre o termo? Então, vem com a gente.

Números a respeito de atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente de alta qualidade é absolutamente fundamental para que um negócio seja bem-sucedido. 

Se você administra uma empresa, seja ela B2B ou B2C, deve garantir que esta vertente seja bem resolvida, porque sem clientes satisfeitos e recorrentes, há poucas chances de sobreviver no meio. 

 

Vamos conferir a importância do atendimento ao cliente em números:

  • 96% dos consumidores em todo o mundo consideram o atendimento ao cliente um fator importante quando se trata de fidelização à marca;
  • 90% dos clientes serão influenciados por avaliações positivas ao comprar algo;
  • Quando o cliente recebe bom atendimento, terá mais confiança em uma empresa;
  • 89% dos consumidores mudam para as concorrentes quando têm um mau atendimento;
  • 70% dos consumidores tomam decisões de compra com base no tipo de suporte que recebem.

Então, se a sua empresa de automação residencial, por exemplo, não focou esforços nisso, tenha ciência dos erros que devem ser evitados.

Ouça seus clientes

Atendimentos eficazes sempre ouvirão seus clientes. A maioria dos deles entra em contato com os serviços de suporte, por conta de problemas específicos. Certifique-se de identificá-los durante uma conversa e lembre-se disso durante toda a interação.

Não deixe de fazer perguntas

Tenha a capacidade de ouvir atentamente seus clientes e, também, faça todas as perguntas necessárias. Ou seja, se quer entender qual o problema com aquela bucha de nylon, não tenha medo de inserir questões. 

Muitas vezes, os clientes não sabem que tipo de informação você precisa para resolver os problemas. Eles simplesmente entram em contato.

Tente não falar demais

Falar demais pode ser tão prejudicial quanto não fazer todas as perguntas necessárias. Faça seu colaborador entender que esta não é uma conversa de amigos e quanto mais resoluções de problemas houver, mais felizes os clientes ficarão. 

Seja profissional no que você faz

Mantenha suas conversas profissionais. Não faça piadas inapropriadas, a menos que você ache que seja adequado e possa ser bom para sua empresa. 

A verdade é que você nunca sabe quem está do outro lado do bate-papo ou da linha telefônica. A todo custo, evite julgar o cliente e colocar a culpa nele, especialmente se não tiver certeza sobre a causa de um problema específico. 

É tudo uma questão de boas maneiras e respeito!

Agora que conferiu todas estas dicas, pode colocá-las em prática ainda hoje e perceber que terá pessoas mais satisfeitas usando seus produtos e serviços e, consequentemente, mais lucros no fim do mês.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

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