Como o SMS Marketing fideliza os clientes da sua loja?

Como fazer campanhas de marketing para diferentes públicos-alvo

Uma campanha de marketing sempre foi fundamental, seja para o setor político ou para outros como os de toldo policarbonato, por exemplo. E com o advento da internet, isso se propagou ainda mais. Não há como negar que as redes sociais moldaram uma nova sociedade e novos clientes.

No fim das contas, muitos ainda não têm ideia do que é esse conceito e, claro, de como fazer campanhas para diferentes públicos-alvo.

Qual a definição de campanha de marketing online?

Uma campanha de marketing online é uma estratégia que, como você pode perceber, precisa da internet como principal meio de comunicação para promover produtos, serviços, marcas ou empresas. 

Comparativamente, é como se o gestor instalasse um purificador de ar para que essa troca constante e ‘limpeza’ ocorresse com sucesso. Essa estratégia pode incluir diversas atividades, tais como a criação de anúncios para redes sociais, Google AdWords, e-mail marketing, produção de conteúdo para blog e redes sociais, entre outras.

O objetivo final é alcançar clientes que utilizam a internet como principal meio de pesquisa e consumo de informações (pode ser Google, email, redes sociais e etc). Por meio de ferramentas de análise de dados e comportamento do usuário, as empresas direcionam os esforços de forma mais precisa e com foco em um público-alvo.

Isso faz com que seja ligada uma espécie de letreiro de led, melhorando a visualização dos clientes em relação à marca. Para elaborá-la de forma eficiente, deve-se definir os objetivos da empresa, o público-alvo, as ferramentas e plataformas a serem utilizadas, além de criar conteúdo que chame a atenção desses interessados, gerando engajamento. 

É preciso também estar atento às tendências e novidades do mercado, para que ofereça experiências personalizadas aos usuários (caso não o fizer, certamente a concorrência fará). 

Por fim, acompanhe o desempenho por meio de ferramentas de análise de dados, tudo isso para medir o retorno sobre investimento (ROI) e fazer ajustes caso necessário. 

Como fazer campanhas de marketing para diferentes públicos-alvo?

Fazer campanhas de marketing para diferentes públicos-alvo pode ser um desafio, já que cada grupo de pessoas tem suas particularidades e necessidades específicas. Contudo, quando você acertar a estratégia, será como abrir uma porta de enrolar para um ‘novo mundo’.

Para ajudar nessa tarefa, aqui estão algumas dicas:

Conheça bem o público-alvo

Para criar uma campanha de marketing eficiente, é fundamental conhecer bem as características do público que se deseja alcançar. Portanto, logo depois de fazer uma pesquisa para descobrir informações sobre seus hábitos de consumo, preferências e necessidades, crie personas para elas;

Use diferentes canais de comunicação

Cada público-alvo pode ter preferências distintas quanto aos canais de comunicação que utiliza. Algumas pessoas podem preferir e-mails, enquanto outras preferem redes sociais. Por isso, é importante utilizar diferentes canais de comunicação para alcançá-los;

Personalize a mensagem

A mensagem que você deseja transmitir deve ser personalizada, ou seja, gere uma linguagem adequada ao público, e mostre que você entende as suas necessidades e desejos, sendo por envio online ou até mesmo utilizando o envio de SMS, métrica eficiente e sempre utilizada. Contemple uma voz que dialoga, com clareza, para todas as idades e classes sociais;

Utilize imagens e vídeos

Imagens e vídeos são uma forma eficiente de chamar a atenção dos públicos-alvo. Além de serem relevantes e atraentes para transmitir a mensagem da campanha, verifique se elas têm direitos autorais. Prefira sempre as de uso livre;

Ofereça conteúdo relevante

Produza conteúdo relevante para que possa ajudá-los a resolver seus problemas ou satisfazer suas necessidades. Isso pode incluir guias, tutoriais, dicas, entre outros. Muitas marcas contratam redatores para esse serviço… será que esse é o seu caso?;

Monitore e faça ajustes

Monitore o desempenho da campanha regularmente e faça ajustes caso necessário. Se a campanha não está alcançando os resultados desejados, é preciso fazer mudanças para melhorar sua eficiência;

Seja criativo

Olha aí um detalhe que poucos se lembram. Campanhas de marketing bem-sucedidas são aquelas que conseguem surpreender e chamar a atenção dessas pessoas interessadas de forma inovadora. Utilize ideias criativas e diferentes para se destacar no mercado.

Com tudo isso dito, que tal sair da mesmice e jogar a sua marca para o público? Não tenha medo de tentar e de inovar e garantir que a saúde financeira permaneça ‘no azul’ ao longo do tempo!

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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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