Como usar as temáticas de fim de ano para vendas

As temáticas de fim de ano são uma ótima oportunidade para vender produtos e serviços. Isso porque as pessoas estão mais dispostas a comprar nesta época do ano. Além disso, as empresas também costumam investir mais em marketing nesta época.

Porém, é preciso saber como aproveitar as temáticas de fim de ano para vender. Neste artigo, vamos dar algumas dicas para que você possa aproveitar ao máximo esta oportunidade.

A importância do storytelling nas vendas

Storytelling é a arte de contar histórias. Por exemplo, aquela música que você escutava na sua infância que anunciava a chegada do carrinho de sorvete, com diversos rótulos adesivos colecionáveis e Milkshakes, trazendo à tona recordações de velhos amigos e brincadeiras. 

Afinal, essa é uma estratégia utilizada para cativar o interesse das pessoas, envolvê-las emocionalmente e motivá-las a tomar ação.

Os consumidores estão constantemente expostos a mensagens publicitárias e, com o tempo, acabam desenvolvendo uma certa resistência à propaganda tradicional. No entanto, as histórias são capazes de penetrar essa barreira defensiva e chegar até o coração das pessoas.

As histórias são especialmente úteis para vendedores, pois elas podem ajudar a estabelecer uma conexão emocional com os clientes potenciais e influenciar positivamente sua decisão de compra. Além disso, as histórias também podem ser usadas para reforçar os argumentos de vendas e tornar mais fácil convencer o cliente potencial a fechar negócio.

6 temáticas de fim de ano para usar em suas vendas

As compras de fim de ano estão aí, e você precisa se preparar! Fazendo uso desse storytelling, vamos dar-lhe 6 temáticas para inspirar suas vendas nesta temporada.

A primeira temática é a do presente perfeito. 

Seja criativo e pense fora da caixa para encontrar o presente certo para seus clientes. Dê dicas sobre como utilizar uma injetora de plástico, por exemplo, para moldar a sua embalagem e deixá-la com um aspecto mais atraente para os consumidores.

A segunda temática é a da economia. 

Como você pode ajudar seus clientes a economizar nesta temporada? Dê dicas sobre promoções, ofertas especiais e cupons que estão disponíveis em sua loja.

A terceira temática é a da simplicidade. 

As pessoas muitas vezes ficam sobrecarregadas com as compras de fim de ano e acabam comprando coisas que não precisam. Por isso, ajudar seus clientes nesse processo é essencial para que eles cheguem focados na jornada final de compra.

A quarta temática é a da diversão! 

Lembre-se, seja no Natal ou Ano Novo, é uma época para celebrar com os amigos e familiares, então inspire seus clientes a comprar produtos que os tornem mais divertidos nesta temporada! Dicas sobre jogos, brinquedos e atividades divertidas vão aquecer as vendas!

Por último, mas não menos importante, inspire-se na magia do fim de ano! 

Ajude as pessoas a recriar esse momento em suas próprias vidas, a magia de como os produtos que você vende podem torná-lo possível. Como aquela boa ação de final de ano, por exemplo, em que você faz doações para tratamentos de pessoas necessitadas ou até mesmo oferecendo equipamentos como cilindro de oxigênio medicinal para hospitais e clínicas. 

Oferecendo descontos e condições especiais nas compras

No fim de ano, as pessoas estão sempre à procura de ofertas e descontos em seus produtos favoritos. Se você é um varejista, oferecer descontos especiais nas compras pode ajudá-lo a atrair mais clientes e aumentar suas vendas. Aqui estão algumas dicas para oferecer descontos e condições especiais nas compras de fim de ano:

1. Ofereça descontos progressivos

Você pode incentivar as pessoas a comprar mais na sua loja oferecendo descontos progressivos. Por exemplo, 10% de desconto para compras acima de R$100, 15% de desconto para compras acima de R$200, etc. Isso fará com que as pessoas gastem mais na sua loja para obter os maiores descontos.

2. Ofereça cupons ou brindes

Outra maneira de atrair clientes para sua loja é oferecer cupons ou brindes nas compras. As pessoas podem se sentir incentivadas a comprar na sua loja se forem recompensadas com cupons ou brindes.

3. Ofereça condições especiais de pagamento

Você também pode oferecer condições especiais de pagamento para as compras realizadas em sua loja. Por exemplo, você pode permitir que os clientes comprem produtos parcelados em até 3 vezes sem juros. Isso fará com que as pessoas se sintam mais confortáveis ​​em gastar dinheiro na sua loja.

4. Crie uma campanha publicitária forte 

Uma campanha publicitária bem executada também pode ajudar a atrair clientes para sua loja no fim do ano. Assegure-se de divulgar os descontos e condições especiais que estão sendo oferecidos nas redes sociais, site da loja e outros canais de marketing que você usa para promover o seu negócio

Diversificando os produtos para o fim do ano

No final do ano, é natural que as pessoas fiquem mais dispostas a comprar produtos diversificados. Afinal, é a época do Natal e dos presentes. É por isso que muitas empresas investem em produtos diferenciados para atrair esses consumidores.

Algumas lojas oferecem itens exclusivos para a época, como biscoitos decorados e bombons em formato de Papai Noel. Outros apostam em produtos diferentes daqueles que costumam vender ao longo do ano, como roupas de inverno e artigos de decoração, nem mesmo o seu alarme de incêndio ficará de fora deste espírito natalino.

Para acertar na escolha dos produtos, é importante entender o perfil do seu público-alvo e o que ele procura nessa época do ano. Ofereça opções de presentes que sejam úteis e agradáveis aos seus clientes. Dessa forma, você vai conquistar mais vendas nesta temporada e ainda fidelizar os seus clientes para os próximos anos.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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