Quando falamos de comunicação, não podemos deixar de comentar sobre a evolução das tecnologias, que possibilitou o surgimento de diversas ferramentas que estão presentes no dia a dia das empresas e dos consumidores, deixando a forma de se comunicar mais ampla e ágil.
Com isso, surgiu a comunicação multicanal, que é designada a empresas que utilizam diversos meios de interlocução, facilitando o contato do seu público. Ou seja, é o modo que as empresas encontraram e transformaram em estratégia de atuação no meio digital.
Para ser multicanal, é preciso estar presente nos principais canais de comunicação, como: Voz, SMS, WhatsApp, Facebook, E-mail e Webchat. Priorizando o trabalho em conjunto e interligado.
Por exemplo, você pode fazer um anúncio de manutenção de elevadores no e-mail, fazer o processo de venda no WhatsApp e após a entrega do serviço pedir um feedback por ligação ou SMS.
O mais importante é sempre manter o contato com o público, tanto na pré-venda quanto no pós-venda, garantindo uma boa experiência. No entanto, é comum se perguntar o quanto essa estratégia é vantajosa para o seu negócio e nós explicamos. Confira!
Resultados através da comunicação multicanal
Apostando na estratégia multicanal, a sua empresa ou serviço alcançará potenciais consumidores e pode ajudar na fidelização daqueles que já compram. Isso porque o fato de estar presente em diversas plataformas, aumenta a presença da marca e consequentemente a credibilidade.
Porém, é importante ficar atento à implementação e integração dos meios, assegurando que, mesmo sendo realizada em canais diferentes, as informações sejam centralizadas, evitando futuros problemas ao empreendedor.
Além disso, é importante ter uma equipe capacitada para colocar em prática tudo aquilo que promete oferecer ao consumidor. Se oferece a implementação de alarmes de incêndio, capacite o pessoal para que saibam utilizar todos os meios, evitando o repasse de informações de forma errada.
Aliás, pensando em uma forma de garantir uma boa experiência do cliente, separamos algumas dicas para um atendimento de excelência.
- Acompanhe a inovação dos canais, para que não perca oportunidades de melhorias, seja por meio de software ou equipamentos adicionais;
- Analise o seu público e saiba quais são as necessidades que ele procura sanar, pois cativar eles é o seu maior objetivo;
- Produza conteúdo relevante, afinal, se você produz injetora de plástico, o ideal é falar sobre temas que envolvam o seu produto.
Por fim, vale ressaltar que para obter resultados mais efetivos, o ideal é que você utilize a comunicação multicanal em paralelo a outras estratégias de marketing bem alinhadas.
Outro recurso que pode ser adotado é Customer Insights, estratégia utilizada para o levantamento e análise de informações sobre os consumidores, ou seja, compreender as necessidades de seu possível cliente por meio dos rastros deixados em sua navegação pela internet.
Pretende apostar nessas estratégias para o seu negócio? Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Continue nos acompanhando para saber novidades e informações sobre o setor.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.