mulher segurando celular com elementos de mensagem ao redor

Conheça os principais bots utilizados em automação de marketing

Você já ouviu falar no termo “bot” e ficou se perguntando o que isso significa? Se sim, essa dúvida é mais comum do que se imagina.

Afinal, essa revolução tecnológica veio de forma silenciosa, e sua popularidade está crescendo cada vez mais no mercado.

Apenas no Brasil, o número de bots produzidos pelas empresas triplicou de 2018 a 2019. O volume de mensagens de tráfego nas plataformas dos bots variam cerca de 1 bilhão por mês. Esse estudo foi feito pelo Mapa do Ecossistema de Bots, em 2019, pela Mobiletime.

Outra pesquisa realizada pela Gartner Institute afirma que os bots (entre eles os chatbots) irão conduzir 72% das interações, entre cliente e empresa em até até 2022.

Esses dados afirmam que o futuro da comunicação pode sofrer graves mudanças. Por essa razão, é importante que todas as empresas saibam do que se trata e tenham o conhecimento necessário para se destacar diante do mercado!

Quer saber o que são os bots, por que eles estão se tornando tão populares, suas vantagens e quais são os modelos mais utilizados pelas empresas? Então não deixe de ler esse post!

Primeiro de tudo, o que é um bot?

De forma básica, o bot é uma abreviação para “robô” ou “mecanismo robotizado”. Em outras palavras, o bot se trata de um robô digital que realiza uma série de funções de forma automática.

Ou seja, eles exercem diversas funções com mais eficiência e em um menor tempo. Tudo isso para que você não tenha trabalho ou burocracia para realizar essas mesmas funções de forma manual, e consiga direcionar seus investimentos para outras estratégias.

Se você já ligou em uma central de atendimento ao cliente, provavelmente você deve ter ouvido uma voz robotizada que repassa todas as informações iniciais, não é mesmo? Esse é um tipo de bot que transmite mensagens em formato de voz, por exemplo.

Além disso, existem diversos tipos e variações de bots. Entre eles, estão o robô industrial, chatbots, lead bot, bots de pesquisas de mercado, entre outros que vamos discorrer ao longo deste post.

O que é automação de marketing?

Agora que já falamos sobre os bots, o que seria a automação de marketing? Por sua vez, ela se trata da aplicação de novas tecnologias para tornar os processos e estratégias de marketing o mais otimizado possível.

Se você tem uma indústria de lençol de borracha, por exemplo, e deseja atrair leads (potenciais clientes), se relacionar ou tornar sua empresa mais visível, a automação de marketing irá utilizar ferramentas e métodos tecnológicos para tornar esses processos automáticos e aumentar a eficiência dessas ações.

A automação de marketing, se bem elaborada, pode gerar uma série de benefícios para as empresas, como otimizar o fluxo de vendas, ter uma comunicação mais personalizada, além de alcançar leads mais qualificados para seu negócio.

E como os bots podem automatizar suas estratégias de automação de marketing?

Já vimos que os bots estão se tornando cada vez mais populares devido sua alta eficiência e tecnologia.

Já a automação de marketing também possui a mesma finalidade de automatizar os processos de estratégias, e ações de marketing implementados pela empresa.

Juntando esses dois fatores, sua empresa pode se destacar ainda mais e ampliar suas estratégias de comunicação. Vamos ver como isso é possível? Então continue nos acompanhando!

Impulsionar a qualificação de leads

A automação de marketing possui como finalidade gerar e qualificar leads. A geração se baseia na captação de possíveis pessoas interessadas em comprar seus produtos e serviços.

Já a qualificação define o nível de interesse do lead. Se ele estiver muito próximo de fechar uma compra com a sua empresa, significa que ele é um lead qualificado, também chamado como “lead quente” ou “hot lead”.

Os bots possuem um papel muito importante na qualificação desses leads. Um dos bots existentes no mercado é o Driftbot. Ele é um software que assemelha a uma janela de chat.

Essa ferramenta fica em um canto visível do seu site, e fica responsável em atrair o lead para a janela e descobrir qual o determinado produto ou serviço que ele está procurando.

A partir daí, outras pessoas da empresa podem entrar nesse chat e continuar a conversa com o lead, com o objetivo de impulsionar a venda ou até mesmo tirar dúvidas e se comunicar.

Realizar mais automação de marketing em menos tempo

Se você possui uma empresa que fabrica pergolado de madeira com deck, e quer implementar diversas estratégias de marketing, como atrair leads, se relacionar e convertê-los em clientes, por exemplo, existem diversos bots que facilitam a organização e o gerenciamento dessas estratégias.

Um deles é a RD Station. Ele é um bot de automação de marketing, que permite que você Bots envie e-mail aos leads, tenha uma base e elabore uma série de estratégias.

A RD Station é composto por planos, por essa razão, se você quer investir nessa ferramenta, é importante verificar os valores de acordo com a necessidade do seu negócio.

Fazer pesquisas de mercado

Mais uma função dos bots nos processos de automação de marketing é permitir uma pesquisa de mercado mais otimizada e eficiente.

Se você está sempre analisando seus concorrentes, procurando pautas para novos conteúdos relevantes, além de verificar as novas tendências de mercado, O GrowthBot é um exemplo de bot que pode realizar as melhores análises e te trazer informações precisas.

Chatbots para atender clientes e se relacionar

Por fim, não poderíamos finalizar esse conteúdo sem mencionar os famosos chatbots, ou bots programas que simulam uma conversa real entre pessoas, com a finalidade de se relacionar e solucionar dúvidas.

A partir deles, é possível manter um nível mais aprofundado de contato com leads e clientes, além de otimizar todo o fluxo de vendas e garantir que sua empresa tenha uma comunicação eficiente!

Gostou do post? Agora que você já sabe tudo sobre os bots e sua popularidade nas estratégias de automação de marketing das empresas, o que acha de aplicar essas dicas em seu próprio negócio? 

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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