Empreender é um grande sonho para uma boa parte dos brasileiros, cerca de 46% da população nacional, tem como um dos principais objetivos de vida, abrir o seu próprio negócio, sendo uma ambição extremamente popular que fica em terceiro no ranking, apenas atrás de comprar uma casa e um carro.
E essa tarefa acabou ficando muito mais acessível graças à tecnologia. Antigamente, abrir a sua própria confecção de uniformes ou qualquer outra empresa era uma tarefa extremamente complicada, mas com o desenvolvimento tecnológico no nosso dia a dia e a mudança no hábito de compra do consumidor, uma saída acabou se tornando muito mais popular e viável: o comércio eletrônico.
Começar um negócio digital se tornou tendência e é cada vez mais buscado por novos e velhos empreendedores, a cada ano que passa, vender produtos ou serviços pela internet se torna cada vez mais viável, no período de um ano ( 2021 – 2022 ), foi registrado um crescimento de 12,59%, e ao que tudo indica, o número deve aumentar ainda mais.
Mas é claro que, assim como qualquer empreendimento, os negócios digitais possuem suas particularidades, e “fazer por fazer” dificilmente trará os resultados que você deseja, pensando nisso, no texto de hoje separamos 5 dicas para negócios digitais que irão te ajudar, bora conferir? Vamos lá!
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Planeje seu negócio e estude o mundo digital
Ter um bom planejamento é essencial para qualquer negócio, e é claro que isso inclui o empreendimento digital, para que você se dê bem com essa operação, é preciso montar seu plano de negócios e conhecer mais como funciona o comércio eletrônico.
Sua empresa será um e-commerce ou terá foco nos infoprodutos? Quem é o seu público-alvo? Você terá restrição de localização para vendas? Qual é o seu segmento? Quanto irá investir inicialmente? Tudo isso deve ser colocado na ponta do lápis ou na planilha do seu computador para montar um bom planejamento.
Também não se esqueça de estudar o mercado digital, assim como é necessária a instalação de alarmes de incêndio, como possuem suas diferenças, aqui também vemos mudanças em termos de vendas, divulgação, logística, atendimento e etc. Domine bem todos os fatores antes de começar.
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Defina muito bem suas operações logísticas
Falando em logística, ela acaba sendo um dos pontos principais de qualquer negócio digital, isso porque, o envio das demandas impacta diretamente na experiência do consumidor, sendo considerado por muitos, um dos pontos principais das operações virtuais, a entrega atrasada de um produto, pode prejudicar sua imagem e fazer com que você perca clientes.
Por tanto, é preciso definir alguns pontos, sua empresa terá estoque físico ou não? Quem vai realizar o envio? Vai terceirizar uma empresa ou será responsável por eles? Se atente bem nas operações logísticas e invista recursos para que elas sejam executadas da melhor forma possível, entregando sempre dentro do prazo.
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Escolha uma boa plataforma de vendas
Outra coisa que você deve se preocupar é qual será a plataforma de vendas utilizada no seu negócio digital, se você abrir uma loja virtual, talvez opte por ter seu próprio site, o que vai demandar que invista em uma boa hospedagem, você também pode optar por marketplaces como o Mercado Livre ou a Americanas, e no caso de infoprodutos, talvez plataformas como o Hotmart sejam melhores.
Tudo vai depender do objetivo do seu empreendimento, mas não tenha dúvidas que investir em uma boa plataforma de vendas deve ser um ponto crucial para que você tenha um bom desempenho.
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Fique de olho nos pagamentos
A cada dia que passa, novos meios de pagamento vão surgindo dentro do mercado, e o consumidor de forma geral, vai cobrando das empresas que se adaptem a isso, não existe nada pior, do que colocar o produto no carrinho e na hora de pagar, descobrir que não aceita a bandeira do seu cartão de crédito, pix ou carteira digital.
A falta de opções de pagamento pode fazer com que o cliente desista na hora de comprar seu oxigênio medicinal, e procure o item em outros empreendimentos virtuais, por este motivo, tenha um carinho a mais com o pagamento, procure aceitar todos os tipos possíveis de opções como cartão de crédito, débito, boleto, pix, carteira digital, mercado pago, e por aí vai, quanto mais variedade maior a chance de agradar o consumidor.
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Tenha o marketing digital como seu maior aliado
Todo bom negócio digital precisa de divulgação, afinal, a internet é um universo enorme e expandido, que contém milhares de opções de um mesmo segmento, sem se expôr, a probabilidade de uma loja virtual alcançar o sucesso é quase mínima.
Use o marketing digital para criar um público, mostre para as pessoas que você existe, diferente de uma loja física que as pessoas podem te achar devido a sua localização, aqui é necessário chegar até elas, seja através de anúncios pagos, marketing de conteúdo, SEO, e-mail marketing ou qualquer outra estratégia.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.