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As redes sociais têm ocupado cada vez mais espaço na vida das pessoas, e isso significa que as empresas estão constantemente buscando alternativas para usar isso ao seu favor e potencializar as vendas através do Instagram.

Portanto, se você faz parte do grupo de empresários que deseja usar a seu favor o grande fluxo de pessoas nas redes sociais, continue a leitura deste artigo onde explicaremos como implementar um funil de vendas no Instagram.

O que é um funil de vendas?

Primeiramente precisamos esclarecer que um funil de vendas é a representação da jornada que um indivíduo percorre até que se torne cliente de uma empresa em específico. Afinal, mesmo sem perceber, as pessoas passam por diferentes etapas até que de fato comprem uma placa de circuito impresso ou qualquer outro produto.

O funil é dividido em 3 diferentes etapas: topo, meio e fundo de funil. Sendo que as pessoas que compõem o topo de funil são as menos conscientes sobre o problema e sobre a solução, e as de fundo de funil já estão sabendo tudo o que precisam sobre o produto e prontas para comprar.

De forma resumida, o objetivo de qualquer empresa é fazer com que os possíveis compradores passem para a próxima etapa do funil, e a seguir, vamos te mostrar formas de fazer isso através do Instagram.

Topo de funil de vendas

Como já antecipamos, as pessoas que estão no topo do funil estão na fase inicial da jornada de compra, por isso, a abordagem deve ser menos direta e mais sutil. No Instagram o conteúdo para essa etapa é o que tem como objetivo transformar um visitante em seguidor.

Para isso, é preciso abordar assuntos menos densos e de uma forma bem prática, como por exemplo: “5 situações que você deve utilizar bucha de nylon” é um assunto útil, que resolve um problema e você não está vendendo nada, apenas agregando valor.

Meio de funil

Nesta etapa é preciso fazer com que o seguidor engaje e crie conexão com a marca. Para isso, é preciso criar conteúdos que agreguem valor ao mesmo tempo em que eleva a consciência dele para o produto ou serviço que a empresa oferece.

Note que se a pessoa começou a seguir sua página e permaneceu seguindo é porque ela apresenta algum nível de interesse no que você tem a oferecer, então a função do conteúdo a ser utilizado para as pessoas nessa etapa é ajudá-las a perceber todos os benefícios e transformações que seu produto pode provocar.

Fundo de funil

Esta é a etapa final da jornada de compra e, quando chega no fundo do funil de vendas, o seguidor já conhece tudo que há para conhecer sobre seu produto ou serviço e está pronto para comprar.

Neste momento o conteúdo a ser utilizado deve ser uma boa oferta, uma oportunidade para que ele compre seu produto ou contrate seu serviço como usinagem de precisão, por exemplo. Isso significa que você deve reforçar todas as informações sobre o produto e até mesmo sobre a compra em si, de forma a deixar seu seguidor seguro de que está tomando a decisão correta.

Agora que você já aprendeu mais sobre funil de vendas no Instagram, que tal rever seu planejamento de conteúdos e garantir que seus posts impactem seguidores de todas as etapas?

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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