Marketing de conversação: Tudo o que você precisa saber

O mundo está em evolução contínua, com isso o comportamento humano se modifica constantemente, o que faz com que as empresas que desejam se manter competitivas no mercado se adaptem às novas necessidades.

Dentro do marketing há infinitas possibilidades de estratégias para se adotar, e é importante entender que não há necessidade de escolher uma em detrimento das demais, é perfeitamente possível aliar diferentes abordagens para atingir os objetivos principais da empresa.

Para ajudar você a conhecer diferentes tipos de abordagens, elaboramos este artigo que vai te mostrar tudo que você precisa saber sobre marketing de conversação.

O que é marketing de conversação?

Esse nome nos leva a pensar que se trata de um marketing de conversa, porém essa conclusão não nos diz muita coisa e acaba não ajudando muito. Pode até parecer que se trata de algo complexo, mas você verá que é uma coisa feita há anos por empresas em todo mundo.

O marketing conversacional tem como objetivo estabelecer uma relação duradoura com os consumidores através de conversas em tempo real e personalizadas. Ou seja, uma possibilidade para que o comprador em potencial esclareça suas dúvidas a respeito de misturadores industriais com uma pessoa real, antes de comprar, por exemplo.

Vemos isso acontecer frequentemente através de ferramentas como bate papo nos sites e contato com o suporte, ou atendimento ao cliente. Com a evolução da tecnologia as possibilidades de prestar atendimento de qualidade e em tempo real aumentaram muito.

Por que apostar em marketing conversacional?

Cada vez mais os consumidores estão em busca de conexão e relacionamento com as marcas, isso requer humanização do atendimento, e por mais que ferramentas de automação sejam importantes, nada substitui a capacidade de análise e adaptação de um atendente humano.

Adotar essa abordagem no seu negócio pode trazer importantes resultados, começando com a obtenção de informações valiosas sobre seu público-alvo que de outra forma provavelmente não iria obter.

Através da análise dos dados dessas conversas é possível identificar quais as principais objeções dos clientes interessados em elevador de carga por exemplo. Com as informações obtidas diretamente com o lead é possível adequar e otimizar as estratégias de marketing utilizadas.

O relacionamento com o cliente, evidentemente, será beneficiado, afinal haverá uma conexão genuína entre consumidor e marca e isso gera impactos diretamente na satisfação de fidelização dos clientes.

Quais plataformas utilizar?

Para fazer essa definição é importante analisar alguns aspectos importantes como: perfil dos clientes, perfil da empresa e disponibilidade de investimento. Afinal, há diversas ferramentas possíveis de serem utilizadas.

Pode-se desenvolver o marketing de conversação focando apenas nas redes sociais, para o caso de empresas com pouca capacidade de investimento, ou então expandir e usar ferramentas comuns para isso, como e-mail, telefone, aplicativos de mensagens.

Quanto maior a disponibilidade de investimento em estrutura e equipe, mais possibilidades de atuação a empresa terá. Sendo sempre importante levar em consideração o meio mais utilizado pelo seu comprador, afinal se você vende caixa de papelão para a indústria, faz muito mais sentido focar em e-mail e telefone do que nas redes sociais para estabelecer uma comunicação.

Agora que você já conhece mais sobre essa abordagem, faça uma avaliação dos processos de sua empresa e verifique possibilidades de aplicar os conceitos do marketing conversacional para obter melhores resultados nos negócios.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Rolar para cima
Clique para entrar em contato conosco!