Kanban

Kanban: O que é e como funciona essa estratégia

Um dos grandes desafios na rotina da maioria das empresas, é entregar um trabalho de maneira rápida com o padrão de qualidade exigido. Para isso, felizmente, existe o Kanban

 

Trata-se de uma metodologia que tem o objetivo de praticar uma abordagem de gestão do fluxo de trabalho, visando, principalmente, a melhoria contínua sem sobrecarregar as equipes do trabalho. 

 

Atualmente, uma das principais preocupações de algumas empresas é sobrecarregar seus colaboradores. 

 

Afinal, em um trabalho onde se envolve uma peneira vibratória, por exemplo, é possível, sim, deixar o funcionário sobrecarregado, principalmente quando o mesmo está fazendo o trabalho sozinho. 

 

No mais, é um sistema visual para gerenciar o trabalho das equipes conforme elas vão se movendo durante o processo. 

 

Através do kanban, é possível visualizar tanto o fluxo de trabalho quanto as atividades que passam por ele. Ou seja, é uma metodologia essencial, até mesmo, para lojas virtuais que trabalham com a venda de produtos específicos, como uma válvula de fluxo. 

 

Vale pontuar também que, um dos principais objetivos do kanban, é identificar possíveis gargalos em um processo para que, posteriormente, possam ser desenvolvidas estratégias para corrigir estes problemas. 

 

Assim, o trabalho tende a fluir melhor e, consequentemente, a empresa atinge o nível ideal de produtividade. 

 

É importante lembrar que, nenhuma empresa vive apenas de uma produtividade padrão, ou seja, é interessante ter tempos para desenvolver estratégias, principalmente as técnicas de SEO aplicadas em termos de pesquisa do tipo “torre de iluminação preço”, por exemplo. 

 

Neste artigo, vamos te explicar o que é, de fato, o Kanban, como ele funciona e suas principais vantagens ao ser aplicado. Confira:

O que é Kanban?

Antes de explicar o real conceito do Kanban, é necessário, antes, entender como foi a origem do método. 

 

Tudo se iniciou na década de 1940 quando Taiichi Ohno, engenheiro industrial da Toyota no Japão, criou uma estratégia básica de planejamento que tinha o objetivo de administrar o trabalho e controlar as quantidades de produtos em todas as etapas do processo produtivo. 

 

Todo esse trabalho era feito de maneira otimizada, para manter/melhorar a produtividade da empresa. 

 

Essa forma de tocar um negócio é essencial até mesmo dentro de empresas que trabalham constantemente com equipamentos, como é o caso de organizações que trabalham com comedouro para suínos

 

Logo, esse mesmo equipamento precisa ter sua manutenção em dia para não prejudicar a produtividade da empresa. 

 

Ou seja, o objetivo do japonês era obter o maior nível possível de produtividade, afinal, a montadora japonesa percebeu que precisava melhorar a sua eficiência em relação aos seus concorrentes no setor automotivo. 

 

Logo, todo esse cenário contribuiu para que a companhia fosse a casa de origem do método Kanban. 

Com isso, não demorou muito para ver que até mesmo empresas que direcionavam boa parte dos seus esforços em técnicas de SEO baseadas em pesquisa como “controlador de temperatura digital preço”, posteriormente, trabalhassem mais com os conceitos Kanban. 

 

Portanto, podemos dizer que o Kanban ajudou a Toyota a alcançar um sistema de controle de produção flexível e eficiente, que pode, finalmente, aumentar a produtividade. 

 

Ao mesmo tempo, notou-se que houve uma redução de custos considerável no estoque ao longo de toda a cadeia de produção, desde o fornecedor até o consumidor final. 

 

Além de contribuir para a saúde da empresa, a metodologia também ajudou a impedir interrupções no fornecimento e excesso de estoque de produtos em todas as etapas da fabricação. 

 

Embora Taiichi seja considerado como o “pai” da metodologia, o método, em si, era usado somente na indústria de manufatura. 

 

Na verdade, quem começou a aplicar os conceitos do Kanban foi David J. Anderson, nas áreas de TI, desenvolvimento de software e planejamento no ano de 2004. 

 

Foi David que desenvolveu os trabalhos de Taiichi para definir o Método Kanban, onde eram envolvidos conceitos como teoria das filas e fluxo. 

 

Atualmente, o Kanban é um método de gerenciamento de fluxo de trabalho usado para definir, gerenciar e melhorar os serviços que são fornecidos. 

 

O Mercado Livre, por exemplo, é uma empresa que utiliza constantemente o Kanban para reforçar sua imagem positiva no mercado, afinal, é um lugar em que você pode comprar desde produtos como válvula de fluxo até roupas. 

 

Por sua vez, o Kanban consegue ajudar as equipes a visualizar o trabalho, maximizar a eficiência e aplicar estratégias que promovem melhorias contínuas. 

 

O trabalho em si é representado em quadros Kanban, o que permite, naturalmente, a entrega de todos os membros da equipe. 

 

O método possibilita, também, lidar com os projetos mais complexos em um único ambiente, o que é essencial para empresas que trabalham com chiller industrial, por exemplo. 

 

Com o passar do tempo, o Kanban tornou-se uma forma eficiente em uma variedade de setores de uma empresa, e isso se aplica em várias atividades, como:

 

  • Desenvolvimento de software;
  • Operações;
  • Gestão de pessoas;
  • Recrutamento;
  • Marketing e vendas. 

 

Ou seja, de um modo geral, praticamente todas as empresas podem se beneficiar do método Kanban. 

Qual a utilidade do Kanban?

Em resumo, o Kanban serve para três funções macro. A primeira é gerenciar o fluxo de trabalho das equipes, permitindo visualizar como está o andamento de uma atividade ou de todas as tarefas de um time. 

 

Além disso, o método também contribui com o melhoramento do processo das atividades, isto é, permite que todos visualizem o que vem antes e depois de uma determinada tarefa que foi designada. 

 

Por fim, a metodologia pode limitar a quantidade de demandas de uma equipe, o que acaba evitando que os membros da equipe fiquem sobrecarregados. Logo, todo esse trabalho torna as atividades empresariais mais assertivas. 

Como o Kanban funciona?

O Kanban é uma metodologia e, ao mesmo tempo, um sistema de gerenciamento de trabalho que segue uma série de diretrizes e ações para promover melhorias contínuas nos processos internos de uma empresa. 

 

Podemos dizer que é uma abordagem evolutiva que incentiva a melhoria gradual nos processos de uma empresa, favorecendo até mesmo a venda de produtos específicos, como uma gaxeta de vedação, por exemplo. 

 

Inicialmente, o primeiro passo a ser dado para colocar o Kanban para funcionar, é a visualização do fluxo de trabalho. 

 

Essa etapa é feita na forma de quadro com três colunas, em que cada uma significa to do (fazer) doing (fazendo) e done (feito). Abaixo, explicaremos melhor a utilidade de cada uma dessas colunas:

 

  • To Do: voltada para as tarefas que não foram realizadas.
  • Doing: são atividades que estão sendo feitas;
  • Done: atividades que já foram finalizadas; 
  • Entre outras funcionalidades. 

 

Em cada uma dessas colunas, existem cartões com as atividades que precisam ser feitas, bem como o prazo de entrega de cada uma delas. 

 

Esses cartões são movimentados dentro do quadro kanban de acordo com o fluxo de trabalho que está em andamento. 

 

Através desta visualização, é possível alcançar uma transparência sobre a distribuição do trabalho entre os membros de uma equipe e isso ajuda na identificação de possíveis gargalos nos processos. 

 

Com esses cartões, é possível ver fluxos de trabalho elaborados, dependendo da complexidade das atividades e da necessidade de visualizar e examinar partes específicas. 

Vantagens do Kanban

Para finalizar o artigo, iremos abordar, agora, os vários benefícios que essa metodologia é capaz de proporcionar para as empresas. Vale pontuar, inclusive, que ao aplicar o Kanban corretamente, os impactos podem chegar até mesmo para os clientes. 

 

Dito isso, um dos principais benefícios do Kanban é o fato da metodologia trazer mais visibilidade e transparência no fluxo de tarefas, descrevendo as etapas e a ordem em que cada uma deve ocorrer. 

 

Dessa forma, os participantes de um projeto podem ter uma noção melhor do fluxo de tarefas e da importância que cada uma delas possuem. 

 

Além disso, como já deve ter percebido, um dos principais focos do Kanban é a eficiência. Quando aplicado, as empresas conseguem alcançar tempos de respostas mais rápidos. 

 

Nesse contexto de rapidez, podemos incluir tempos de entre mais eficientes, redução de custos de manutenção ou trabalhos refeitos, ao mesmo tempo em que gira o capital mais rapidamente para um uso ainda mais eficiente. 

 

Empresas que estão acostumadas a utilizar o Kanban, conseguem ter uma maior previsibilidade de ações que estão por vir. 

 

Ao delinear etapas e tarefas futuras, as equipes podem ter uma noção maior para combater os obstáculos antes mesmo que eles surjam. 

 

Por fim, quando uma empresa já trabalha com processos rápidos, naturalmente, os clientes terão o que querem de uma maneira rápida. É assim, que empresas como Nike, McDonald ‘s e Coca-Cola, por exemplo, conseguiram estar onde estão. 

 

Fato é que, hoje, o comportamento dos clientes mudou consideravelmente com a chegada da internet. Portanto, praticar o Kanban é, com certeza, uma maneira para colocar a sua empresa em um lugar especial no mercado. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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