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Marketing multinível: O que é, suas vantagens e desvantagens

 

Conhecido também como network marketing ou de rede, o marketing multinível, propriamente dito, é um processo de vendas em que o revendedor pode lucrar através das vendas realizadas por ele ou por sua rede de revendedores. 

 

Dentro desse tipo, os consumos ocorrem de maneira direta. Isso significa que dependem do contato pessoal entre os vendedores e os clientes. 

 

Inicialmente, o marketing multinível pode até parecer uma estratégia complexa de entender. Porém, provavelmente, você já teve contato com alguma empresa que utiliza essa forma de vender. 

 

Em alguns setores do mercado, é possível até mesmo encontrar certas empresas que trabalham em áreas específicas, atuando com o marketing multinível. 

 

Ou seja, até mesmo um negócio especializado em vender aparelho auditivo, que possui estratégias de SEO ao ponto de aparecer nas primeiras sugestões com pesquisas do tipo “aparelho auditivo valor”, consequentemente, possui um faturamento bem considerável. 

 

Esse modo de consumo foi inaguarado na década de 1940, por Carl Rehnborg. Desde então, a estratégia ganhou muitos adeptos em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. 

Como o marketing multinível funciona?

O objetivo das empresas que procuram adotar o marketing multinível é incentivar que cada vendedor recrute outros profissionais da área de vendas. 

 

Nesse caso, o lucro é gerado na venda direta dos produtos e das comissões que cada vendedor recebe pelas vendas realizadas. Algumas pessoas costumam dizer que, dentro do marketing multinível, o trabalho pode ser dobrado. 

 

Diante desse tipo de pensamento, é muito comum encontrar pessoas que fazem uma espécie de análise preliminar de risco, reunindo todas as informações possíveis para avaliar se vale a pena ou não ou a forma que trabalha dentro disso. 

 

Na verdade, o modelo requer que a mesma pessoa pense em desenvolver estratégias de vendas diretas, ou seja, em como comercializar os produtos diretamente para os clientes, além de, pensar, em como atrair novos vendedores para a sua rede. 

 

Contudo, no geral, esse tipo de marketing consegue proporcionar boas vantagens. Algumas delas são:

 

  • Atrai vários clientes;
  • Modelo escalável de ganhos;
  • Conta com o suporte de grandes empresas;
  • Mais autonomia de trabalho. 

 

No decorrer deste artigo, falaremos melhor sobre como esses benefícios acontecem na prática. 

 

Contudo, diante desse contexto, você até pode pensar que o trabalho seja complexo, como atrair novos clientes para uma clínica de olhos, por exemplo. 

 

Porém, na verdade, basta reunir boas estratégias de venda, estudar bem as características do público-alvo e direcionar o seu produto para o consumidor certo. 

 

Quando um vendedor possui outros profissionais que atuam sob a sua tutela, é necessário criar processos de venda, realizar treinamentos e oferecer suporte para que a equipe consiga desempenhar um papel produtivo. 

 

Ou seja, da mesma maneira que um negócio que oferece ginástica laboral nas empresas possui um suporte para lidar com eventuais problemas, o vendedor que possui outros profissionais sob a sua tutela, também precisa oferecer todo o suporte necessário nas vendas. 

 

Em suma, você precisa entender que, se o trabalho for dobrado, consequentemente, os lucros também serão. 

Quais as vantagens do marketing multinível?

Agora que já sabe o que é o marketing multinível e como ele funciona, abaixo, mostraremos as principais vantagens desse tipo que envolve tanto as empresas quanto os vendedores. Confira:

1-Mais autonomia

Quem trabalha com vendas, na maioria das vezes, consegue ter mais autonomia para definir horários. Ou seja, é possível ter um pouco mais de liberdade durante o seu trabalho. 

 

Essa liberdade, por sua vez, é um aspecto que muitas pessoas vêm buscando atualmente. Afinal, mesmo trabalhando, poderá parar para pesquisar sobre ambulância particular, fazer compras ou qualquer outra atividade aleatória. 

 

Porém, ao contrário do que alguns podem pensar, essa liberdade não significa que você irá trabalhar 4 horas por dia e vender um grande volume de produtos. 

 

Acontece que os ganhos que você terá com as suas vendas, serão proporcionais ao seu nível de produtividade. 

2-Conta com o suporte de grandes empresas

Na grande maioria das vezes, as marcas que trabalham com marketing multinível possuem uma estrutura suficiente para oferecer o suporte necessário aos clientes, o que já é extremamente positivo. 

 

Pense que, eventualmente, surgirá algum problema com uma venda, logo, se atua com uma empresa grande de lâmpada para microscópio, por exemplo, naturalmente terá esse problema resolvido com uma certa facilidade. 

 

Há comissão e bonificação, por exemplo. Além disso, essas companhias trabalham com produtos de qualidade que já estão presentes no mercado e na vida dos consumidores. 

 

Logo, podemos pensar em empresas como Natura e Boticário, que já possuem uma presença muito grande no mercado em que atuam. 

 

É interessante dizer também que, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), o setor movimentou R $40,4 bilhões em 2016. 

3-Modelo escalável de ganhos

A partir do momento que um vendedor começa a operar dentro do marketing multinível e adquire um novo distribuidor. Este também pode criar sua própria rede de vendedores depois de um certo tempo. Assim, o modelo de ganhos torna-se escalável e lucrativo. 

 

É importante lembrar que a maioria das empresas que trabalham com esse modelo de negócio, tendem a limitar os ganhos de um líder depois de um determinado nível, evitando que a sua principal fonte de renda torne-se o recrutamento de novos vendedores. 

 

Em resumo, o foco de todo o processo deve ser a venda dos produtos e não o recrutamento desenfreado de novos vendedores. 

 

Caso entre no marketing multinível, pensando que pode lucrar em cima dos novos vendedores, se separando como um afastador cirúrgico das práticas reais de venda, logo, terá uma decepção. 

Quais as desvantagens do marketing multinível?

Assim como outros tipos de marketing presente no mundo empresarial, esse modelo de divulgação multinível também possui suas desvantagens. Veja algumas delas:

1. Investimento inicial caro

O investimento inicial não pode ser entendido como uma regra, mas pode acontecer dele ser necessário para começar a trabalhar com o marketing multinível, e além disso, ele pode ser caro. 

 

Existem alguns modelos em que o revendedor precisa comprar os produtos que irá oferecer aos seus clientes. Ou seja, é necessário ter em mãos a mercadoria que ele pretende vender. 

 

Em outros casos, algumas modalidades funcionam através de catálogos, o que já contribui um pouco nessa questão de investimento inicial, visto que não é necessário comprar os itens para vender. 

2. É um investimento de médio a longo prazo

Como provavelmente já deve imaginar, criar equipes de vendas e aprender a gerenciá-las não é uma tarefa que simplesmente acontece do dia para a noite. Afinal, mesmo com uma equipe que saiba operar um exame de ergoespirometria, é necessário administrá-la. 

 

Acontece que até mesmo os vendedores mais experientes podem encontrar dificuldades para conseguir sua rede de revendedores. O cenário pode ser ainda mais difícil para aqueles que estão começando. 

 

Portanto, é importante ter em mente que o marketing multinível é uma estratégia de vendas que requer tempo, para que só então, posteriormente, ela se torne lucrativa. 

Como iniciar com o marketing multinível?

Para que possa começar a trabalhar com marketing multinível, é necessário escolher bem a empresa que será a sua parceira de negócios. Esse passo, por sua vez, é fundamental. Afinal, é ela que determina os produtos que serão comercializados. 

 

Portanto, indicamos que você participe de eventos e treinamentos, mantendo a sua lista de contatos sempre atualizada. Para que consiga obter sucesso com o marketing multinível, o ideal é sempre trabalhar o seu networking. 

 

No mais, recomendamos que convide pessoas para falar de seus produtos, isso pode acontecer através de reuniões em grupo ou em um nível mais pessoal. 

Empresas que trabalham com marketing multinível

Até aqui, você já deve ter notado como marketing multinível consegue ser eficiente para a geração de grandes volumes de venda. Agora, vamos apresentar algumas empresas que atuam no mercado através desse modelo de negócios. São elas:

Jequiti

Pertencente ao grupo Silvio Santos, a Jequiti é uma marca de cosméticos brasileira. Além de atrair novos vendedores com as comissões, ela também oferece a possibilidade de que consultores e gerentes participem dos programas do SBT, podendo, também, faturar prêmios em dinheiro. 

Hinode

Operando no mercado de cosméticos há mais de 30 anos, a Hinode, por sua vez, só aderiu ao marketing multinível recentemente. 

 

A marca revende seus produtos com descontos de até 50% para revendedores, e por esse motivo, vem conseguindo uma base fiel de consultores, vendedores e clientes. 

Mary Kay

Por fim, temos a Mary Kay, que possui produtos que fazem grande sucesso entre o público que consome cosméticos e perfumes importados. 

 

Por sua vez, a marca possui preços menos competitivos quando comparados com as concorrentes Avon e Natura. Entretanto, a empresa oferece produtos que entregam mais qualidade e durabilidade aos olhos dos clientes. 

 

Podemos dizer que a Mary Kay é um bom exemplo de como a proposta de valor de uma marca pode contribuir com a sua precificação. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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