Quais os melhores momento de comunicação com o cliente

A comunicação com o cliente, quando feita de maneira efetiva, gera conversão, um maior número de leads de qualidade e uma autoridade consciente em relação à marca. Como se usasse uma esteira transportadora para sair de um ponto menos vantajoso para ir a outro extremamente envolvente.

 

Apesar de parecer simples, muitos gestores não conseguem visualizar essa necessidade dentro de seu dia a dia. Foi pensando nisso que criamos este texto! E para ter maior compreensão do mesmo, continue com a gente.

 

Quando o cliente o encontra nas redes sociais

 

Isso facilita o diálogo entre você e seus clientes. Por exemplo, em certos casos, certifique-se de que os consumidores possam escrever sobre suas preocupações em relação aos produtos. Isso fará com que haja uma resposta rápida no mesmo tópico. 

 

E mesmo que o setor de oxigênio medicinal tenha se expandido ao longo dos últimos anos, oferecer uma maneira personalizada de discutir determinadas pautas é ótimo. Uma sessão de perguntas e respostas em lives é outra maneira de aproximá-los para que se sintam ouvidos.

 

A rede social e as plataformas de avaliação, em resumo, fornecem o espaço perfeito para uma comunicação bidirecional entre as empresas e seus clientes. Quer mais? Também cria conjuntos de dados valiosos para que possa alcançar os consumidores a curto e médio prazo. 

 

Marque as palavras-chave e as palavras de maior impacto perante sua comunidade para que consiga identificar tendências e padrões no comportamento do consumidor, o que pode ajudá-lo a melhorar e expandir seus negócios.

 

Quando houver críticas públicas ou comentários ruins

 

A comunicação pode trabalhar como uma espécie de toldo articulado e garantir proteção à sua marca, ainda mais quando recebe críticas públicas ou comentários ruins. Ou seja, se incentivar a comunicação aberta em plataformas on-line, aborde as preocupações e críticas públicas. 

 

Um comentário ruim pode derrubar a marca. Você quer ter certeza de que seus colaboradores estejam respondendo com empatia, além de mostrar a capacidade de admitir falhas ao emitir um pedido de desculpas quando apropriado, não é mesmo? 

 

Vale a máxima de que ninguém é perfeito e está tudo bem. Assuma a responsabilidade e proponha uma solução.

 

Como se comunicar com clientes em diferentes plataformas?

 

Como surgiram inúmeras plataformas de comunicação nos últimos anos, sabe como dialogar em todas parece impossível. Porém, se usadas corretamente, podem melhorar a relação com o cliente.

 

Uma chave para uma comunicação bem sucedida é definir expectativas quanto ao tempo de resposta. Por exemplo: você é gestor de uma marca de calibração de instrumentos e conta com um número de telefone para atendimento ao público. Forneça o horário de funcionamento e certifique-se de que alguém possa atendê-los durante esse período. 

 

Usa um e-mail? Envie uma resposta automática informando aos seus clientes que, em breve, irá respondê-los. Se disser que responderá em 24 horas, responda. Isso permite que os clientes saibam que você recebeu a mensagem e define as expectativas. Não frustre a pessoa interessada, pois poderá correr o risco de perdê-la se o fizer.

 

Essa é uma balança que você sempre quer que esteja no lado positivo

 

Com a confiança nos negócios em declínio, melhorar a comunicação com o cliente é crucial para o sucesso. Ou seja, ao invés de deixar de lado as reclamações dos clientes ou fechar os olhos para os próprios erros, enfrente-os com uma atitude construtiva.

 

Responda aos clientes insatisfeitos e certifique-se de que eles se sintam vistos e ouvidos. Ofereça soluções palpáveis sempre que possível, para terem a certeza de que você está agindo para resolver suas preocupações.

 

Ao responder aos clientes, faça-o prontamente e se não puder, escolha uma terceirizada ou um chatbot para melhorar esse tópico. E, por fim, mas não menos importante, preze por mais de um canal de comunicação.

 

Caso tenha a possibilidade de investir um pouco mais em sua estratégia de comunicação, monte uma equipe experiente, pois ela saberá não só interagir, mas ter acesso a ferramentas que muitos de nós não conhecemos. 

 

Tudo isso fará com que você suba alguns degraus no quesito de autoridade e respeitabilidade gerando, assim, novas perspectivas de lucros.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Rolar para cima
Clique para entrar em contato conosco!