Mensagens diretas: vale a pena testar essa estratégia de marketing?

Não há como negar que as estratégias de marketing precisam compor o dia a dia de uma empresa, seja ela do ramo imobiliário ou de exaustor centrífugo. e dentre as várias possibilidades analisadas por esse tipo de propaganda, temos as mensagens diretas.

 

E apesar de muito propagadas, diversos gestores e colaboradores não compreendem a fundo o que ela significa. Pensando nisso, criamos este texto para facilitar a sua vida e tirar qualquer tipo de dúvida. Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente

 

O que são mensagens diretas?

 

Como o próprio nome já diz, as mensagens diretas são aquelas enviadas para a ‘caixa de entrada’ dos clientes. Podendo ser direcionadas para o Instagram, Facebook, WhatsApp e todas as outras redes sociais.

 

As mensagens diretas são uma espécie de toldo articulado, pois auxiliam e protegem a marca da concorrência, gerando relacionamentos duradouros com quem quer que seja. E, nos dias atuais, esse diálogo mais horizontalizado expande o grau de confiabilidade entre pessoa física e jurídica.

 

Benefícios das mensagens diretas

 

  • Segmentação: você pode enviar mensagens específicas para determinados grupos de clientes e leads. Tenha apenas uma base referente a localização e comportamento de compra. Quanto mais aprofundada for a analise, melhor o diálogo;
  • Personalização: tão fundamental quanto uma batedeira industrial para o ramo da confeitaria é a personalização do texto. Essa construção, que será endereçada a uma pessoa específica, pode incluir termos como promoções exclusivas ou mesmo um brinde, como um e-book. Pense que precisará envolver o cliente em uma conversa para um relacionamento com sua empresa;
  • Maior acessibilidade: táticas como as mensagens diretas podem ser muito mais econômicas que aquelas que tenham a ver com propagandas em emissoras de TV ou rádio, por exemplo. Ou seja, gera acessibilidade para pequenas, médias e grandes empresas;
  • É mensurável: se suas mensagens diretas tiverem a ver com uma solicitação para que o destinatário execute uma determinada ação ou use um código de desconto, sua marca poderá acompanhar o sucesso das campanhas.Esses números o ajudarão a compreender o que tem dado certo e o que precisa ser melhorado nessa estratégia;
  • Um maior grau informativo: você pode fornecer informações detalhadas sobre seus produtos, serviços e preços, ao contrário de outras formas de publicidade, ou seja, é hora de sair de sua caixa de papelão e olhar o mundo ao redor mais atentamente.

 

Desafios a serem driblados

 

Devemos compreender que esse tipo de estratégia também tem seus desafios. por isso, veremos alguns deles a partir de agora:

 

  • Pode ser intrusivo: Muitas pessoas acham que essa ideia é um tanto intrusiva. Alguns clientes não gostam desse ‘bate papo’ e poderão ignorá-lo. Tenha equilíbrio e tente fazê-lo com uma periodicidade que seja semanal ou quinzenal;
  • Pode ter baixas taxas de resposta: as taxas de resposta tendem a ficar em torno de 1 a 3 por cento. Se o consumidor não estiver interessado em seus produtos ou serviços, é provável que eles achem isso irritante e se afastem ainda mais da marca. Use listas mais direcionadas em vez de enviar mensagens em massa para minimizar isso. Primeiramente, você e sua equipe devem organizar algumas personas e só aí dar o próximo passo;
  • Concorrência: pode ser difícil destacar suas mensagens quando o destinatário recebe um grande número de e-mails ou DM no Instagram. Ter uma equipe experiente ou um serviço especializado pode ajudá-lo nessa tarefa;
  • Custos: essas táticas podem ter altos custos financeiros e de recursos. Como dissemos acima, há a necessidade de, no mínimo, contratar uma empresa com profissionais experientes do setor;
  • Questões legais: Existem leis relacionadas à privacidade e proteção de dados. Garanta, portanto, que sua lista de e-mails contenha apenas indivíduos que consentiram em receber mensagens de marketing de você.

 

Agora é hora de tirar todas essas ideias do papel, perceber que as mensagens diretas valem a pena, quando bem feitas, e ver os resultados crescerem ao longo do tempo. Lembre-se: as redes sociais são usadas por bilhões de pessoas no mundo e isso faz com que várias delas tenham potencial para adquirir seus produtos e serviços. Foque nessa ideia! 

 

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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

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