Blog do Marketingnúmero do WhatsApp

A agilidade como a tecnologia e inovações chegam em nossas vidas chega a ser assustadora. Ser instantâneo já não é mais um diferencial, é necessidade, isso para o mundo dos negócios e para a sociedade em si, em seu âmbito pessoal. Tudo têm apresentado formatos digitais, e um dos principais fatores nessa mudança é a comunicação.

A inovação foi ainda mais além, fez com que conseguíssemos contatar outras pessoas instantaneamente, mais uma vez, através da internet, por meio de ferramentas que já foram um sucesso absoluto, como o MSN Messenger. Além disso, surgiu o WhatsApp, ferramenta ideal para se comunicar, logo, o modelo Business, especialmente para negócios, ganhou destaque.

WhatsApp Business e a oportunidade de negócios

Mesmo com o tamanho da tecnologia essas ferramentas se tornaram obsoletas, e os avanços permitiram ir além, conversar instantaneamente, por mensagens, voz ou até vídeo, de qualquer lugar que você estiver, por meio de um aparelho celular ou notebook que esteja conectado à internet, seja em sua casa ou em sua empresa de compressor parafuso.

Em 2009 nasceu o maior aplicativo de comunicação instantânea, WhatsApp, usado no mundo todo por milhares e milhares de pessoas. Claro que há concorrentes, aplicativos similares que também têm uma elevada aceitação, entretanto, o WhatsApp se mantém líder do segmento.

Como toda e qualquer tecnologia, aplicativos de mensagens trabalham a favor da facilitação de serviços, tarefas, otimização e agilidade, por isso, esta tecnologia também se tornou extremamente útil para os negócios, seja uma empresa de sistema de som ambiente ou uma autopeças, se adaptar ao modo de comunicação é uma das chaves do sucesso.

Os impactos dessa ferramenta no seu negócio

Explorar a ferramenta de mensagens instantâneas, WhatsApp Business, são diversas. Uma das possibilidades é a aplicação de chatbots, sistema de programação de mensagens, perguntas e respostas, que interagem automaticamente com clientes de forma humanizada.

Com isso, também é possível inserir o cliente em seu lead, adicioná-lo como CRM, que é a detenção de dados e informações sobre o potencial cliente. Assim, você pode disparar mensagens informativas, promoções, pesquisas de mercado e mais infinitas opções de contato. 

As marcas não buscam apenas expandir sua presença digital através do WhatsApp Business, elas querem também possibilitar que seus clientes e potenciais clientes possam ter um atendimento mais ágil, fácil e simples de usar, que seja mais humano, mais similar aos seus hábitos diários, sem a necessidade de entrar no site e enviar uma mensagem, ou ligar para o 0800 e enfrentar a URA de atendimento de uma fábrica de placa de polionda, por exemplo.

Os consumidores gostam de conversar com as empresas como conversam com seus amigos e familiares, por mensagem, de forma simples e direta, além de deter da conversa arquivada em seu celular. 

Muitas empresas já compreendem as necessidades de seu público-alvo, e entendem que mais importante do que a conversão de venda em si, é oferecer uma experiência satisfatória aos clientes, o que retém mais do que muitas vendas efetivadas, em setores que não aderem à humanização dos processos.

É fundamental não manter a comunicação totalmente automatizada, mas não deixar de lado o foco em vendas. O ideal é, em caso do uso de chatbots, ter um atendente disponível para quando as questões do cliente já não podem ser sanadas pelo robô de atendimento. 

Com isso, podemos concluir que o WhatsApp é a maior ferramenta de comunicação do país hoje, tanto comercial ou pessoal, e uma de suas maiores vantagens profissionais é o uso da ferramenta Business e a criação de chatbot humanizado para atendimento instantâneo ao cliente.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

 

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