Não há negócio bem sucedido sem a correta comunicação entre a empresa e o cliente. No mercado há muita competição corporativa e conquistar e reter consumidores virou um grande desafio.
Há uma estratégia muito interessante nessa comunicação, chamada de pontos de contato: ela consiste em um relacionamento feito em qualquer momento entre o consumidor consolidado ou em potencial com o negócio antes, durante ou depois para adquirir um produto ou serviço.
Muitas empresas passaram a investir em peso na experiência e na comunicação com os clientes. Atingir os objetivos, no entanto, depende muito da integração e do diálogo feitos de maneira correta.
VEJA 5 DICAS PARA MELHORAR OS PONTOS DE CONTATO COM O CLIENTE NESTA BLACK FRIDAY
Mapeamento
Para começar, é preciso saber todos os pontos de contato com o cliente. Faça um mapeamento para avaliar o desenvolvimento e a performance de cada um deles. Não deixe de investir tempo e esforço para retratar uma visão objetiva dos pontos de contato e dos possíveis problemas que podem atrapalhar as suas estratégias de vendas. Isso vale para todas as áreas de atuação como, por exemplo, a venda de caixa de papelão.
Faça uma lista
Desenvolva uma lista com os principais momentos e os locais de interação com o cliente no seu negócio. No entanto, é importante destacar que ela pode variar de acordo com cada empresa.
Separe três opções diferentes como “antes da compra”, “durante a compra” e “após a compra”. Antes da compra é ideal para suas redes sociais. Durante a compra para detalhar sua loja e, após a compra, a cobrança e a satisfação. Aproveite os novos clientes vindos da Black Friday para fidelizá-los.
Ferramentas de automatização
Ter ferramentas de automatização vale para os colaboradores e também para a experiência do cliente. É ideal para evitar o preenchimento de formulários repetitivos falando do mesmo assunto como, por exemplo, detalhes de serviço de manutenção de elevadores.
Investir nesse tipo de estratégia é a maneira mais fácil e eficiente para garantir mais produtividade e sucesso nas vendas. Há alguns softwares que ajudam a organizar e filtrar as informações coletadas durante o cadastro, automatizam o disparo de e-mails e promovem insights em tempo real para escolher o momento certo de interação, como o Mister Postman, por exemplo.
Treinamento das equipes
É necessário treinar seus colaboradores para atuar em cada ponto de contato com o cliente que procura seu negócio para comprar, por exemplo, batedeira industrial. Eles precisam conhecer detalhadamente os produtos e serviços oferecidos para passar confiança e credibilidade ao consumidor, afinal na Black Friday a atenção deve ser dobrada para evitar fraudes.
Defina as metas
Defina os principais indicadores de desempenho para definir se a performance foi positiva ou negativa para o seu negócio. Coloque os resultados, avalie e não tenha medo de ajustar a rota. Também considere a opinião dos clientes.
Se coloque no lugar do consumidor
Para qualificar ainda mais sua comunicação, se coloque no lugar do cliente e veja se ele tem facilidade quando procura a empresa, ou se ao procurar pelo produto certifique-se de que ele encontre o seu dentre as opções. Qualifique para facilitar ainda mais esse processo.
Viu como é fácil qualificar a comunicação para melhorar ainda mais o atendimento ao cliente? Lembre-se que ele é a razão de o seu negócio existir. Portanto, atenda da melhor forma possível e conquiste de vez seus consumidores!
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.