3 dicas para prospectar e aumentar as vendas

Até certo ponto, é verdade que quanto mais pessoas alcançar na prospecção de vendas, mais clientes você atrai. Mas só até certo ponto. 

Além disso, pode chegar rapidamente a um ponto e estagnar ou acabar gastando energia desnecessária para obter poucos resultados. Então, saia de sua cabine primária e entenda melhor sobre o tema.

Faça a prospecção com qualidade e aumente as vendas

A prospecção é sobre construir relacionamentos baseados em confiança. No entanto, é possível ter uma estratégia sólida para ajudá-lo nisso e, se você fizer da maneira correta, o retorno será grandioso. 

Aqui estão alguns fundamentos que ajudarão sua prospecção a ser mais eficaz.

1. Compreenda o cliente que você espera encontrar

Se você não sabe exatamente quem está procurando, há uma chance de encontrar a perspectiva certa em qualquer lugar. Mas, ao mesmo tempo, perderá seu tempo buscando  pessoas que não estão interessadas nos produtos e serviços que oferece.

É por isso que é importante detalhar sua estratégia de prospecção.

Entenda a localização e outras características especiais do seu cliente ideal e identifique suas necessidades. Não adianta prospectar alguém que quer máquinas de lavar, se sua marca é de usinagem de peças. 

No início, pode concentrar seus esforços nas referências e na pesquisa de seus clientes já existentes. Em seguida, procure leads com necessidades semelhantes a eles. 

Desenvolver uma persona e frisar os problemas que eles querem resolver, mostra consideração e empatia, ao invés de apenas tentar ganhar uma venda.

2. Saiba onde é mais provável encontrar seu cliente em potencial

Os leads podem ser encontrados em lugares diferentes e inesperados, sejam os potenciais clientes de junta rotativa, ou qualquer outro produto. 

Anos atrás, uma empresa automotiva criou um celular robusto. Eles esperavam vender para trabalhadores externos, como engenheiros e funcionários da construção civil. Não demorou  para eles perceberem que tinham outro mercado que não esperavam: mães de recém nascidos.

Embora você, como gestor, queira aproveitar ao máximo o conhecimento que tem de sua base de clientes, pense em expandir seu conceito e descobrir quem pode ser bem atendido por seus produtos. 

Em seguida, faça uma pequena pesquisa e descubra em quais plataformas on-line estão, quais são suas áreas de interesse e quais suas necessidades.

3. Defina e articule uma proposta exclusiva

Sua proposta de valor exclusiva mostra os benefícios que seu produto ou serviço oferecem àquela pessoa que tenta prospectar como cliente. Lembre-se de incluir uma descrição, a definição do público-alvo e o valor que irá oferecer.

Em outras palavras, com a proposta você explica o que há de especial em sua oferta que seus clientes não podem perder. 

Isso pode gerar conhecimentos tão simples quanto a obtenção de mais tempo, o aumento na relação custo-benefício do produto ou a melhora no atendimento ao cliente. 

O conceito irá definir, claramente, o que o cliente ideal ganhará e experimentará depois de comprar de você.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

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