Seja a empresa uma loja virtual de roupas, que atua diretamente com o consumidor final, ou uma fabricante de acessórios profissionais, como, por exemplo, de luva de vaqueta, o fato é que não importa o nicho de mercado e formato do negócio, o objetivo é sempre vender mais.
Isso porque lucrar é o que faz uma organização manter-se no mercado e de maneira competitiva. Porém, alcançar bons resultados em vendas é uma daquelas metas que exigem muito esforço.
Por essa razão, preparamos este artigo com 6 dicas para organizar os clientes e assim atingir melhores índices de vendas. Continue a leitura e confira!
Por que a organização de clientes é importante para elevar as vendas?
Organizar os seus clientes é requisito de alta importância, pois o processo facilita traçar estratégias específicas. Por exemplo: uma empresa do campo B2B, como uma indústria de insumos para cerveja, que tem organizado os seus clientes, vai entender melhor o perfil de cada empresa.
Além disso, organizar os consumidores permite realizar a prospecção no momento certo. Mais uma vez, a compreensão das características de cada cliente, entra como fator estratégico para vendas.
Outra questão relevante, é que quando há categorização dos clientes, é mais simples prever possíveis objeções, logo, há mais possibilidade de fechar a venda.
Agora, siga para o próximo tópico e veja as dicas que selecionamos para organizar os seus clientes e assim, ter mais chances de venda.
6 dicas de como organizar clientes para ter mais vendas
- Invista em uma plataforma de CRM: seja uma empresa pequena ou uma grande indústria, investir em soluções tecnológicas de gestão de relacionamento com o cliente é determinante para, de fato, ter uma organização eficaz dos consumidores.
- Separe os clientes por nicho: essa dica é para empresas B2B, como, por exemplo, os fabricantes de caixa de papelão. A razão é dividir as empresas clientes por segmento de atuação, pois permite entender melhor as suas necessidades, bem como o seus processos de aquisição, que no campo B2B é bastante diferenciado, pois cada empresa possui as suas particularidades na hora da decisão de compra.
- Identifique o valor médio das compras dos clientes: essa é uma ótima estratégia para aumentar as vendas, já que ao detectar os consumidores que compram itens mais caros, há, consequentemente, mais possibilidades de faturar mais no mesmo período.
- Veja quem são os consumidores mais fiéis: assim como os consumidores que têm ticket médio maior, os que costumam comprar com recorrência são também estratégicos quando o assunto é vender mais.
- Categorize a cartela de clientes por localidade: saber em que estado ou cidade o consumidor está, é relevante para as vendas, pois muitos levam em conta o custo de entrega.
- Entenda a sazonalidade: esse item também é para empresa B2B, pois algumas empresas adquirem em determinados períodos do ano. Portanto, organizar os clientes por épocas que há mais demanda é vital para manter e aumentar o padrão das vendas.
Esperamos que com essas dicas possamos ter ajudado você, que tem uma empresa, seja no ramo B2C ou B2B, a organizar de maneira eficiente os seus clientes para faturar mais. Se gostou do conteúdo, compartilhe!
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.