Blog do Marketing

Com o desenvolvimento dos mecanismos da internet, um novo padrão de atendimento ao cliente vem surgindo e se apresentando como uma solução eficiente para melhorar o relacionamento da empresa com o cliente, o nome dele é o chatbot.

O chatbot nada mais é do que um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com outro ser humano.

Isso quer dizer que ele pode fazer parte de um atendimento otimizado por determinada empresa, para melhor prestar seus serviços ao público-alvo. 

O objetivo do chatbot é responder as perguntas de tal forma, que as pessoas cheguem a ter a impressão de estar conversando com outra pessoa ou com um representante da empresa.

Para o empreendedor isso pode proporcionar uma série de benefícios a médio e longo prazo, como por exemplo:

  • Aumento de satisfação do cliente;
  • Atendimento 24 horas e 7 dias por semana;
  • Armazenamento de mensagens em banco de dados;
  • Coletor de informação para otimização de serviços;
  • Entre outros.

Sabendo que essa tecnologia está cada vez mais desenvolvida e proporcionando excelentes soluções para empresas no que diz respeito a atendimento ao cliente, resolvemos publicar esse artigo. 

Se você tem uma empresa que faz confecção de uniformes, por exemplo, e precisa melhorar seu atendimento, siga conosco e confira o conteúdo que temos reservado para você. 

O chatbot e a navegação do cliente

Como adiantamos anteriormente, o chatbot é uma ferramenta que vem para otimizar o relacionamento com o cliente e oferecer um atendimento de maior qualidade através das plataformas digitais.

Em suma, muitas vezes o cliente está navegando pelo site e precisa tirar uma dúvida, ele não quer ou não tem tempo hábil para tentar entrar em contato com a empresa.

Entretanto, quando ele encontra uma janela de chat disponível para o atendimento e simulando uma conversa natural entre seres humanos, ele consegue sanar a dúvida de forma rápida, podendo automaticamente converter esse interesse em uma eventual compra

O chatbot e a conversão de clientes em venda

Para uma empresa especializada em manutenção de elevadores, por exemplo, quando um cliente consegue sanar sua dúvida com rapidez e velocidade, aumenta-se a chance de uma conversão de venda, o que necessariamente respalda num aumento de lucro para a empresa.

Também vale ressaltar que a experiência que o chatbot propicia ao cliente é abrangente, pois o mecanismo estará 24 horas online, disposto a ajudar os clientes e também fazendo o trabalho de coletagem de dados e informações, para que sirva para dar continuidade a um eventual atendimento, ou para ações de marketing da empresa.

O chatbot e a otimização do atendimento

Em suma, se você é um gestor de uma empresa que vende luva de vaqueta, por exemplo, podemos adiantar que o chatbot vai influenciar positivamente na experiência que o cliente vai ter em contato com sua empresa.

Em outras palavras, o chatbot é uma ferramenta que visa fornecer um atendimento rápido, seguro e inteligente, criando interações automatizadas na sua estratégia de marketing de relacionamento com o público-alvo

A inteligência artificial está se desenvolvendo cada vez mais otimizada e propiciando mecanismos que melhoram o atendimento de empresas em geral e o chatbot é uma de suas maiores tendências de mercado.

Esse foi nosso artigo sobre o que é o chatbot e como ele influencia na experiência do cliente.

Se gostou do nosso conteúdo, compartilhe e continue nos acompanhando para outras dicas de marketing e gestão de empresas. 

 

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

 

Compartilhe