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O comportamento do consumidor é uma característica que se faz indispensável para que uma empresa consiga situar o seu produto, de uma maneira que seja adequada para chamar atenção do cliente-alvo.

Diversos especialistas em marketing determinam seus estudos no comportamento do consumidor, pois com isso podem alvejar uma série de benefícios e vantagens em médio e longo prazo como, por exemplo:

  • Construir uma propaganda que atinja o público-alvo;
  • Aumentar o índice de vendas e orçamentos;
  • Aumentar o fluxo de clientes na loja física e virtual;
  • Melhorar o relacionamento com o cliente;
  • Criar gatilhos mentais para alcançar o cliente de maneira mais rápida.

Se você tem uma empresa que vende batedeira industrial, por exemplo, certamente precisa compreender o quão é importante é ter o conhecimento do comportamento do consumidor, para assim determinar suas campanhas publicitárias.

Além disso, hoje em dia é comum falarmos em comportamento do consumidor dentro do ambiente digital, e por isso resolvemos produzir esse artigo para falar mais sobre o assunto e ajudar o nosso leitor com dicas no desenvolvimento das suas campanhas de marketing.

Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura.

Comportamento do consumidor e a Persona

Você já ouviu falar de persona? Nada mais é do que um perfil fictício de um cliente que é considerado o ideal para consumir o produto da empresa.

Esse cliente fictício une uma série de características e de comportamentos que ajudam na instrumentalização das ações de marketing, tanto em ambiente físico como digital.

Quando uma empresa especializada em fabricar caixa de papelão, por exemplo, tem o conhecimento da persona e sobretudo do seu comportamento do seu consumidor, suas campanhas de marketing ficam mais eficientes, pois serão construídas sobre uma materialidade concreta e sólida, a fim de atingir determinado objetivo. 

O comportamento e os gatilhos mentais

O estudo do comportamento do consumidor busca compreender como acontece a percepção que eles têm sobre uma marca, sobretudo suas motivações, influências e estímulos no processo de decisão da compra.

Esse processo é determinante para que o gestor consiga buscar um diferencial no seu produto, que acabe por se distanciar da concorrência e garantir que o cliente tenha a preferência pelo o seu produto.

Esse diferencial pode se dar de diversas maneiras, entre elas estão:

  • Qualidade superior de material;
  • Garantia maior que o concorrente;
  • Flexibilidade no pagamento;
  • Preço mais em conta;
  • Design mais arrojado;
  • Frete grátis.

Como compreender o comportamento do consumidor?

Você tem uma empresa de automação residencial, por exemplo, e depois que leu nosso artigo até aqui, talvez esteja se perguntando agora; afinal, como compreender o comportamento do consumidor?

A primeira ação é conhecer o seu mercado e o seu público-alvo, como adiantamos no tópico onde falamos da Persona.

Em consequência disso, é possível realizar pesquisas de mercado, análises de redes sociais e fazer uso de ferramentas analytics que vão ajudar a encontrar as principais origens do comportamento desses consumidores e com isso, municiar sua empresa a desenvolver estratégias mais eficientes para alcançar esses clientes.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado a sanar as principais dúvidas que surgem sobre a importância de entender o comportamento do consumidor.

Se gostou do nosso conteúdo, compartilhe agora mesmo em suas redes sociais e continue nos acompanhando para outras dicas de marketing e empreendedorismo. 

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

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