O comportamento do consumidor é uma característica que se faz indispensável para que uma empresa consiga situar o seu produto, de uma maneira que seja adequada para chamar atenção do cliente-alvo.
Diversos especialistas em marketing determinam seus estudos no comportamento do consumidor, pois com isso podem alvejar uma série de benefícios e vantagens em médio e longo prazo como, por exemplo:
- Construir uma propaganda que atinja o público-alvo;
- Aumentar o índice de vendas e orçamentos;
- Aumentar o fluxo de clientes na loja física e virtual;
- Melhorar o relacionamento com o cliente;
- Criar gatilhos mentais para alcançar o cliente de maneira mais rápida.
Se você tem uma empresa que vende batedeira industrial, por exemplo, certamente precisa compreender o quão é importante é ter o conhecimento do comportamento do consumidor, para assim determinar suas campanhas publicitárias.
Além disso, hoje em dia é comum falarmos em comportamento do consumidor dentro do ambiente digital, e por isso resolvemos produzir esse artigo para falar mais sobre o assunto e ajudar o nosso leitor com dicas no desenvolvimento das suas campanhas de marketing.
Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura.
Comportamento do consumidor e a Persona
Você já ouviu falar de persona? Nada mais é do que um perfil fictício de um cliente que é considerado o ideal para consumir o produto da empresa.
Esse cliente fictício une uma série de características e de comportamentos que ajudam na instrumentalização das ações de marketing, tanto em ambiente físico como digital.
Quando uma empresa especializada em fabricar caixa de papelão, por exemplo, tem o conhecimento da persona e sobretudo do seu comportamento do seu consumidor, suas campanhas de marketing ficam mais eficientes, pois serão construídas sobre uma materialidade concreta e sólida, a fim de atingir determinado objetivo.
O comportamento e os gatilhos mentais
O estudo do comportamento do consumidor busca compreender como acontece a percepção que eles têm sobre uma marca, sobretudo suas motivações, influências e estímulos no processo de decisão da compra.
Esse processo é determinante para que o gestor consiga buscar um diferencial no seu produto, que acabe por se distanciar da concorrência e garantir que o cliente tenha a preferência pelo o seu produto.
Esse diferencial pode se dar de diversas maneiras, entre elas estão:
- Qualidade superior de material;
- Garantia maior que o concorrente;
- Flexibilidade no pagamento;
- Preço mais em conta;
- Design mais arrojado;
- Frete grátis.
Como compreender o comportamento do consumidor?
Você tem uma empresa de automação residencial, por exemplo, e depois que leu nosso artigo até aqui, talvez esteja se perguntando agora; afinal, como compreender o comportamento do consumidor?
A primeira ação é conhecer o seu mercado e o seu público-alvo, como adiantamos no tópico onde falamos da Persona.
Em consequência disso, é possível realizar pesquisas de mercado, análises de redes sociais e fazer uso de ferramentas analytics que vão ajudar a encontrar as principais origens do comportamento desses consumidores e com isso, municiar sua empresa a desenvolver estratégias mais eficientes para alcançar esses clientes.
Esperamos que esse artigo tenha ajudado a sanar as principais dúvidas que surgem sobre a importância de entender o comportamento do consumidor.
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Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.