Dicas para aumentar a competitividade da empresa por meio do atendimento

Um atendimento com excelência não depende apenas da equipe que está na linha de frente, mas um cliente pode ser conquistado ou perdido ali. Por isso, não jogue estas dicas no descarte de lixo eletrônico. 

É por isso que é tão importante que os funcionários trabalhem juntos para resolverem problemas e criarem momentos memoráveis. Isso será a diferença entre o cliente voltar novamente ou ir para outro lugar.

As dicas a seguir foram criadas para ajudá-lo no atendimento ao cliente, no gerenciamento de atendimento e nas operações com sua equipe, pois todos deverão trabalhar juntos para tornar as experiências inesquecíveis. 

Desenvolver estas habilidades vale a pena pois, desta forma, toda a equipe prospera. Vem com a gente para saber mais sobre o tema.

Dicas de atendimento ao cliente

Se está trabalhando em uma função de atendimento ao cliente e deseja se destacar em seu trabalho, seja no ramo da confeitaria ou no de exaustor centrífugo, siga este passo a passo.

1. Escute o que eles têm a falar

Por trás de cada chamada no chat, existe um ser humano real. Ele terá uma pergunta ou preocupação que precisa ser respondida, se sentir compreendida e, porque não, servida. 

A chamada ‘escuta ativa’ é um conjunto de habilidades que você pode desenvolver praticando diariamente com seus colegas e familiares. 

Primeiro, inicie cada conversa para aprender algo e se concentre no orador. Depois que o cliente terminar de falar, faça perguntas esclarecedoras para garantir que você entenda o que ele realmente está dizendo. 

Por fim, termine com um resumo rápido, para garantir que todos estejam na mesma sintonia. É como trabalhar na criação de junta rotativa. Se algo ficar confuso e ninguém expuser a dúvida, o prejuízo pode ser gigantesco.

Ao praticar a escuta ativa, você não apenas terá a capacidade de se tornar um excepcional colaborador, mas também melhora seus relacionamentos fora do escritório.

2. Aprenda a ter empatia com seus clientes

Empatia é a capacidade de entender como o cliente está se sentindo e como você irá resolver a situação dele. 

Tente ver o problema pela perspectiva dele e imagine como se sentiria se fosse o contrário. Essa é uma habilidade importante, porque o cliente será mais receptivo se se sentir compreendido. 

Também pode diminuir um conflito e criar uma interação mais agradável com sua empresa. Lembre-se, o marketing boca a boca, ainda é um dos mais importantes.

3. Use uma linguagem positiva

Usar a chamada linguagem positiva, irá tirar o estresse da situação. As palavras são poderosas e podem gerar confiança com seus clientes. E os verbos devem ser usados ​​positivamente. 

Por exemplo, ao invés de dizer “não pise no quadrado vermelho”, diga “o quadrado verde é a melhor opção”. 

Frases como “Ótima pergunta, vou descobrir isso para você!” e “Adoraria entender mais sobre…” podem manter o cliente no momento presente. Lembre-se esteja 100% com as pessoas, tudo para garantir que sua autenticidade, positividade e calma permaneçam, mesmo que o cliente esteja com raiva.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

 

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