Blog do Marketing

De companhias de seguros a empresas de batedeira industrial, os leads são a força vital de um negócio. Quanto mais leads qualificados, melhores se traduzem em algo estável e com uma melhor trajetória de crescimento do negócio. 

Portanto, não é surpresa que os profissionais de marketing buscam estratégias para chegar a uma resposta de como gerar leads de forma mais consistente. Quer entender mais a respeito disso? Então, vem com a gente!

Leads qualificados também engajam a equipe

Além de tudo que falamos, você também quer leads qualificados para que sua equipe de vendas se mantenha engajada e totalmente focada no sucesso.

Com um fluxo constante, você pode ser mais seletivo, obter preços mais altos e direcionar os negócios para além daquilo que a grande maioria faz, ou seja, sair de dentro de sua caixa de papelão e tentar alcançar o sucesso e o topo das vendas.

Como gerar leads qualificados

A pontuação de leads é uma metodologia que os classifica de acordo com sua qualidade e prontidão para vendas. Isso tudo pode depender de vários fatores, incluindo:

  • Fase do funil;
  • Interesse em sua oferta;
  • Nível de engajamento;
  • Tipo do produto;
  • Tamanho da oportunidade;
  • Localização.

Este tipo de sistema não é fixo e pode mudar conforme a empresa necessita. Por isso, tenha informações demográficas, dados comportamentais como cliques, palavras-chave, páginas visitadas, downloads, cadastros, etc.

Assim você entenderá onde focar seus esforços. Sem esta ferramenta, pode estar tentando vender um transformador de solda para quem busca um enxoval para a casa.

Crie personas de comprador

Para descobrir como encontrar leads na internet, verifique seus compradores. Crie personas com informações detalhadas sobre seus desejos, objetivos e frustrações. Você também deve incluir os principais momentos que levam seus clientes a gastar determinadas quantias.

Lembre-se de pensar além da localização básica e trabalhar em perfis mais psicológicos, que reúnam a pessoa, seu ambiente e os momentos que provocam mudanças de comportamento.

Mapeie a jornada do cliente

A primeira etapa em sua estrutura é mapear a jornada do cliente para cada persona em cada segmento que deseja atingir. Nesta fase, precisará responder perguntas como:

  • O que os leva a iniciar sua jornada? 
  • Que problema ou frustração eles estão tentando resolver? 
  • Que desejo ou objetivo os motiva a começar a procurar?
  • Onde eles vão para obter informações? 
  • Quais sites eles visitam?
  • Como eles pesquisam as soluções no Google?

Faça a oferta certa para cada etapa

Se você deseja obter mais leads qualificados, faça a oferta certa em cada etapa do funil. Se eles ainda estiverem na fase de topo de funil e, simplesmente, procuram informações mais amplas sobre as características de seu produto, seja o mais útil possível para respondê-las. 

Forneça postagens de blog, artigos e vídeos educacionais. Se estão no meio do funil e buscam uma compreensão mais profunda de suas soluções e uma visão comparativa de suas opções, forneça a eles todos os detalhes e pontos-chave de diferenciação.

Só assim ganhará a confiança e leads de qualidade! Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

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