Para atrair clientes é necessário buscar novas maneiras para se comunicar com elas. À medida que os canais digitais se tornaram o foco de anúncios, vendas e compartilhamentos de uma marca ou produto, sejam eles do ramo alimentício, de rótulos adesivos ou qualquer outro, também influenciam a forma como as empresas fazem esse trâmite.
Mas existem muitos gestores que ainda não conseguem ter esse diálogo tão próximo. Pensando nisso, resolvemos escrever esse texto para lhe auxiliar. Então, vem com a gente e fidelize leads e clientes fiéis.
Defina seu público-alvo
Esta é uma das etapas mais importantes para qualquer empreendedor. Além disso, ela deve acontecer quando for montar sua estratégia e seu plano de negócio. Um produto nunca é para todos, pois sempre há aqueles que preferirão a concorrência… e está tudo bem.
Ouça seu público alvo para tentar entender suas necessidades e desejos. Com isso, será possível adaptar seu conteúdo visual e escrito e gerar proximidade. Entenda: se seu público for de advogados, por exemplo, fará sentido usar um vocabulário sofisticado e complicado, mas ao contrário disso, é bom achar um equilíbrio entre a voz deles e a sua.
No que diz respeito a missão, visão e valores da sua marca, eles devem ser acessíveis e claros. Pense que esteja à frente de uma empresa de batedeira industrial, por exemplo. Invista numa persona baseada em pesquisa, pois essa é uma boa maneira de criar compreensão aprofundada deles.
Tenha uma conexão emocional com eles
Com a propagação do copywriting, viu-se a necessidade de gerar uma conexão mais emocional com os seus clientes. A verdade é que muitas marcas terão dicas semelhantes às suas, por isso invista num “porquê” é interessante adquirir os seus produtos.
Em um mundo onde há tanto a oferecer, são seus valores que o diferenciam dos outros. É como se estivesse usando uma máquina para fazer calibração de instrumentos para gerar equilíbrio e retenção.
Crie valor para fidelizar seus clientes nos canais de comunicação
Existem muitas maneiras de se comunicar com seu público e em todas elas você deve se certificar de criar valor em torno daquilo que apresentar. Isso fará com que os clientes tenham acesso ao potencial de benefícios a curto, médio e longo prazo.
Usando gráficos, estatísticas, estudos de caso e depoimentos de outros cidadãos que já adquiriram e ficaram felizes com a compra, você pode mostrar o valor e adicionar credibilidade à sua marca.
Envolva seus funcionários
Todos nós devemos abrir essa caixa de papelão, tirar a poeira que se acumulou e ir além em nossas escolhas, ou seja, na atual circunstância, ninguém trabalha sozinho e, portanto, deve-se envolver seus funcionários para que eles compartilhem aquilo que julga fundamental.
Faça com que utilizem as redes sociais para se transformarem em uma espécie de embaixadores da sua marca. O engajamento, quando bem feito, o aproxima do sucesso. Valorize tudo isso e, aos poucos, dê benefícios para quem vestir a camisa da empresa desta forma.
Aproveite ao máximo a automação referente ao marketing
Todos nós sabemos que existem várias técnicas e ferramentas atreladas ao marketing. Mas acompanhar todos os processos pode ser exaustivo. Mas, para nossa tranquilidade, há softwares de automação que garantem eficácia e eficiência, mostrando aquilo que vem funcionando e o que pode ser descartado.
Isso libera tempo para fazerem outras tarefas que são importantes na construção dessa fidelização e no crescimento de seus negócios. Com uma simples busca no Google encontrará muitas ferramentas diferentes para agendar suas postagens ou analisar as métricas (o Analytics é uma das mais famosas).
O Canva é outra ótima ferramenta, com muitos modelos para usar em postagens em redes sociais, newsletters, email marketing e muito mais. Já para seus anúncios digitais, conheça o Nanos, que otimiza e executa campanhas, encaixando-as dentro de seu orçamento.
Essas campanhas verão a ‘luz do dia’, depois que você passar por 4 etapas simples. Depois de tudo isso dito, lembre-se que a construção de uma audiência forte tem a ver, também, com a periodicidade. Aproveite as ferramentas para ter tempo de focar nesses relacionamentos.
Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais