Blog do Marketing

Para uma empresa ter sucesso, não basta apenas captar um bom número de clientes, mais importante do que a atração, é preciso manter o contato constante com aquelas pessoas que já são consumidoras da sua empresa. 

 

Se você é daqueles que apenas vende o seu toldo articulado, e depois perde o contato com seus clientes, saiba que pode estar deixando passar uma grande oportunidade de aumentar seus lucros e ter uma rentabilidade extremamente alta dentro do seu negócio. 

 

Isso porque, de acordo com pesquisas, atrair um novo cliente custa em média, 5 até 7 vezes mais do que fidelizar alguém que já comprou algum produto da sua empresa, se você ainda é daqueles que acredita que, manter contato com seu público é perda de tempo, e que ele deve chegar até você, saiba que está extremamente enganado. 

 

Tanto na fidelização, quanto na atração, o relacionamento entre marca e consumidor deve ser uma via de mão dupla, e é claro que a interação e a conversa devem sempre partir do lado da empresa. 

 

No texto de hoje, separamos as principais vantagens e resultados em manter contato com seu público, seja no pós-venda ou até mesmo em seu processo de captação, bora conferir? Então vamos lá!

 

Aumenta a satisfação e traz uma experiência positiva para o usuário

 

A primeira vantagem de manter contato com seu público é o aumento de sua satisfação, com o mercado cada vez mais aquecido e uma concorrência enorme em várias áreas diferentes, é preciso sempre trazer algo a mais para poder se destacar e ganhar a preferência das pessoas no momento de escolher qual a melhor empresa para comprar um produto ou realizar algum serviço, como fazer a manutenção de elevadores, por exemplo. 

 

Sendo assim, manter o contato significa que você se importa, e dá valor aos seus clientes, gerando confiança e fazendo com que eles reconheçam o seu esforço. 

 

Além disso, a experiência acaba se tornando muito mais positiva, com um atendimento que pensa nos consumidores e coloca eles como o centro da sua empresa. 

 

Reduz custos

 

Quanto mais você mantém o contato frequente com seus clientes, mais você consegue conhecê-los, descobrir seus gostos pessoais e profissionais, desejos, necessidades, hobbies, características e por aí vai. 

 

Todos esses dados, te auxiliam na montagem de uma estratégia eficiente de comunicação ou vendas, o que faz com que você seja muito mais assertivo, investindo de maneira muito mais inteligente,e ganhando um ótimo custo-benefício. 

 

Além disso, a probabilidade de vender seus produtos é muito maior, sem precisar investir grandes recursos, o que também gera uma ótima redução de custos e faz com que você saia no lucro no final de tudo. 

 

Fidelizar e reter clientes

 

Como já citamos acima, fidelizar clientes é mais benéfico do que atrair novos até a sua empresa, isso porque, eles costumam custar menos e trazer resultados mais sólidos até a sua empresa, com compras constantes e uma receita garantida de forma mensal. 

 

Dessa forma, a fidelização e a retenção acabam sendo uma vantagem enorme para qualquer empresa, e isso acontece muito por conta do contato frequente que você estabelece com seu público. 

 

Vender sua injetora de plástico, e simplesmente não falar mais com o usuário, gera um afastamento natural, e faz com que você não tenha clientes fixos, manter o contato, oferecer novas ofertas e produtos, enviar conteúdos e atender de forma constante, é extremamente efetivo e a tática mais assertiva para fidelizar consumidores. 

 

Aumenta seu público e gera autoridade para sua marca

 

Se engana quem pensa que manter o contato frequente só ajuda na fidelização, na verdade, ele também serve para aumentar seu público de modo geral por dois fatores: o primeiro é a atração e captação de clientes, uma empresa preocupada que corre atrás e conversa de maneira constante, tem uma chance muito maior de ter uma conversão.

 

O segundo ponto é o marketing boca a boca, com uma experiência otimizada, fica muito mais fácil do seu negócio ser recomendado para outras pessoas, e consequentemente, sua imagem ser vista como algo muito mais reconhecido. 

 

Sendo assim, ele também aumenta a autoridade da sua marca e faz com que você ganhe reconhecimento e espaço dentro de um mercado cada vez mais concorrido. 

 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe