De companhias de seguros a empresas de batedeira industrial, os leads são a força vital de um negócio. Quanto mais leads qualificados, melhores se traduzem em algo estável e com uma melhor trajetória de crescimento do negócio.
Portanto, não é surpresa que os profissionais de marketing buscam estratégias para chegar a uma resposta de como gerar leads de forma mais consistente. Quer entender mais a respeito disso? Então, vem com a gente!
Leads qualificados também engajam a equipe
Além de tudo que falamos, você também quer leads qualificados para que sua equipe de vendas se mantenha engajada e totalmente focada no sucesso.
Com um fluxo constante, você pode ser mais seletivo, obter preços mais altos e direcionar os negócios para além daquilo que a grande maioria faz, ou seja, sair de dentro de sua caixa de papelão e tentar alcançar o sucesso e o topo das vendas.
Como gerar leads qualificados
A pontuação de leads é uma metodologia que os classifica de acordo com sua qualidade e prontidão para vendas. Isso tudo pode depender de vários fatores, incluindo:
- Fase do funil;
- Interesse em sua oferta;
- Nível de engajamento;
- Tipo do produto;
- Tamanho da oportunidade;
- Localização.
Este tipo de sistema não é fixo e pode mudar conforme a empresa necessita. Por isso, tenha informações demográficas, dados comportamentais como cliques, palavras-chave, páginas visitadas, downloads, cadastros, etc.
Assim você entenderá onde focar seus esforços. Sem esta ferramenta, pode estar tentando vender um transformador de solda para quem busca um enxoval para a casa.
Crie personas de comprador
Para descobrir como encontrar leads na internet, verifique seus compradores. Crie personas com informações detalhadas sobre seus desejos, objetivos e frustrações. Você também deve incluir os principais momentos que levam seus clientes a gastar determinadas quantias.
Lembre-se de pensar além da localização básica e trabalhar em perfis mais psicológicos, que reúnam a pessoa, seu ambiente e os momentos que provocam mudanças de comportamento.
Mapeie a jornada do cliente
A primeira etapa em sua estrutura é mapear a jornada do cliente para cada persona em cada segmento que deseja atingir. Nesta fase, precisará responder perguntas como:
- O que os leva a iniciar sua jornada?
- Que problema ou frustração eles estão tentando resolver?
- Que desejo ou objetivo os motiva a começar a procurar?
- Onde eles vão para obter informações?
- Quais sites eles visitam?
- Como eles pesquisam as soluções no Google?
Faça a oferta certa para cada etapa
Se você deseja obter mais leads qualificados, faça a oferta certa em cada etapa do funil. Se eles ainda estiverem na fase de topo de funil e, simplesmente, procuram informações mais amplas sobre as características de seu produto, seja o mais útil possível para respondê-las.
Forneça postagens de blog, artigos e vídeos educacionais. Se estão no meio do funil e buscam uma compreensão mais profunda de suas soluções e uma visão comparativa de suas opções, forneça a eles todos os detalhes e pontos-chave de diferenciação.
Só assim ganhará a confiança e leads de qualidade! Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.